Uma estratégia de conteúdo não se baseia apenas na seleção de palavras-chave e na elaboração de artigos. Também é preciso pensar em como fazer para o material chegar até o público de interesse. Nesse sentido, contar com um Content Management System (CMS) é essencial.
Então vale a pena conhecer essa ferramenta, os recursos que ela oferece e quais são os serviços disponíveis. Desse modo, será mais fácil escolher a alternativa ideal para garantir que o conteúdo da sua marca seja publicado com eficiência.
A seguir, mostramos o que é o Content Management System e como ele pode ser útil para o seu negócio.
Confira!
O que é Content Management System?
O Content Management System ou sistema de gerenciamento de conteúdo é um software que permite aos usuários criarem, modificarem, gerenciarem e publicarem em um site. Aqui, o diferencial é que com o CMS não é preciso recorrer ao desenvolvimento web e códigos de programação.
Assim, o CMS oferece uma estrutura pronta que permite adicionar e publicar páginas de modo rápido e simples. Entre as funções que ele apresenta, estão:
- criação de páginas diversas no site;
- postagem de conteúdo escrito, como blogposts;
- publicação de imagens e vídeos.
Por que é importante contar com esse sistema?
Agora que você entende o que é o CMS e como ele funciona, compreenda a importância dele, em especial, nas estratégias de marketing digital. Na prática, a produção de conteúdo web se beneficia do Content Management System por permitir a publicação de materiais de forma prática.
Ao criar um blog para a empresa, por exemplo, o uso de um CMS possibilita o envio de postagens acessíveis para o público. O software faz com que os conteúdos possam ser indexados pelos mecanismos de busca, aumentando as chances de eles serem encontrados e aparecem em boas posições.
Ainda, considere que o uso do CMS é mais fácil e prático do que realizar uma programação complexa para usar o site. Logo, é possível implementar uma estratégia de marketing de conteúdo sem precisar investir tanto na estrutura, focando em aspectos mais relevantes.
No geral, o CMS é vantajoso por viabilizar e facilitar a criação de experiências de conteúdo amigáveis ao usuário, atendendo às suas expectativas.
Quais são os principais CMS do mercado?
Ciente da importância do Content Management System, vale a pena conhecer as alternativas mais utilizadas do mercado. Em junho de 2023, o WordPress era a ferramenta mais popular, com uma participação de mercado (market share) superior a 64%.
Além dele, outras possibilidades disponíveis incluem:
- Shopify;
- Wix;
- Squarespace;
- Joomla;
- Weebly;
- Drupal;
- Magento.
A escolha do CMS adequado depende de questões específicas do negócio e da estratégia de conteúdo. Por essa razão, você deve explorar as funcionalidades das ferramentas para tomar uma decisão informada.
Como mostramos, o Content Management System é uma ferramenta essencial para a implementação da sua estratégia de conteúdo. Ao recorrer a essa alternativa, é possível aproveitar maior praticidade e contar com diversos recursos para publicar todos os tipos de conteúdo.
Essas informações foram úteis? Aproveite e confira dicas para publicar no WordPress corretamente!