Atrair novos clientes para sua empresa é fundamental para consolidar as operações e ampliar o potencial de faturamento. Por isso, saber como conseguir leads para seu site é importante para alcançar esses resultados.
Para tanto, existem diversas estratégias que você pode adotar para atrair novos potenciais clientes e aumentar as vendas da sua empresa. Ademais, muitas das práticas podem reduzir custos operacionais com aquisição de consumidores.
Quer saber como conseguir mais leads para seu site? Veja 8 dicas para colocar em prática!
Por que é importante atrair novos leads?
O termo lead é usado para definir quem já demonstrou interesse em seus produtos e serviços, mas ainda não é cliente. A captura do lead geralmente acontece quando o visitante disponibiliza dados de contato, como e-mail.
Nesse sentido, a atração de leads otimiza o trabalho do time de vendas. Afinal, a equipe comercial poderá contactar diretamente pessoas que podem estar mais propensas a adquirir as soluções da sua empresa.
Ainda, conseguir novos leads contribui para aumentar o faturamento do negócio. Isso acontece porque, como o time comercial terá a chance de fazer contatos mais eficientes, é possível gerar mais receita para a empresa graças ao aumento das vendas.
A empresa também pode aproveitar a base de leads para conduzir pesquisas sobre os produtos oferecidos e a percepção da marca no mercado. Assim, será possível investir em melhorias internas para ganhar destaque no nicho de atuação.
8 Dicas infalíveis sobre como conseguir mais leads para o seu site
Agora que você entendeu a importância de atrair potenciais clientes, confira 8 dicas práticas para conseguir novos leads para seu site!
1. Defina sua persona
A primeira dica para conseguir mais leads é fazer uma boa definição da sua persona, que é a representação do seu cliente ideal. É preciso saber quais são as características, os comportamentos e, principalmente, as dores que ele apresenta.
Essas informações contribuem para ter clareza sobre o público para o qual você desenhará sua comunicação. Logo, aumentam as chances de executar planejamentos eficazes para atrair leads.
Para facilitar a definição da sua persona, você pode fazer pesquisas com atuais clientes. Perguntas sobre hábitos de consumo, interesses, poder de compra e outros aspectos são relevantes durante essa etapa.
2. Crie campanhas de indicação
Outra forma de atrair leads é criando campanhas de indicação. Isto é, você pode incentivar os consumidores atuais da sua empresa a indicarem a sua marca para outras pessoas. Para tanto, é interessante oferecer benefícios aos consumidores que aderirem ao programa.
Essa estratégia pode ser positiva para diminuir custos operacionais com tráfego pago, por exemplo. Além disso, esse programa o aproxima dos clientes e aumenta as chances de você fidelizá-los.
Essa dica também é útil para conseguir leads qualificados por meio de indicações — aqueles que possuem mais alta aderência com sua marca. Afinal, a tendência é que os clientes indiquem a sua empresa para pessoas que tenham interesses nos produtos e serviços ofertados. Dessa forma, o time de vendas pode ter mais facilidade para convertê-los.
3. Melhore a experiência dos leads
Você pode conseguir mais leads melhorando a experiência do público com seu site. Isso pode acontecer, por exemplo, ao apresentar propostas e soluções personalizadas — diferenciando sua empresa dos concorrentes.
Também é essencial melhorar o atendimento ao cliente e criar um bom padrão de vendas. Desse modo, a boa experiência contribui para transformar visitantes em leads e, futuramente, convertê-los em clientes.
4. Invista em produção de conteúdo de qualidade
A produção de conteúdo online é um dos meios mais efetivos para atrair novos visitantes ao seu site. A oportunidade existe porque você criará artigos, posts e outros materiais que podem solucionar problemas dos clientes.
Por exemplo, se a sua empresa atua no mercado financeiro, é possível criar diversos artigos sobre as variadas temáticas sobre finanças e investimentos. Desse modo, seu cliente em potencial pode ser impactado por eles ao fazer buscas para tirar dúvidas.
Assim, eles conhecerão o seu trabalho e poderão manifestar interesse em se tornarem clientes no futuro. Além disso, o marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente para gerar tráfego orgânico e constante para o seu site.
5. Disponibilize materiais ricos
Além de artigos para blogs e vídeos para YouTube, sua empresa pode investir na criação de materiais ricos — como ebooks, templates ou webinars. Eles podem ser entendidos como um aprofundamento dos seus outros tipos de conteúdos.
Por serem materiais mais completos, você aumenta as chances de conquistar seu público-alvo. Uma alternativa para buscar melhores resultados é fazer a distribuição gratuitamente, solicitando dados como e-mail ou telefone do usuário. Assim, o time de vendas terá um canal de contato com os leads.
6. Desenvolva funis de conversão
A sexta dica para conseguir mais leads é desenvolver bons funis de conversão. Eles representam um mapeamento da jornada do cliente e orientam a produção dos conteúdos para seu site e os contatos do time comercial.
O topo do funil será composto por materiais mais introdutórios sobre os temas que seu site trabalha. O objetivo é levar os clientes para o meio do funil, que terá conteúdos voltados para pessoas que já identificaram o problema e buscam soluções.
Por fim, o fundo de funil terá materiais que detalham as vantagens que sua empresa oferece com intuito de estimular a tomada de decisão. Assim, a equipe de vendas poderá trabalhar melhor com cada lead.
7. Otimize suas landing pages
As landing pages são outro elemento relevante para conseguir mais leads para seu site. Ela é uma página voltada especialmente para a conversão de visitantes em clientes potenciais — também chamada de página de captura.
Então crie boas landing pages para seu site. É interessante elaborar uma estrutura fluida para elas, com informações que quebrem as objeções do público e um CTA claro. Vale destacar que elas podem ser usadas para compartilhar seus materiais ricos.
8. Adote ferramentas de captura
Por fim, a última dica para conseguir mais leads é adotar ferramentas de captura no seu site, como pop-ups. Eles surgirão em determinado local da página durante o acesso do público e terão objetivo de estimular o cadastro dos visitantes no site.
Entretanto, vale a pena ter atenção na quantidade de pop-ups e, principalmente, na localização deles. Quando não são bem utilizados, eles podem impactar de modo negativo a experiência do usuário.
Neste artigo, você entendeu a importância de atrair potenciais clientes e soube como conseguir mais leads para seu site. Então procure colocar essas 8 dicas em práticas para manter um fluxo constante de pessoas em suas páginas e melhorar as oportunidades de venda.
Quer melhorar as ações voltadas para a conversão de leads e clientes para a sua empresa? Entenda como o consumidor se comporta no ambiente digital!