Como aparecer no Google sem gastar muito dinheiro com anúncios?

Aparecer no Google sem gastar dinheiro com anúncios é o desejo de muitos — e um dos grandes benefícios que o seu negócio pode conseguir. Afinal, ele é o site de buscas mais popular do mundo. Assim, muitos clientes o utilizam como fonte de pesquisa antes de comprar produtos ou serviços. 

Logo, encontrar mecanismos que aumentem a sua visibilidade na plataforma é mais do que um diferencial — na verdade, essa é uma estratégia de sobrevivência no mundo digital. Saiba que há dicas fundamentais para ajudar a alcançar esse objetivo.

Faz parte do seu objetivo descobrir como aparecer no Google sem custos com campanhas? Confira este artigo com informações que respondem à pergunta!

Como funciona a pesquisa no Google?

É imprescindível entender o funcionamento da pesquisa no Google para saber como aparecer no buscador. Tudo começa quando o usuário utiliza um termo na barra de pesquisa — atitude que sinaliza o interesse naquele assunto.

A partir disso, os robôs do Google rapidamente ranqueiam páginas web, que serão exibidas para os usuários de acordo com diversos elementos que favorecem a experiência. Por exemplo:

  • qualidade do conteúdo;
  • autoridade do site; 
  • tempo de existência; 
  • bom uso da palavra-chave e seus sinônimos;
  • compatibilidade com dispositivos móveis;
  • velocidade da página etc.

Esses aspectos também podem contribuir para que o Google continue sendo considerado o maior buscador da internet. Logo, há uma seleção cuidadosa para que um site tenha uma melhor classificação na SERP — a lista com os resultados de pesquisas na web.

Os elementos são analisados por algoritmos robóticos que se atualizam esporadicamente, segundo o nível de urgência, relevância e autoridade. Por exemplo, em 2018, o Google lançou a atualização de algoritmo chamada Medic Update.

A Medic Update é voltada especificamente para sites com temáticas sensíveis e que trazem impactos diretos para as pessoas, como finanças, saúde e notícias. De acordo com a atualização, a análise de competência, autoridade e confiabilidade dessas páginas se torna ainda mais rigorosa.

O que significa aparecer no Google?

O Google conta com mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias. Por isso, garantir presença no buscador é fundamental — e o resultado não é fruto de práticas realizadas ao acaso. Ao contrário, é preciso ter estratégia para aparecer no Google.

A maioria dos usuários clica nos primeiros links que aparecem. Logo, conseguir usar eficientemente as técnicas para estar nas primeiras páginas da plataforma significa aproveitar um espaço digital com alta visibilidade. 

Mais um ponto é que, ao investir em melhorias na página web para favorecer o aparecimento dela no Google, você aprimora a experiência dos visitantes. Eles podem se satisfazer com a qualidade do material oferecido e acompanhar sua empresa.

Dessa maneira, além do maior número de visitas, existe a tendência de os visitantes permanecerem por mais tempo em seu site e realizarem alguma ação. Alguns exemplos são compartilhamento, download de e-book e compra de um produto ou serviço.

Qual a importância do SEO para aparecer no Google?

Como você notou, existe uma série de critérios analisados cuidadosamente para que uma página web apareça no Google. Os primeiros resultados no buscador são para os anúncios pelo Google Ads

No entanto, mesmo para eles, ainda é necessário ter um alto índice de qualidade — que leva em consideração a taxa de cliques (CTR), relevância etc. — para o serviço ter efeito. Já para estar bem posicionado sem gastar muito dinheiro com anúncios, é importante conhecer o search engine optimization (SEO). 

Traduzido para o português literal, o termo quer dizer otimização de mecanismos de busca. Ele influencia no ranqueamento do Google de forma orgânica.

Isso favorece os resultados a médio e longo prazo e pode tornar sua empresa mais competitiva. Mas a adoção do SEO requer estratégia, pois há diversas práticas que podem ajudar uma página web a aparecer nas melhores posições do Google. 

Como otimizar o seu site para que ele apareça no Google?

Após entender o que significa aparecer no Google, chegou a hora de conhecer dicas que contribuem para o destaque no buscador. 

Confira, a seguir!

Tenha um site responsivo

Sites responsivos são aqueles que se adaptam adequadamente tanto em desktop quanto em dispositivos móveis. A adaptação é necessária porque celulares e outros dispositivos são meios de pesquisa muito utilizados. 

Assim, a responsividade em uma página web melhora a experiência do usuário, o que é pontuado pelo Google. Para isso, as adaptações precisam incluir:

  • mudança de layout conforme a tela exibida; 
  • alteração de imagens e cores do site;
  • aumento do espaço entre os links, evitando que o dedo encoste em mais de um link em simultâneo durante o touch screen, etc.

Invista em sites leves

Sites leves são aqueles que carregam completamente em cerca de 2 segundos. Um tempo superior a esse pode levar as pessoas a desistirem de acessar o seu conteúdo e trocá-lo pela concorrência.

Utilize palavras-chave

É preciso entender o que o público-alvo poderia pesquisar no Google para ser direcionado até sua página, com base nos conteúdos oferecidos em seu site. Por exemplo, se você trata de finanças, os termos buscados podem ser “educação financeira”, “melhor investimento” ou “fundos de investimento”.

Então, ao utilizar palavras-chave estrategicamente, os robôs do Google entendem que os usuários podem ter interesse no seu material e potencializar a sua visibilidade. Para tanto, é importante repeti-las naturalmente ao longo da produção, além de utilizar sinônimos.

Aposte em imagens e vídeos

Junto aos formatos textuais, as imagens e os vídeos contribuem para uma melhor experiência do usuário. Isso porque eles complementam a mensagem e ajudam na visualização. Logo, essa também é uma maneira de contribuir para que a sua página seja encontrada.

Quando as imagens estão adequadamente indexadas à palavra-chave, um usuário pode ser direcionado para o seu site por meio do Google Imagens. Ademais, há o Google Lens — uma ferramenta de reconhecimento de ilustrações que facilita na hora das pesquisas. 

Considere também que usuários podem ter uma maior preferência por conteúdos de vídeo ou de imagens. Logo, é indispensável variar a produção para esses diferentes formatos.

As práticas listadas são algumas das principais dicas para ter um bom posicionamento no Google sem gastar dinheiro com anúncios. Assim, elas contribuem para uma maior visibilidade e chances de conversão em um site. 

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