Geralmente ouvimos falar em indicadores-chave de desempenho (ou KPI, de Key Perfomance Indicators) em áreas como vendas e marketing. Mas você sabia que existem indicadores para serem monitorados pela área de gestão de pessoas?
Os indicadores de RH mostram se o setor está sendo proativo e fornecendo as ferramentas, o ambiente, a estrutura e os recursos que seus colaboradores precisam para atingir a meta da empresa.
Neste artigo, confira os 9 indicadores de RH que devem ser monitorados por todas as organizações.
Conheça os principais indicadores de RH
Como o que acontece com KPIs de qualquer área, no recursos humanos são vários os indicadores que podem ser monitorados. Os 9 principais são:
1. Taxa de absenteísmo
O indicador de absenteísmo mostra o índice de ausência dos colaboradores. É um KPI de RH altamente importante pois reflete a motivação e o envolvimento do funcionário em suas atividades e na empresa como um todo.
É normal que colaboradores tenham que se ausentar da empresa por alguns dias por motivos pessoais ou até por problemas de saúde. O problema acontece quando isso passa a ocorrer com frequência e o índice torna-se alto.
Caso a taxa de ausência dos últimos meses seja superior à média histórica, é ideal investigar os motivos para isso acontecer. Analise se é algo específico de um departamento ou um problema em toda a empresa. Se for a primeira que o indicador é utilizado, procure saber se os motivos do absenteísmo são ou não plausíveis.
Em seguida, se for o caso, adote medidas para remediar a situação.
2. Retenção de talentos
O indicador de retenção de talentos ilustra a estabilidade no trabalho. Por meio de sua análise descobre-se quantos dos funcionários deixam a empresa voluntária ou involuntariamente.
Basicamente, ele indica o quão bem-sucedida é a organização em termos de esforços de retenção. Se seus talentos estão indo embora de forma voluntária, verifique o que pode ser a causa. Pode ser que seja um problema de remuneração, falta de oportunidades de crescimento, incompatibilidade com a cultura organizacional ou um clima tóxico.
Já se eles estão sendo demitidos, talvez a falha esteja no processo de contratação. Independentemente do motivo, é sempre importante ficar de olho neste indicador de RH, pois um índice de alta rotatividade de pessoal implica altos custos para o empregador.
3. Tempo médio de recrutamento
Dos indicadores de RH, o índice de tempo médio de recrutamento mede o tempo que leva entre o anúncio de um funcionário que está deixando a empresa e a contratação de outro candidato.
Esse KPI é simples de entender e rastreia a eficiência do processo de contratação em termos de tempo gasto com recursos para preencher uma vaga. É importante investir em um planejamento de contratação e em um método para encontrar, o mais rápido possível, o profissional certo para a posição em aberto.
4. Hora extra
Analisar a quantidade de horas extras por área e por colaborador é importante por diversos motivos, mas deve-se cuidar com a interpretação. Por exemplo, pode ser que um aumento repentino nas horas extras tenha ocorrido temporariamente devido ao volume maior de pedidos ou a um crescimento econômico.
Este KPI pode também mostrar a dedicação dos funcionários, assim como falhas nos processos de trabalho ou a insuficiência de capital humano. É importante prestar atenção ao indicador de hora extra porque ele impactará diretamente na taxa de absenteísmo.
5. Headcount
Headcount pode ser traduzido literalmente como “contagem de cabeça”. Logo, essa métrica mostra o número total de funcionários na empresa ou no departamento sendo analisado.
Sua avaliação mostra se existe quantidade suficiente de colaboradores para executarem as demandas de uma área, ou se a mesma está com mais pessoas que deveria.
Dos indicadores de RH, o headcount é obrigatório para a grande maioria dos relatórios da área de gestão de pessoas, pois influencia nas decisões internas de gerenciamento e nas questões financeiras.
6. Net Promoter Score
O Net Promoter Score (NPS) analisa o grau de engajamento dos funcionários e é considerado como uma excelente maneira de medir em que grau alguém recomendaria um serviço ou empresa a outra pessoa.
O indicador é muito importante para o RH, pois pela sua análise descobre-se como os funcionários estão satisfeitos com os serviços prestados pela gestão de pessoas.
7. Taxa de promoção interna
O índice de promoção interna é medido pela divisão do número de cargos seniores que foram preenchidos por meio da promoção interna pelo número total de cargos seniores disponíveis.
Pode-se utilizar esse indicador de RH para analisar a quantidade de promoções em geral na empresa e não apenas de cargos mais altos. Esse índice pode ser importante especialmente se a taxa de turnover estiver alta, pois a mesma pode estar acontecendo devido à falta de oportunidades que um colaborador tem para crescer dentro da empresa.
8. Custo por contratação
Com este KPI de RH analisa-se o quanto é investido para cada novo funcionário. Ele inclui todo o custo associado ao preenchimento de uma posição, como despesas de publicidade, custos de eventos de recrutamento, taxas de software de recrutamento, salário dos recrutadores, despesas de realocação, etc.
Conhecer esse número pode ajudá-lo a tomar decisões de investimento mais inteligentes e economizar dinheiro da organização a longo prazo.
9. Tempo médio de permanência
A regra aqui é: você já sabe quanto custa para contratar e treinar um novo funcionário. Portanto, quanto mais tempo ele ficar, melhor para sua empresa.
Esse indicador de RH tem a ver com a taxa de retenção de talentos, mas ele é um pouco mais específico porque controla o número médio de semanas, meses ou anos em que um funcionário permanece em uma organização.
Por meio dele é possível medir a retenção e a satisfação do funcionário com sua posição, sua equipe e/ou gestores. É importante prestar bastante atenção nele, pois um curto período de tempo combinado a uma alta rotatividade não significa algo bom e é indicado avaliar os motivos para isso o mais rápido possível.
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