Dentro da lógica do marketing digital, uma das preocupações mais importante é com a redação de conteúdos. As informações, sejam elas para um blog ou para o site institucional de uma empresa, deve ser bem estruturadas, respeitar regras de SEO e utilizar alguns termos-chave.
Esses termos-chave são as famosas keywords, tão importantes para ajudar no ranqueamento das páginas do site e também para fazer com que o conteúdo da empresa seja acionado de acordo com a busca das pessoas nos sistemas de pesquisa da web.
A escolha das palavras-chave ideais para seu negócio não é algo que deve ser feito sem estratégia. É preciso ter cuidados com essa seleção e saber como pesquisar palavras-chave para artigos e anúncios.
Abaixo, você encontra uma lista com 6 ferramentas gratuitas para encontrar as melhores keywords para as estratégias de conteúdo do seu negócio.
1. Keyword planner
Vamos começar com uma ferramenta que tem foco na construção dos anúncios digitais. O Keyword planner tem o poder de informar ao usuário quais são os termos relacionados que possuem mais procura e quais são mais disputados pela concorrência.
Por se tratar de publicidade paga – na qual a empresa anunciante pretende obter retorno sobre o investimento – não há dúvidas de que é preciso saber o que o público-alvo está pesquisando, a fim de encontrar os gatilhos mais precisos para seu anúncio.
Para acessar o Keyword Planner basta ter uma conta Google e acessar o Google Ads. Utilize sua estrutura para determinar não só as palavras-chave que você deseja, mas para compreender um pouco mais sobre as KW negativas, que são aquelas que você não quer que sejam relacionadas à sua empresa.
Aqui vai uma dica interessante: a ferramenta de palavras-chave do Google foca nos anúncios, mas isso não significa que você não pode utilizá-la para ver quais são as melhores KW para seus artigos.
É claro que a precisão não é a mesma, mas serve de termômetro para ter alguns insights sobre as melhores palavras-chave para seus conteúdos escritos.
2. Google Trends e Google Correlate
Outra ferramenta do Google que tem uma função bem interessante: ela analisa o volume de pesquisas de uma palavra-chave, termos, frases, etc. Com o Trends é possível verificar quais são as buscas que estão bombando na internet e quais não têm grande apelo.
A base de dados permite que você analise a abrangência de termos e palavras com base em critérios como público e localização, o que potencializar as chances de escolher com precisão as palavras-chave para seu negócio.
O Google Trends faz um trabalho complementar ao Keyword Planner, já que ajuda a mapear quais termos estão “aquecidos” e, por consequência, terão maior concorrência para os anúncios.
Já o Google Correlate é um recurso inserido dentro do Trends, que tem como finalidade ajudar na descoberta de buscas que tenham padrões de comportamento similar.
Com isso, é possível analisar de forma mais ampla o interesse do público e quais são os termos e palavras-chaves mais ativadas por ele.
3. Ubersuggest
Outra ferramenta bem completa que permite análise aprofundada sobre as palavras-chave. Ele permite aplicar uma espécie de engenharia reversa. É possível captar informações sobre qual tipo de estratégia está funcionando em sites similares e colocá-las em prática para se tornar mais competitivo.
O Ubersuggest também gera recomendações de palavras-chaves e termos de pesquisa alinhados com sua necessidade. E ele vai além, oferecendo um panorama sobre os custos por clique para as Keywords (KWs) desejadas e quais são as palavras que devem ser negativadas.
4. Keyword Magic Tool
Esse gerador de palavras-chave é um recurso do SEMrush, uma das mais completas ferramentas para marketing digital da atualidade. A ferramenta possui uma versão grátis para uso, contudo, seus principais recursos estão atrelados à aquisição do pacote da SEMrush.
Mas isso não significa que ela não é útil em sua versão free. O usuário pode fazer até dez consultas diárias e obter informações importantes, como:
- quais são as palavras-chave presentes em seu site e que também aparecem nos 20 primeiros resultados do Google para uma determinada busca;
- que tipo de palavra-chave é melhor para atrair tráfego;
- quais são seus concorrentes orgânicos.
Vale a pena experimentar essa ferramenta e, caso você tenha verba disponível, investir na aquisição da versão completa para obter mais recursos estratégicos.
5. Moz Keyword Explorer
Poderosa ferramenta de pesquisa de palavras-chave grátis que oferece o recurso de baixar mil KWs em um único clique, sem cadastro nem burocracia.
Mas não é só isso que ela faz por você. Há também sugestões das melhores palavras-chave e análise da taxa de cliques e da capacidade delas gerarem resultados orgânicos.
Assim como ocorre com Keyword Magic Tool, este recurso é limitado em sua versão grátis, permitindo 20 consultas por mês e uso restrito de suas principais ferramentas.
6. Keywords Everywhere
A maioria das ferramentas gratuitas para encontrar as melhores palavras-chave para seu negócio focam em anúncios e nem tanto em tráfego orgânico. Esse é o diferencial do Keywords Everywhere.
Essa extensão para Chrome e Firefox adiciona informações sobre suas buscas em tempo real, na mesma página onde você se encontra. Com isso, você consegue analisar dados de tráfego orgânico e ainda descobrir quais são as pesquisas análogas às feitas por você.
Para configurar o uso dessa ferramenta é preciso usar um API, mas muito complexo. Feita a instalação, você verá análises das buscas feitas no Google, Keyword Planner, Google Trends, Youtube, Amazon e muito mais.
Conclusão
Escolher as palavras-chave para o seu negócio não é algo simples e, como dito na introdução, demanda estratégia e análise de mercado. Essas ferramentas facilitam esse processo, reduzindo as chances de erro e otimizando suas ações de marketing digital.
É sempre bom contar com uma força das novas tecnologias para potencializar seus resultados. Na hora de colocar a mão na massa e iniciar o mapeamento das melhores KWs para seu negócio, não deixe de usar pelo menos uma dessas ferramentas para deixar seu trabalho mais assertivo.
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