Se você nunca ouviu falar em produção de conteúdo e não aposta nessa estratégia para sua empresa, com certeza está perdendo clientes para seus concorrentes.

A competição no mercado está cada vez mais forte. E é preciso ser encontrado, se destacar e, assim, ser lembrado pelos consumidores.

As propagandas não tem mais tanto efeito como antigamente. Hoje, a internet ganhou força e modificou a forma como as pessoas consomem e encontram novos produtos e serviços. Por isso, é fundamental utilizar aquela que é considerada a melhor forma de atrair clientes na atualidade: a entrega de conteúdos educacionais.

Continue a leitura, entenda mais sobre o assunto e veja como você pode utilizar essa estratégia a favor do seu negócio!

O que é produção de conteúdo?

A produção de conteúdo é a estratégia de oferecer materiais que sejam úteis e relevantes para um determinado público-alvo. Tem como objetivo atrair este público para o seu negócio.  Estes conteúdos podem ser em diferentes formatos e distribuídos em diversas plataformas.

Alguns utilizam o termo “marketing de conteúdo” para se referir ao assunto. Além disso, essa estratégia é considerada o combustível do Inbound Marketing.

Essa produção se tornou ainda mais frequente no momento em que a internet se fez mais presente no dia a dia de todos e modificou a forma como as pessoas procuram por soluções.

Quando possuem alguma dúvida ou precisam de algo, os consumidores agora recorrem às pesquisas online.  E, na grande maioria das vezes, acabam entrando em um blog ou site para consumir algum artigo, por exemplo.

Isso significa que, para você ser encontrado na internet, deve entregar conteúdos de valor para conquistar a confiança e estabelecer uma relação com os usuários.

Para que serve a produção de conteúdo?

O objetivo de entregar esses conteúdos é justamente demonstrar autoridade no seu nicho de atuação. Quando um visitante do seu blog encontra um artigo de valor sobre um determinado assunto, sua empresa pode ser vista como uma referência na área.

Isso também aumenta o brand awareness. Afinal, quanto mais valor divulgar, maiores as chances de ser visto e lembrado. Além de colaborar na visibilidade, é uma forma de ajudar o leitor a solucionar um problema, melhorando as chances de se aproximar dele.

Quanto mais próximo estiver da sua persona, mais ela verá seu empreendimento como alguém que o ajudou de graça ou apresentou soluções para resolução de alguma dúvida. Assim, cabe à sua equipe continuar guiando-o para torná-lo um cliente fiel.

A produção de conteúdo, portanto, serve também para fortalecer sua presença digital e sua imagem.

Quais os principais tipos de conteúdo?

Podem ser feitos e entregue em diversos formatos. Confira os mais comuns abaixo:

1. Artigos para blog

O artigo para blog é, com certeza, um dos tipos mais consumidos. Provavelmente você mesmo já digitou suas dúvidas na barra de pesquisa dos mecanismos de busca e encontrou um artigo respondendo o que buscava.

Por serem altamente consumidos, ter um blog e entregar artigos para aumentar suas chances de ser encontrado na internet é praticamente obrigação.

2. E-books

Outro formato que precisa estar em sua estratégia. Os e-books costumam ser bem aceitos pelos leitores, que adoram fazer downloads de materiais ricos gratuitos.

Podem ser utilizados, especialmente, para captura de leads – os quais precisam ser nutridos para ficarem prontos para a compra.

3. Vídeos

Os vídeos se tornaram outro modelo muito procurado, principalmente pela facilidade de consumo. Se acha que entregar conhecimento nesse formato é complicado, saiba que há diversas maneiras de fazer vídeos, até sem aparecer. Confira aqui algumas maneiras.

4. Posts em redes sociais

As redes sociais podem ser utilizadas para entregar conteúdos menores, como imagens, memes, pequenos posts, pequenos vídeos, etc. Hoje em dia, usar essas mídias é essencial para ter um melhor alcance.

Além desses formatos, é interessante mencionar outros tipos, como: e-mails, podcasts, imagens, infográficos, etc.

Como produzir conteúdos?

A competição no meio digital é enorme e já há diversos conteúdos disponíveis na internet. A grande maioria sem qualidade. Você precisa então se diferenciar e garantir um conteúdo especializado, sem erros e totalmente diferente do que geralmente é visto.

Há basicamente duas formas de fazer isso: internamente, na sua empresa, ou de forma terceirizada (externa).

Produzir internamente pode ser mais difícil e demorado, pois exige o aprendizado de diversos conhecimentos específicos para a produção de materiais para web, como: marketing digital, SEO, otimização, funil de vendas, etc.

Além disso, poderá lhe custar muito mais caro. Principalmente porque pode exigir a compra de equipamentos, softwares, cursos, ferramentas específicas e até envolver custos com contratação de pessoal.

Por outro lado, contar com um serviço de produção de conteúdo de forma terceirizada fará você economizar tempo e dinheiro. Pois, além de ser mais em conta, poderá receber os trabalhos com uma certa frequência e com maior qualidade – especialmente se a equipe entende do seu negócio e sua estratégia.

É possível também utilizar as duas formas em conjunto. Por exemplo, seu negócio pode contar com um serviço de produção de conteúdo especializado no seu nicho para garantir a qualidade dos artigos e ter uma equipe interna para impulsionar essa estratégia nas redes sociais, aumentando as chances de melhores resultados.

Como produzir conteúdos de qualidade?

De maneira resumida, para produzir conteúdos com qualidade, devem ser cumpridos basicamente três requisitos. Confira!

1. Ser organizado

A estratégia costuma ter resultados no médio e longo prazo. Mas, para isso, deve-se ter consistência.

Logo, é essencial organizar-se para produzi-los e publicá-los com frequência, principalmente no início. E isso exige muita organização.

2. Conhecer sua persona

É importante saber para quem está escrevendo. Procure entender as dores, dúvidas e o que seu público faz no dia a dia para produzir materiais que conectem.

3. Estudar

Deve-se ter domínio de diversos assuntos relacionados à essa estratégia para que ela traga resultados. Como: experiência do usuário, SEO, estrutura de artigos, funil de vendas, dentre outros – a fim de garantir a qualidade do trabalho. Sem esses conhecimentos, os resultados não virão.

A produção de conteúdo não deve jamais ser negligenciada e é essencial para aumentar sua visibilidade e fazer seu negócio prosperar. Por isso, foque nessa estratégia para trazer resultados e fazer sua empresa decolar.

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