Quando se trata de ter um blog, o WordPress é uma ferramenta essencial. Seu modelo de software livre inaugurado em 2003 é o preferido dos blogueiros em todo o mundo. Evidentemente, um importante fator para isso é a possibilidade da instalação de plugins, ferramentas capazes de cumprir as mais variadas funções.

Aliás, é graças aos plugins para WordPress que os blogs, hoje em dia, não são “apenas” blogs. Na realidade, podemos considerá-los sites com as mais variadas finalidades. Afinal, com o WordPress é possível ter páginas de comércio eletrônico, revistas, portfólios e gerenciamento de projetos, apenas para citar alguns exemplos.

Na prática, portanto, os melhores plugins WordPress para site melhoram – e muito – a nossa vida. E é isso o que vamos conferir a partir de agora.

Acompanhe o artigo e boa leitura!

Afinal, o que são plugins?

O que seria de seu telefone celular sem os aplicativos que estão instalados nele? Apenas um aparelho de fazer e receber chamadas telefônicas, não é mesmo? Porém, com o advento dos aplicativos, todos podem transformar seus telefones em verdadeiros computadores, capazes de cumprir as mais variadas tarefas.

Assim funciona também com os plugins para WordPress. Ou seja, cabe a eles permitir que o blog seja qualquer coisa muito além de um mera página sem graça jogada na rede mundial de computadores.

Vale lembrar que os plugins não são exclusividade do WordPress. Certamente, neste mesmo navegador em que você está lendo este texto, vários plugins estão instalados.

Em outras palavras, eles são um programa, ferramenta ou extensão que se adéquam a outro software. Os frutos deste “casamento” são novas funções e recursos disponíveis aos usuário.

Outra vantagem dos plugins é que, via de regra, eles são leves, de fácil instalação e manuseio. Assim, não atrapalham o funcionamento do seu site.

Além disso, permitem que qualquer alteração desejada pelo usuário possa ser feita por meio de uma interface agradável, sem a necessidade de mexer nos códigos do software.

Os plugins e o WordPress

Assim sendo, a utilização de plugins para WordPress é fundamental para quem deseja trabalhar com esta ferramenta. Existem alguns plugins essenciais para WordPress em 2020 que podem transformar um simples blog numa loja online em uma plataforma de ensino ou em um portifólio de serviços financeiros, por exemplo.

Isso sem contar a importância da otimização que estas ferramentas trazem para o site em questão.

O somatório disso tudo é uma relação de ganha-ganha. Ou seja, tanto o usuário quanto o dono do blog são recompensados com o aumento das funcionalidades, melhor experiência e eficiência do trabalho.

Como escolher plugins para WordPress?

É provável que você já tenha passado longos minutos em frente a um serviço de streaming tentando escolher qual filme assistir. Pois, para quem possui um blog no WordPress, a tarefa de eleger os plugins é mais ou menos semelhante.

Sejam plugins WordPress free ou pagos, o cardápio é enorme, o que reflete, evidentemente, na quantidade e na qualidade destas extensões.

Em 2020, eram mais de 50 mil plugins para WordPress disponíveis. Isso significa, portanto, que uma boa filtragem é fundamental para a escolha dos melhores.

Quais plugins devo escolher, então?

Antes de tudo, o que você precisa levar em conta na hora de escolher plugins para WordPress é a sua real necessidade deles. Se o seu blog trata de receitas, por exemplo, não há motivo para ter um placar online com os resultados da rodada de futebol em tempo real, por exemplo.

Então, primeiramente, entenda exatamente qual a função de seu site. Isso evitará que você caia numa tentação muito comum: a de abrir o menu de plugins e instalá-los quase que por impulso, somente por achá-los interessantes num primeiro momento.

Lembra da nossa analogia com o serviço de streaming? É como o usuário que adiciona dezenas de títulos ao menu de favoritos mesmo sabendo que não assistirá a todos.

Outra dica importante é encontrar os melhores plugins WordPress para 2020. Para isso, vale a pena gastar um tempo numa busca refinada na internet, sobre as funcionalidades, qualidades e defeitos dos plugins que você deseja instalar.

Logo abaixo, inclusive, você verá uma lista com uma série deles. Não se esqueça, no entanto, que é necessário saber o que quer. Então, primeiro entenda como deseja otimizar o seu blog para, só então, buscar os plugins necessários.

Melhores plugins para WordPress

Selecionamos abaixo alguns dos melhores plugins para WordPress. Fique à vontade para compartilhar a lista e dar a sua opinião, inclusive sugerindo outras ferramentas.

WordPress SEO (Yoast)

Certamente, este é o grande plugin da moda atualmente. Afinal, ele é uma mão na roda para quem quer (e todo mundo precisa) transformar seu conteúdo dentro dos parâmetros de SEO.

Cabe ao plugin avaliar o texto e identificar como ele deve ser melhorado para ser encontrado nos sites de busca. E, ao produtor do conteúdo, é fundamental conhecer as otimizações SEO e os padrões de legibilidade para ter conteúdos adequados aos mecanismos de busca.

Se você não souber produzir conteúdos de valor e otimizados para SEO, vale a pena contratar uma empresa de produção de conteúdo especializado.

Contact Form 7

É um facilitador do contato entre você e seu público. Na prática, o que ele faz é criar uma área em seu site, na qual os leitores podem interagir enviando mensagens.

O Contact Form 7 ainda permite que o blogueiro personalize esta área, deixando-a de acordo com a identidade visual do site.

Responsive Select Menu

É quase desnecessário lembrar quanto as páginas de internet são acessadas de dispositivos móveis atualmente. Então, o que este plugin faz é adaptar o menu de navegação do site para que ele fique em ordem também para quem o acessa longe dos computadores tradicionais.

W3 Total Cache

Outra ferramenta importantíssima, afinal, ninguém gosta de navegar por um site que demora para ser carregado. Este plugin aumenta a velocidade de carregamento e, de quebra, ajuda a posicionar melhor o blog nas ferramentas de busca.

Akismet

Quem permite comentários em seu blog sabe como é sofrível lidar com spams. Por isso, vale a pena ter o Akismet, que vai funcionar como uma espécie de vassoura inteligente, varrendo comentários que não deveriam estar ali.

Qual seu plugin preferido?

Como você viu, portanto, são inúmeras as funcionalidades e utilidades dos plugins para WordPress. Basta escolher aqueles que melhor lhe atendem e instalar no seu blog!

E você, tem o seu plugin favorito?  Compartilhe conosco a sua opinião!