Como melhorar seu site? 16 Dicas para impulsionar seu posicionamento online!

A concorrência online costuma ser bastante elevada, já que a internet é um meio de publicidade de grande alcance e investimento acessível a empresas de todos os portes. Por esse motivo, o negócio que deseja se destacar no mercado deve ter um bom posicionamento na web.

Nesse sentido, é necessário buscar métodos para melhorar o site da marca, já que a experiência do usuário é um fator crucial para que a página seja bem posicionada na internet. Pensando nisso, é essencial recorrer às técnicas que podem projetar e ajudar a impulsionar o seu negócio!

Neste post, você aprenderá 16 dicas para melhorar o seu site e auxiliar a sua marca a se destacar das concorrentes no ambiente digital.

Confira!

Qual é a importância de melhorar o seu site?

Primeiramente, é interessante saber por que é preciso melhorar o site da sua marca. De modo geral, os objetivos de uma página corporativa na internet são atrair, engajar e captar possíveis clientes. Mas, para isso acontecer, é necessário que o site tenha uma boa posição no meio digital.

Para tanto, é essencial apresentar uma imagem relevante para a sua persona e investir no marketing digital. Dessa maneira, a sua página deve oferecer uma experiência mais valiosa do que as dos concorrentes, o que permite obter os pontos positivos associados a essa configuração.

Para compreender a relevância de investir na melhora do seu site, confira os benefícios dessa abordagem!

Aumenta o profissionalismo

Um site com layout ultrapassado, informações desatualizadas, confuso para navegar e que não expõe as soluções da marca de forma objetiva passa a impressão de amadorismo. Assim, o cliente pode não confiar no trabalho da empresa.

Em contrapartida, um site otimizado é capaz de demonstrar o profissionalismo do negócio, gerando autoridade e transmitindo confiança para o consumidor.

Favorece o ranqueamento no Google

Ocupar as primeiras posições nos mecanismos de busca é uma das estratégias para aumentar o tráfego orgânico no site. Isso acontece porque os usuários da internet costumam visitar os resultados que ficam no topo das páginas de pesquisa.

Como o Google se preocupa com a experiência de seus usuários, os seus motores de busca preferem ranquear os sites mais alinhados com essa missão. Sendo assim, melhorar o seu site eleva as oportunidades de ter um bom ranqueamento no buscador e de atrair mais visitas.

Eleva o engajamento

O engajamento é uma das estratégias mais utilizadas para gerar resultados para a empresa. Afinal, um consumidor engajado tende a se tornar fiel e a indicar a marca para outras pessoas. Dessa maneira, é possível aumentar o faturamento e obter maior lucratividade.

Também pesa a favor do engajamento o fato de que manter um cliente tem um custo menor do que conquistar um novo consumidor. Nesse sentido, o engajamento pode ser obtido por meio de um site otimizado e que ofereça conteúdos de qualidade, por exemplo.

Aumenta a competitividade

Uma das razões pelas quais você deve se preocupar em melhorar a página da sua marca é a competitividade. Como você viu, o marketing digital é uma ferramenta acessível — já que pode ser implementado com recursos limitados.

Com isso, há numerosos sites que podem competir diretamente com o seu. No entanto, nem todas as páginas são otimizadas ou oferecem boa experiência ao usuário. Nesse cenário, a empresa que se preocupa em apresentar um site agradável e útil se destaca dos concorrentes.

Amplia o faturamento

Com mais visitantes e um site que consegue demonstrar as propostas da companhia, você aumenta as oportunidades de vendas. Dessa forma, há como economizar dinheiro com anúncios e alcançar resultados tão relevantes quanto o tráfego pago.

Com a redução dos custos gerada pelo marketing digital, também é possível elevar a lucratividade e ajudar a tornar seu negócio cada vez mais competitivo.

16 Dicas para impulsionar seu posicionamento online

Agora que você já sabe a importância de ter um site otimizado para o seu empreendimento é o momento de aprender 16 dicas para aplicar na página do seu negócio.

Veja quais são elas!

1. Tenha um site responsivo

Um site responsivo é aquele que mantém a qualidade de imagem e de navegação da página, independentemente do dispositivo pelo qual ele é acessado. Dessa maneira, o site deve ter um design adequado para imagens, menu e outras estruturas com versão para desktop e mobile.

Assim, os seus visitantes podem obter uma experiência mais adequada ao acessar o seu site de qualquer aparelho — o que pode aumentar o tráfego orgânico ao longo do tempo e o engajamento dos usuários na página.

2. Insira menus intuitivos

O menu de um site ajuda o usuário a encontrar o conteúdo que deseja. Por isso, ele deve facilitar a navegação do visitante, o que exige que ele seja intuitivo. Uma das formas de fazer isso inclui separar os conteúdos do site por categorias que façam sentido para o leitor.

