A retenção é a capacidade que uma empresa tem de manter um relacionamento contínuo com os consumidores, de modo que continuem usufruindo dos produtos e serviços oferecidos de maneira recorrente. Você já parou para pensar sobre ela?
Neste artigo você entenderá melhor esse conceito, a sua importância e como trabalhar a retenção de clientes na sua empresa. Acompanhe!
Diferenças entre retenção e fidelização
Muitas vezes, a retenção de clientes é usada no mesmo contexto que a fidelização. Entretanto, há uma diferença entre esses dois conceitos:
- fidelização de clientes — conquistar o cliente para que volte a fechar negócio caso tenha novas demandas, o que pode não acontecer se essa necessidade não surgir;
- retenção de clientes — é criada uma relação com o cliente, onde a empresa se faz presente e está focada em não perdê-lo para a concorrência.
A importância da retenção de clientes
Em relação à importância da retenção de clientes, os próprios objetivos dessa estratégia falam por si só. Afinal, manter um relacionamento saudável com os consumidores e fazer com que não partam para a concorrência já é um grande benefício.
Ainda sim, separamos algumas vantagens de investir em estratégias para reter a clientela, para que não haja dúvidas sobre a sua importância:
- as estratégias usadas para reter clientes faz com que fiquem satisfeitos com a marca, fazendo sua propaganda para amigos e familiares;
- clientes recorrentes consomem mais, aumentando o ticket médio e, por consequência, a rentabilidade dos negócios.
- tem impacto na redução dos custos, já que manter um cliente é mais barato que conquistar novos consumidores;
Como reter clientes em 3 passos
Uma boa estratégia para a retenção de clientes deve ser desenvolvida baseada na cultura do negócio e no perfil dos clientes.
Então veja agora 3 passos simples que a sua empresa pode dar para garantir as vantagens da retenção!
1. Forneça o melhor atendimento
Qualquer pessoa gosta de ser bem atendida. Mais do que ser gentil, é necessário oferecer o produto certo, na hora certa, e estar disponível para resolver os problemas dos clientes.
Isso exige um trabalho contínuo e bem integrado com marketing e comercial para que, juntos, possam traçar as melhores estratégias em atendimento ao cliente.
2. Meça a satisfação dos clientes
Para saber se os clientes estão satisfeitos com o serviço oferecido, nada melhor que perguntar diretamente para eles.
Utilizar indicadores e métricas de desempenho, como o NPS, contribui para que a empresa acompanhe a reação do cliente frente às ações. Quando esses números estão abaixo da média, pode ser hora de rever as estratégias.
3. Use a produção de conteúdo para valorizar a marca
O marketing de conteúdo é uma estratégia de múltiplos benefícios. A produção de materiais de qualidade gera valor para o cliente, o mantém informado, contribui para resolver as suas dores e ajuda a tornar a empresa uma autoridade no segmento de atuação.
Publicar conteúdos interessantes nas redes sociais, no blog da empresa e no site corporativo fortalece o relacionamento. E ajuda a manter a conexão entre o cliente e a organização.
Agora que você já sabe como reter clientes, que tal começar a desenhar sua estratégia? O pontapé inicial pode ser dado conhecendo o seu consumidor. Trace um perfil de consumo e identifique como é a sua jornada enquanto escolhe os mecanismos para retenção.
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