Como aumentar o tráfego do seu blog: 8 estratégias fáceis de serem aplicadas

Blogs são ótimos meios de divulgação para empresas e empreendedores que querem apresentar ao mundo seus produtos/serviços e, ao mesmo tempo, ampliar o conhecimento do público-alvo e gerar autoridade para a marca.

Esse tipo de página da web deve oferecer conteúdos interessantes e que estão ligados às atividades da empresa, tudo com foco na educação dos leitores e estruturação de estratégias de marketing de conteúdo.

Contudo, para que o blog seja positivo para a empresa, ele precisa de audiência. Abaixo estão separadas 8 estratégias e dicas sobre como aumentar o tráfego do seu blog. Confira!

1.  Otimize o SEO

Ao se perguntar como aumentar o tráfego do seu blog, provavelmente o primeiro direcionamento que lhe vem à cabeça é relacionado à produção de conteúdo, certo?

A questão mais importante (junto com os conteúdos, é claro) são as boas práticas de SEO. Para quem não sabe, SEO são um conjunto de “regras” para tornar os textos mais escaneáveis pelos sistemas de busca da internet.

Sites como o Google e Bing possuem um algoritmo que seleciona os melhores resultados de acordo com alguns fatores, sendo o SEO um dos mais importantes.

Textos que respeitam as práticas de SEO recebem, digamos, uma nota maior. Com isso, eles são considerados conteúdos de qualidade pelo algoritmo de busca e se tornam resultados de pesquisa presentes nas primeiras posições.

Estar na primeira página de uma busca é ponto essencial para aumentar o tráfego orgânico e atrair visitantes para o seu site. Portanto, é fundamental respeitar as regras de SEO para obter uma boa posição.

2.  Conheça o público alvo para aumentar o tráfego para o blog

Nenhum site de conteúdos obtém boa audiência se não souber quem é seu público-alvo e o que ele quer consumir de informação.

Pensando em um blog focado em atividades empresariais, isso significa ter alguns cuidados em mente:

  1. escolher uma linguagem acessível ao público-alvo;
  2. compreender quais são as principais dores dos clientes e como a empresa pode solucionar;
  3. encontrar meios de abordar esses temas de modo a despertar o interesse da audiência.

Tudo isso é fundamental para conseguir bons índices de tráfego. Esse exercício de conhecer o público pode ser feito por meio de pesquisas de mercado e complementado com a criação de personas, que são arquétipos dos clientes ideais.

3. Faça conteúdo relevante

Não há mágica em como atrair visitantes, o mais certeiro é produzir bons conteúdos. Eles são a chave do sucesso do blog. Para acertar em cheio nas produções, é preciso conhecer o público e, claro, selecionar bons temas.

Junto com a seleção de uma temática interessante, é preciso trabalhar essa informação de forma que ela tenha capacidade de reter a atenção dos leitores e, de preferência, estimulá-los a consumir mais material.

Se você se pergunta como aumentar o tráfego do seu blog, mas não domina os meios para produzir bons conteúdos, a melhor alternativa é procurar empresas qualificadas em escrita criativa e conteúdos especializados no seu nicho.

4.  Diversifique

Além das preocupações com a relevância, é preciso se atentar à diversidade de conteúdos. Uma das formas de aumentar o tráfego orgânico é buscando temas interessantes e que não sejam sempre relacionados ao mesmo assunto.

É interessante separar algum momento da sua semana para fazer um brainstorming e tentar encontrar temas que pertencem ao universo do blog e que são atrativos para o público.

Isso também vale para o formato do conteúdo. Nem tudo precisa ser post de redação. Aposte em formatos como:

  1. vídeos;
  2. infográficos;
  3. e-books;
  4. listas.

5.  Aposte na distribuição de conteúdo

Nenhuma empresa deve fazer um blog e contar apenas com a audiência vinda de buscas orgânicas em sites de pesquisa. É preciso espalhar a palavra.

O real valor do marketing de conteúdo encontra-se na distribuição do conteúdo. Mas isso não significa que você deve sair divulgando seu blog em todos os lugares que encontrar. O ideal é procurar onde está seu público alvo e, claro, apostar nas redes sociais e seus grupos segmentados.

As redes sociais são muito importantes nas estratégias de distribuição, mas também é possível criar newsletters e e-mails inseridos dentro de um fluxo de nutrição de leads para espalhar ainda mais os conteúdos para as pessoas certas.

6.  Firme parcerias com outros sites e blogs

Uma das formas de aumentar o tráfego do seu blog é por meio de parcerias. Vale a pena buscar sites e outros blogs do mesmo nicho e tentar firmar parcerias de divulgação.

Essa estratégia é boa tanto para atrair visitantes para o seu site e também para otimizar o SEO.

7.  Atualize conteúdos antigos

Atualizar os conteúdos já publicados também potencializa o SEO e dá oportunidade para que essas informações sejam revisadas, melhoradas e ganhem o acréscimo de novidades.

Essas atualizações são interessantes, inclusive, para que seja possível divulgar novamente os conteúdos, tanto nas redes sociais como em outros locais de distribuição.

8.  Faça anúncios digitais

Redes sociais como o Instagram, Youtube, LinkedIn e Facebook possuem ferramentas para publicidade. Muitas empresas e sites de conteúdos utilizam esse recurso para aumentar o tráfego.

Mesmo que seu foco seja no tráfego orgânico, investir uma pequena quantia em anúncios pagos é um procedimento recomendável para atrair novas pessoas, que, posteriormente podem continuar a seguir os conteúdos do blog e se tornarem clientes.

Além das redes sociais, é possível patrocinar links no Google Ads, com isso, seus posts podem surgir como o primeiro resultado de busca, o que é ótimo para quem se pergunta como aumentar o tráfego do seu blog.

Não se esqueça que para obter bons resultados com anúncios é fundamental segmentá-los para atingir em cheio seu público-alvo,. Portanto, voltamos a um ponto fundamental: é preciso conhecer sua audiência acima de tudo!

Essas oito estratégias listadas acima são procedimentos simples e práticos para potencializar o tráfego do seu blog e gerar mais visitas e oportunidades de negócios.

A soma de todas elas vai resultar em números mais expressivos de audiência, o que é fundamental para alimentar as estratégias de inbound marketing e captar mais interessados nos seus produtos/serviços.

Se você deseja aumentar o tráfego do seu blog com conteúdos relevantes, entre em contato conosco! Oferecemos o melhor conteúdo especializado para atender às necessidades do seu negócio e ajudar a construir a autoridade online que a sua empresa precisa para se destacar da concorrência!

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