4 Estratégias de marketing digital para você investir agora!

Todos os setores devem se adaptar à transformação digital para se destacar diante do público, certo? Nesse sentido, as estratégias de marketing digital são ferramentas poderosas para impulsionar as empresas.

A partir de técnicas consistentes e bem elaboradas, seu negócio consegue melhorar a relação com o público, posicionar-se como uma autoridade, educar a audiência e muito mais. No entanto, é fundamental realizar essa tarefa com precisão.

Neste artigo, você verá mais sobre o que é e qual a importância do marketing digital, além de 4 estratégias que podem trazer ótimos resultados. Vamos lá?

O que é marketing digital?

Como o nome antecipa, marketing digital é a promoção de produtos, marcas, profissionais ou serviços por intermédio das mídias online. A estratégia permite que a comunicação seja feita de maneira personalizada, direta e oportuna, buscando maior alinhamento com as necessidades do público e do mercado.

Assim, o marketing digital é um recurso essencial para se destacar, uma vez que grande parte do público usa intensamente a internet. No entanto, cabe ter atenção para a amplitude dessa modalidade de marketing.

A razão é que as mídias digitais são diversas e dinâmicas. Por isso, existem muitos caminhos a serem explorados — e as estratégias mudam com frequência.

Alguns exemplos de canais para a realização desse tipo de marketing são:

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • blogs;
  • sites;
  • streamings de áudio e vídeo.

Qual é a importância do marketing digital?

Agora que você já entendeu o que é o marketing digital e alguns dos canais pelos quais ele pode ser explorado, é o momento de saber qual a sua relevância para as empresas. Confira!

Segmentação do público

Entre os benefícios do marketing digital, podemos destacar a segmentação do público. Essa é uma característica que não existe no marketing tradicional.

Antes da expansão das mídias digitais, a promoção dos negócios acontecia de forma generalista, com outdoors, panfletos, peças em rádio e TV etc. Nesses casos, não era possível ajustar o alcance e a linguagem ao público certo, nem ao estágio adequado da relação dele com a empresa.

Assim, as ações de marketing digital são mais certeiras, pois permitem segmentar os leads — contatos que já demonstraram interesse na marca — de acordo com a etapa do funil de vendas. Como resultado, elas atingem os consumidores com o conteúdo alinhado ao momento ideal.

Foco no cliente

O marketing digital também permite traçar planos que colocam o cliente no centro das estratégias do negócio. Dessa forma, ele traz foco ao consumidor, em vez de destinar toda atenção ao produto ou à empresa.

Ao ser prioridade, o público é mais envolvido pelas campanhas, tem maior engajamento e reforça a sua proximidade com a empresa. Ao longo do tempo, o resultado é o aumento das vendas para seu negócio.

Redução nos custos

Outro grande benefício das estratégias de marketing digital está no custo. Com os métodos tradicionais de marketing, as startups, fintechs e empresas de pequeno e médio porte têm poucas chances de competir com os maiores players do mercado.

Afinal, as grandes corporações têm dinheiro para fazer anúncios em TV, publicidade em revistas, spots de rádio e muito mais, dificultando a concorrência para pequenas empresas. Por outro lado, o marketing digital ajuda a nivelar a disputa, por ser mais acessível.

Portanto, trata-se de uma possibilidade com ótima relação custo-benefício para mostrar seus produtos e serviços aos consumidores interessados. 

4 Estratégias de marketing digital para impulsionar o seu negócio

O marketing digital abrange uma série de técnicas, cada uma com o seu foco. Conheça as 4 principais estratégias para fortalecer a sua presença online e impulsionar a sua empresa!

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das mais proeminentes formas de marketing digital. Ele se refere à divulgação de conteúdo gratuito e relevante por uma empresa — não apenas artigos em um site ou blog, mas também, imagens, sons, infográficos, vídeos, podcasts e muito mais.

Desse modo, o material pode assumir uma comunicação mais direta — como no Instagram. Mas ele também pode ser extenso, envolvendo mais conexão com o cliente e aprofundando temas — o que tende a despertar mais credibilidade e interesse entre os consumidores.

Esse é o caso de posts em blogs, de e-books ou até de vídeos. Independentemente dos meios utilizados, é preciso prestar atenção na qualidade do material a ser divulgado e na relevância que ele oferece para seu público-alvo para que a estratégia funcione.

