O mundo está cada vez mais conectado e digitalizado. Por isso, empresas e profissionais que não se dedicam a consolidar a sua presença online, certamente, enfrentam dificuldades significativas em diversos aspectos do negócio.
Se você se pergunta por que investir em marketing digital, é hora de dar atenção a esse tema. Afinal, ele ajuda a entender como garantir que o seu produto ou serviço seja encontrado por potenciais clientes na vastidão da internet.
Quer saber por que toda empresa moderna precisa investir em marketing digital? Continue a leitura e descubra!
Afinal, o que é marketing digital?
O marketing digital compreende uma série de ações em ambiente virtual que visam a divulgação de um produto ou serviço. Essas práticas não são aleatórias ou eventuais. Elas são pensadas de forma estratégica e precisam ser mensuradas para analisar se estão produzindo os efeitos esperados.
Todos os passos da estratégia são planejados visando alcançar objetivos relevantes para a empresa. Alguns deles são: consolidar o posicionamento online, atrair consumidores, alavancar as vendas, estabelecer um relacionamento com o público, criar engajamento e fidelizar clientes.
Embora o surgimento do marketing digital remeta ao início da internet, ainda na década de 1960, foi somente em torno do ano 2000 que ele começou a ganhar força e notoriedade.
Com a democratização do acesso à internet e a adesão em massa de diferentes públicos às redes sociais, gradativamente, o ambiente online foi adquirindo cada vez mais importância na vida das pessoas.
Nesse sentido, os e-commerces também começaram a surgir e, aos poucos, observou-se uma nova tendência de consumo. Se antes os consumidores precisavam se deslocar até a loja física, tornou-se possível realizar compras do conforto de casa em apenas poucos cliques.
Foi assim que as empresas começaram a notar o potencial do marketing digital para os seus negócios, visando aumentar as vendas. Inclusive, a estratégia traz vantagens não apenas para empresas que atuam online, mas também para aquelas que têm pontos físicos.
Quais são as principais estratégias relacionadas?
Há diversas estratégias que podem ser utilizadas por empresas interessadas em investir no marketing digital.
A seguir, confira algumas delas!
Inbound marketing
Também conhecido como “marketing de atração”, essa estratégia busca estabelecer uma comunicação com o público de forma a atraí-lo, engajá-lo e encantá-lo. Isso acontece através da criação de conteúdos de valor.
Para tanto, eles são elaborados de acordo com a fase em que o cliente se encontra no funil de vendas. O objetivo é construir uma trajetória que ajude essa pessoa a entender as suas necessidades, demonstrando que a empresa possui a solução para o seu problema.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo assume como uma importante ferramenta dentro da tarefa de atrair os clientes e converter as vendas. Ao oferecer informações que agregam conhecimentos e educam sobre determinado assunto, é possível causar impacto na vida do leitor.
Por exemplo, você pode oferecer gratuitamente o download de um e-book. A ideia é trazer no material dicas relacionadas ao seu nicho. Assim, é possível demonstrar que o seu produto ou serviço é útil e benéfico para a solução de um problema recorrente que o seu público enfrenta.
Outra estratégia é investir na criação de artigos para blog. Além de ajudar efetivamente a esclarecer uma determinada dúvida recorrente para o seu público, é possível conquistar ótimos posicionamentos nos buscadores online.
Uma vez que o seu negócio aparece na primeira página desses buscadores — como o Google —, a possibilidade de atrair compradores torna-se ainda maior. O resultado tende a ser aumento das vendas e o ganho de autoridade e consolidação da marca.
Redes sociais
Segundo uma pesquisa vinculada no portal E-commerce Brasil, mais de 70% dos brasileiros utilizam as redes sociais para fazer compras. Ademais, redes sociais como Instagram e Facebook são os mais escolhidos pelos usuários no momento de consumir produtos e serviços.
Nesse contexto, investir em marketing de conteúdo orientado para redes sociais é uma estratégia valiosa para muitas empresas. Entretanto, manter um perfil com fotos atraentes e pouco atualizado não é o suficiente.
É preciso realizar todo um trabalho em torno da seleção de conteúdos, além de se dedicar a criar vínculos com os internautas. Interagir e contar com o apoio de influencers também pode ser interessante.
Tráfego pago
É possível atrair o seu público de forma orgânica através do investimento em produção de conteúdo de qualidade. Por outro lado, vale pensar em uma estratégia ainda maior, ou seja, que envolva a associação de tráfego pago.
O tráfego pago refere-se a anúncios que são feitos através do Google Ads e do Facebook Ads, por exemplo. Assim, é possível planejar campanhas de marketing digital que utilizem da estratégia do marketing de conteúdo e do tráfego pago.
Combinados, eles podem potencializar os resultados e atrair ainda mais consumidores para o seu site, blog ou e-commerce. Dessa forma, você aproveita vantagens tanto do tráfego orgânico quanto dos anúncios.
E-mail marketing
O e-mail marketing compreende o envio de uma mensagem envolvente, pensada segundo as necessidades e anseios de um público segmentado.
Com os e-mails, é possível criar uma comunicação mais personalizada ou divulgar promoções e descontos especiais. Se bem elaborado, eles podem compor uma estratégia interessante dentro de uma campanha de marketing.
Por que investir no marketing digital?
Depois de conhecer o marketing digital, certamente ficou mais fácil entender a importância dele para qualquer negócio. Como você viu, a estratégia pode trazer diversas vantagens. Além disso, ele gera a possibilidade de mensurar os resultados obtidos.
Através da análise de indicadores, é possível avaliar quais os conteúdos que mais engajaram e quais precisam de ajustes, por exemplo. Assim, há como conduzir o negócio ao sucesso e garantir resultados positivos sólidos a curto e longo prazo.
Tenha em mente que estamos vivenciando uma Era marcada pela hiperconectividade. Logo, aqueles que não possuem presença e visibilidade digital terão dificuldade em sustentar o seu negócio. Afinal, grande parte dos consumidores está na internet — e a sua empresa precisa se atentar a essa nova realidade.
Agora você sabe mais sobre o marketing digital e viu por que vale a pena investir nele. Destacar-se online nunca foi tão importante em um mercado competitivo e cheio de oportunidades. Portanto, não deixe de colocar em prática boas estratégias de divulgação do seu negócio!
Quer garantir uma produção de conteúdo adequada ao que seu público precisa? Conheça a ABContent e conte com uma parceria especializada na criação de conteúdos educacionais!