O que é uma universidade corporativa e como ela pode desenvolver os colaboradores da sua empresa?

O capital humano é cada vez mais valorizado pelas empresas, por contribuir para o crescimento dos negócios. Isso porque o conceito se refere ao conjunto de competências, conhecimentos e habilidades que permite ao colaborador desempenhar suas funções eficientemente.

Nesse sentido, a universidade corporativa (UC) ganha espaço entre as companhias de sucesso. Afinal, por meio da educação corporativa é possível conquistar um capital humano valioso. Mas, apesar disso, nem todos os gestores sabem o que é e como funciona esse tipo de solução.

Se é o seu caso, continue a leitura. Neste post, você entenderá mais sobre a universidade corporativa e como ela pode ajudar no crescimento da sua empresa. Confira!

O que é uma universidade corporativa? 

A universidade corporativa é uma instituição educacional atrelada à empresa, oferecendo treinamento aos colaboradores e parceiros estratégicos. Nesse contexto, a palavra universidade não tem a ver com a formação de nível superior, mas sim com cursos de capacitação profissional.

O objetivo de uma universidade corporativa é promover o crescimento dos envolvidos em todos os processos da organização, com menor custo e maior rapidez. Assim, é possível potencializar a produtividade, a eficiência e os resultados da companhia.

Como uma universidade corporativa funciona? 

Agora que você já sabe o que é uma universidade corporativa, é interessante entender como ela funciona. Na prática, não existem regras específicas para o funcionamento desse tipo de instituição. Contudo, há atividades comuns que podem ajudar a entender como as UCs operam.

Veja!

Plataforma

Uma ferramenta muito utilizada pelas UCs são as plataformas de ensino online. Geralmente, elas recebem o nome da empresa — por exemplo, Universidade Chevrolet, Universidade AmBev, etc. Nela, os alunos têm acesso aos conteúdos, como videoaulas, apostilas, exercícios, entre outros.

Além de auxiliar os colaboradores, as plataformas facilitam a mensuração dos resultados dos treinamentos pela empresa. Para tanto, elas podem gerar relatórios sobre o desempenho do aluno, entre outros dados relevantes.

Conteúdo

Os conteúdos das universidades corporativas dependem das necessidades da empresa. De modo geral, eles proporcionam o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional. Ademais, cada função da organização pode envolver temas específicos nos cursos.

Por exemplo, os funcionários que lidam diretamente com os clientes podem ser treinados em relação à abordagem no atendimento. Enquanto isso, os colaboradores do setor operacional precisam entender como o maquinário e os processos funcionam.

Além disso, os funcionários mais novos tendem a precisar de mais cursos nas primeiras etapas. Afinal, eles estão em fase de aprendizagem do desempenho de seu cargo nos moldes da empresa.

Modalidade de ensino

As universidades corporativas podem oferecer cursos online e presencial. No primeiro caso, o treinamento costuma ser realizado por meio de uma plataforma. Essa modalidade é mais flexível, já que o aluno pode acessar os conteúdos de qualquer lugar, bastando ter um dispositivo com internet.

Já no ensino presencial, os cursos podem ser realizados na empresa ou outro ambiente e, geralmente, são ministrados coletivamente. 

A Universidade Chevrolet, por exemplo, costuma treinar seus funcionários presencialmente sempre que um novo modelo de veículo é lançado. Dessa maneira, a companhia promove o engajamento dos colaboradores para o lançamento do produto.

Quais as diferenças entre a universidade corporativa e a tradicional? 

Entendendo o funcionamento de uma universidade corporativa, você pode ter dúvidas sobre as diferenças entre esse tipo de instituição e uma universidade convencional. 

Saiba mais!

Vínculo direto com a organização

Como você viu, a universidade corporativa tem vínculo com a empresa. Portanto, ela apresenta as diretrizes da companhia, assim como sua cultura, missão e valores. Essas questões refletem diretamente no alinhamento do ensino recebido pelos funcionários.

Já a universidade tradicional não tem ligação direta a uma companhia. Contudo, em alguns casos, é possível firmar uma parceria entre uma empresa e esse tipo de instituição para oferecer capacitação aos colaboradores.

Regulamentação

Uma universidade convencional precisa ter o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e emitir os diplomas, pois seus cursos são de nível superior. Caso contrário, os certificados emitidos por ela não terão validade nacional.

Já as universidades corporativas não dependem de aprovação prévia do MEC, porque os cursos são de qualificação profissional. Assim, o certificado é apenas de participação e não gera grau de formação.

Avaliação

A universidade corporativa apresenta critérios de avaliação elaborados pelos próprios profissionais do treinamento. Ou seja, os professores e coordenadores dos cursos estabelecem as regras para avaliar e aprovar ou reprovar os alunos, considerando as necessidades do negócio.

Enquanto isso, as universidades tradicionais têm critérios padronizados e, muitas vezes, seguem as normas estabelecidas pelo MEC. Por esse motivo, é comum que o nível de exigência seja mais elevado para aprovação dos alunos.

Como a UC pode desenvolver os colaboradores da sua empresa? 

Agora que você já sabe as diferenças entre uma universidade corporativa e uma tradicional, é possível entender como a UC pode desenvolver os colaboradores da sua empresa. Primeiramente, é importante considerar a dinâmica do mercado em geral.

As mudanças na economia e no comportamento dos consumidores fazem com que as empresas tenham que se adaptar para se manterem competitivas. Para isso, o treinamento dos colaboradores é fundamental.

O aprendizado constante é capaz de alinhar os funcionários às perspectivas da empresa e às expectativas do mercado em relação à marca. Nesse sentido, as UCs se tornam essenciais para preparar os profissionais conforme os moldes da organização e os objetivos dos gestores.

Afinal, os cursos das universidades corporativas são centralizados nas necessidades da empresa. Logo, eles podem ajudar a resolver falhas e gargalos da companhia — ao contrário dos treinamentos convencionais que abordam problemas generalizados.

Com isso, os profissionais se tornam mais atualizados e capacitados para a empresa, resultando em maior produtividade no negócio. Consequentemente, a organização pode reduzir custos com treinamentos externos e aumentar a sua lucratividade.

Vale destacar que, muitas vezes, é mais vantajoso treinar um funcionário para um cargo de liderança do que contratar um novo profissional, por exemplo. Isso porque um processo de recrutamento é mais custoso e demorado, além de não ser garantia de uma boa contratação. 

Em contrapartida, um colaborador que está há mais tempo na empresa é acostumado com a cultura e tende a se adaptar mais facilmente à nova função. Nesse cenário, as universidades corporativas ajudam também no crescimento profissional dos colaboradores. 

Conclusão

Neste post, você entendeu o que é universidade corporativa e como ela pode ajudar os colaboradores a tornarem a sua empresa mais competitiva no mercado. Agora, você pode utilizar essas informações para entender se esse modelo de capacitação é interessante para o seu negócio.

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