Caso o menu não seja objetivo e funcional, o visitante pode ficar confuso na página e perder o interesse de consumir o conteúdo do seu site.

3. Posicione os banners adequadamente

Os banners servem para divulgar campanhas, produtos e serviços da sua empresa ou de parceiros. Embora eles sejam muito úteis, é importante saber onde posicioná-los em seu site. O cuidado é necessário porque os anúncios mal posicionados podem atrapalhar a visualização do conteúdo ou a navegação na página.

Logo, opte por banners posicionados em áreas estratégicas, mas que não atrapalhem a visualização do conteúdo principal. Entre os principais locais, estão a barra lateral e o topo da página do seu site ou blog.

4. Hierarquize as informações

A hierarquização das informações é uma estratégia que serve para facilitar a navegação e a compreensão do seu site. Dessa maneira, os conteúdos devem estar dispostos conforme o nível de relevância de cada dado naquele contexto.

Esse método vale não apenas para títulos e intertítulos de artigos educacionais, por exemplo, mas também para menus, informações sobre os produtos e a empresa, e outros elementos.

5. Mantenha seu site atualizado

Como você viu, um site desatualizado gera a sensação de amadorismo por parte do empreendimento. Nesse sentido, é fundamental atualizar desde as informações sobre produtos ou serviços oferecidos até as informações de contato do negócio. Ainda, é imprescindível manter a frequência de publicação de conteúdos educacionais.

Uma página atualizada significa que a empresa se dedica ao site e se preocupa em manter o seu público bem informado. Consequentemente, esse compromisso amplia o engajamento dos leitores que visitam a página com maior frequência para conferir as novidades.

6. Use um compressor de imagens

Garantir um carregamento rápido da página também é importante para melhorar o seu site. Nesse caso, você pode usar um compressor de imagens, o qual reduz o tamanho dos arquivos sem causar grande perda da qualidade.

Dessa maneira, é possível utilizar a ferramenta para reduzir a quantidade de conteúdo a ser aberto. Assim, imagens em tamanhos menores fazem com que o site ganhe rapidez em seu carregamento, melhorando a experiência do usuário e ajudando no ranqueamento perante os mecanismos de busca.

7. Tenha uma hospedagem de qualidade

Além do compressor de imagens, ter uma hospedagem de qualidade é essencial para que o seu site e blog carreguem no menor tempo possível. Afinal, a infraestrutura da página precisa de suporte eficiente para se manter ativa na internet.

Desse modo, procure uma hospedagem que sustente o porte do seu site, a fim de garantir tanto a rapidez de carregamento das páginas quanto a estabilidade delas.

8. Use um CDN

A rede de distribuição de conteúdo (CDN) é uma ferramenta que funciona como replicador do servidor, sendo posicionada em diversos países. Dessa maneira, ela contribui para que a conexão tenha a mesma qualidade — independentemente do local de acesso.

Essa iniciativa é fundamental, especialmente, para empresas que desejam que o seu site alcance clientes no mundo todo. Ainda, a CDN pode ser útil para garantir mais eficiência no carregamento de cada página.

9. Tenha um blog e mantenha a frequência dos conteúdos

Os blogs começaram como uma espécie de diário pessoal virtual, permitindo que os usuários compartilhassem o seu dia a dia com outras pessoas. No decorrer dos anos, no entanto, a audiência desse formato de comunicação aumentou — tornando-o uma oportunidade de monetização.

A princípio, as empresas pagavam pela publicidade dos chamados influenciadores digitais. Contudo, as marcas notaram que os blogs poderiam se tornar um meio direto de interação com seus consumidores. Assim, abriu-se espaço para que empresas de todos os tamanhos se comunicassem diretamente com seu público-alvo.

Atualmente, manter um bom blog no site da empresa é o passo mais importante para impulsionar o posicionamento online da marca. Afinal, os conteúdos postados nos blogs ajudam a gerar tráfego orgânico — já que os motores de busca utilizam as páginas para fornecer as respostas para as pesquisas dos usuários.

Nesse sentido, quanto mais material relevante postado com frequência houver no seu site, maiores as chances de atingir o ranqueamento no Google, receber a visita de potenciais clientes e construir autoridade perante seu público — ampliando as possibilidades de realizar novas vendas.

10. Produza conteúdos otimizados

Como você viu, o Google busca por páginas que ofereçam a melhor experiência ao usuário. Isso significa que ele prefere os sites mais rápidos, responsivos, de navegação intuitiva e que respondam às dúvidas dos leitores.

Para tanto, as ferramentas procuram pelos sites que seguem as técnicas de otimização de mecanismos de busca, também conhecidas como SEO.

Entre os critérios de otimização, estão:

  • uso de palavras-chave com maior procura ou melhores oportunidades de ranqueamento;
  • publicação de artigos que garantam boa escaneabilidade e legibilidade dos conteúdos;
  • utilização de links internos (link building);
  • entre outros.