Essa é a razão pela qual muitas empresas terceirizam o serviço. Em vez de precisar se preocupar com a criação de conteúdo educativo e relevante, você pode contar com negócios especializados — como a ABContent — e focar na sua atividade fim.

2. Redes sociais

A divulgação de uma empresa nas redes sociais é uma das possibilidades para implementar o marketing de conteúdo. Inclusive, o crescimento dessas plataformas teve um papel importante na popularização das estratégias de marketing digital.

O motivo é que elas possibilitaram uma nova forma de comunicação com os consumidores: mais rápida, dinâmica e acessível. As mídias sociais mudaram a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes e afetaram as decisões dos consumidores no ato da compra.

Desse modo, praticamente qualquer negócio que queira sobreviver no mercado deve estar presente nas redes sociais em que o seu público está. No entanto, tenha em mente que não basta criar um perfil e esperar que os leads surjam por conta própria.

Assim como na produção de qualquer conteúdo, as publicações em redes sociais precisam ser de qualidade e relevantes. Alimentar as páginas com promoções ou atualizações que não tenham muita aderência para seu público costuma ser pouco efetivo.

Da mesma maneira, para que seus posts tenham sucesso, é preciso que eles convidem o usuário para uma ação. No marketing digital, esse convite é denominado call to action ou CTA — em português, chamada para a ação.

Por exemplo, se sua empresa quer vender um produto, uma boa ideia é utilizar gatilhos mentais que façam com que o consumidor tome a decisão de comprar.

3. Sites otimizados

A criação de sites é uma das formas bastante conhecidas para marcar a presença de um negócio na internet. Embora eles não tenham um público consumidor já em atividade (diferentemente das redes sociais), a característica não deslegitima a estratégia.

Uma das vantagens dos sites é que eles são espaços em que a marca é autônoma e pode se fortalecer. Contudo, para ter sucesso na estratégia, você deve fazer ele ser encontrado nos mecanismos de busca, como o Google, que funcionam a partir de algoritmos de pesquisa.

Esses programas estão em constante evolução e tentam imitar o comportamento humano para fornecer resultados mais relevantes. Com os mecanismos de busca cada vez mais inteligentes, quem tem um site que aplica as técnicas de SEO se destaca.

SEO é a sigla para search engine optimization, em inglês, ou otimização para o motor de busca, em tradução livre. A estratégia consiste em estudar os algoritmos dos buscadores para melhorar a posição de uma empresa nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Ou seja, o SEO busca melhorar o ranqueamento de um site nas pesquisas e aprimorar a experiência do leitor. Existem muitas formas de fazer a otimização e os algoritmos alteram as regras com frequência. 

Mas algumas boas práticas são:

  • utilização de palavras-chave relacionadas ao tema abordado;
  • escaneabilidade da leitura;
  • responsividade;
  • facilidade de navegação;
  • linkagem interna e externa coerente;
  • originalidade do conteúdo;
  • agilidade no carregamento do site.

4. E-mail marketing

O e-mail marketing também faz parte da estratégia de marketing de conteúdo. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, ele continua sendo uma excelente estratégia para expandir a sua marca na internet.

No entanto, para que a ação funcione, ela deve ser dirigida ao público certo. Isso porque a técnica é focada no disparo automático de e-mails, que alimenta o contato com o público. Assim, para ser efetiva, ela precisa ter objetivos claros e ser adequadamente segmentada.

Com os contatos dos clientes ou potenciais clientes no seu banco de dados, a empresa tem a oportunidade de manter uma relação mais personalizada. Da mesma forma, as informações permitem saber em que fase cada lead está, para se relacionar de forma oportuna.

Portanto, é fundamental que os e-mails contenham somente conteúdo relevante para não encher a caixa de entrada do seu cliente com mensagens que não agreguem valor. A definição do que é importante para cada público dependerá do seu planejamento segmentado.

Outro item que não pode ser esquecido ao tratarmos da eficácia do e-mail marketing é a ação que o leitor deve tomar ao abrir o e-mail. A chamada (CTA) — por exemplo, “assistir ao vídeo Y” — deve estar clara e em destaque.

Com as 4 estratégias de marketing digital que você aprendeu a partir da leitura deste artigo, o seu negócio terá mais chances de se destacar na internet. Essa é uma forma de aproveitar as diversas oportunidades de expansão presentes nas mídias digitais.

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