11. Ofereça o que seu público procura

Além de adequar o material às técnicas de SEO, é necessário que o conteúdo tenha um direcionamento correto, respondendo exatamente o que o título propõe. Assim, o material ganha visibilidade na internet por ser útil aos usuários.

Ademais, ele ajuda a atrair os clientes ideais para o seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa oferece assessoria para investidores qualificados, os conteúdos devem apresentar profundidade compatível com o conhecimento desse público.

Caso contrário, você pode atrair investidores que não sejam o público que a sua companhia atende. Ainda, o Google costuma penalizar os sites que apresentam título e palavras-chave que não correspondem ao conteúdo.

12. Produza conteúdos originais e exclusivos

Outro ponto importante na produção de conteúdos é a originalidade. Isso porque não é incomum encontrar blogs que copiam as matérias de sites de terceiros. Mesmo incluindo a fonte de pesquisa e os devidos créditos, o Google pode entender a construção como plágio — e penalizar a página.

Dessa maneira, a estratégia não trará os resultados desejados. Em compensação, conteúdos bem produzidos e exclusivos são capazes de aumentar as chances de compartilhamento pelos leitores e de ranqueamento nos buscadores online.

Nesse sentido, vale a pena contar com uma equipe especializada na produção de conteúdo educacional para o seu site. Dessa forma, você garante que os materiais gerem valor para o seu público, aumentando o engajamento e potencializando a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Nós, da ABContent, produzimos conteúdos exclusivos e especializados em investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Assim, se essas abordagens se encaixarem no seu negócio, você pode contar com nosso time especializado para ajudar a impulsionar o seu posicionamento online.

13. Comece a utilizar o Google Ads

O Google Ads é o serviço de anúncio do Google. Com ele, a sua publicidade aparece em destaque nas páginas de resultados e na rede display, como em banners em sites e vídeos do YouTube. Assim, ele permite que os clientes que buscam pelos seus produtos ou serviços encontrem o site da sua empresa.

Como é possível configurar a campanha de maneira personalizada e completa, o tráfego gerado por meio dessa ferramenta tende a ser de leads qualificados. Desse modo, o Google Ads pode ser aliado às estratégias de tráfego orgânico e ajudar a aumentar as chances de conversão do seu site ou blog que já possui conteúdos educacionais.

14. Compartilhe os conteúdos nas redes sociais

Para impulsionar seu site, também é válido recorrer às redes sociais. Por meio dessas mídias, você pode ter um grande alcance e fazer com que elas sirvam como uma porta de entrada para a página corporativa.

Assim como no blog, é preciso gerar conteúdo de valor para os seguidores. No entanto, é importante lembrar que os usuários das redes buscam por entretenimento. Então, é interessante que as informações desses canais sejam mais introdutórias.

Uma dica valiosa, nesse caso, é utilizar como base os conteúdos educacionais do seu blog para compor peças para as redes sociais. Outra alternativa é compartilhar os links dos artigos publicados no seu site nas redes sociais da empresa — como uma página no Facebook, Twitter ou LinkedIn.

Por fim, se a sua empresa tem ou pretende ter um canal no YouTube, também é possível investir na produção de scripts de vídeos. Assim, você consegue ampliar a oferta de materiais ao seu público-alvo e impulsionar o posicionamento online da marca ao longo do tempo.

15. Crie uma newsletter

A newsletter é um informativo enviado por e-mail para os assinantes cadastrados. Desse modo, é possível avisar os inscritos sobre novos posts do blog, novos produtos ou serviços e outras novidades da marca, aumentando o número de visualizações na sua página.

Ademais, a estratégia ajuda a criar e estreitar o relacionamento da empresa com os leitores, gerando confiança na marca e fidelização.

16. Monitore os resultados

Além de adotar as dicas anteriores, é essencial monitorar o desempenho do seu site. Assim, você pode entender quais estratégias funcionaram e quais precisam de adequações ou ampliações. Além disso, é possível identificar as técnicas que precisam ser ajustadas e elaborar um plano de ação.

Por exemplo, como você viu, o volume de conteúdo educacional de qualidade pode impactar diretamente na geração de tráfego orgânico para o seu site. Assim, ampliar a quantidade de artigos, vídeos e outros materiais educacionais pode trazer velocidade à captação de novos leads e geração de novos negócios para a empresa.

Para acompanhar os resultados da página, você pode aplicar os seguintes passos:

  • definir os objetivos da empresa com o site;
  • estabelecer a periodicidade do monitoramento;
  • escolher as métricas, como número de acessos, geração de leads e outros;
  • utilizar ferramentas que facilitam o acompanhamento, como o Google Analytics.

Neste artigo, você conheceu a importância de melhorar o seu site e acompanhou 16 dicas para impulsionar a sua marca na web. Assim, não deixe de colocá-las em prática para obter um bom posicionamento na internet!

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