Deseja abrir empresa em 2020? Veja 6 dicas práticas!

Você sabia que 2,8 milhões de empresas foram abertas no Brasil até outubro de 2019? Os dados emitidos pela Receita Federal apontaram um crescimento de 18% no registro de novos empreendimentos, se comparados os dados de 2018.

As estatísticas apontam para uma ascensão no empreendedorismo no Brasil, algo movido pela queda no emprego formal e motivado pelo espírito empreendedor, que é uma das marcas registradas do povo brasileiro.

Muito provavelmente, o ano de 2020 também deve registrar bons índices de abertura de empresas. E se você está pensando em abrir seu próprio negócio neste ano, é importante conhecer algumas dicas práticas para fazer a criação de sua empresa uma tarefa mais simples e sem erros.

Confira agora 6 dicas para quem deseja abrir empresa em 2020. Fique atento a cada um dos itens para simplificar o início da sua trajetória no empreendedorismo. Boa leitura!

1. Tire um tempo para analisar sua ideia e os fatores de sucesso

Antes de formalizar a abertura de uma empresa, o primeiro procedimento envolve reflexão e análise de mercado. Iniciar um empreendimento é algo sério e envolve investimentos, e você não quer gastar suas economias para iniciar um negócio que não vai para frente, certo?

Reflita e liste todos os pontos relativos à sua ideia:

  1. Quem é o público?
  2. Qual será o propósito da empresa?
  3. Quais empresas podem ser seus fornecedores de mercadorias ou matérias-primas?
  4. Quais são os principais concorrentes?
  5. Qual modelo de negócios você pretende adotar?

Este processo de autoanálise da sua ideia de empreendimento é fundamental. Basta assistir a algum episódio de programas como “Shark Tank” para entender como essa reflexão é essencial para elucidar a validade de sua ideia e pertinência perante o mercado.

No programa, os jurados pedem vários dados e fazem diversos questionamentos sobre o modelo de negócios e a ideia dos empreendedores.

E não se trata de show biz, mas sim de uma preocupação real que toda pessoa que deseja abrir uma empresa em 2020 deve fazer para evitar o insucesso ou erros de dimensionamento em seus projetos.

2. Cuidado com empreendimentos “da moda”

Hoje em dia, a internet nos ajuda a ter contato com diversas ideias sobre empreendimentos. Essa troca de informações faz com que muitos empreendedores peguem ideias de sucesso e reproduzam.

A questão é que nem sempre o sucesso de hoje dura até amanhã. Um bom case para se pensar é a febre da “paleta mexicana”.

Esse tipo de sorvete fez sucesso no Brasil, contudo, sua duração como algo rentável e atrativo foi pequena, e muitos empreendedores se frustraram com o resultado de seus negócios.

Tenha cuidado para não se deixar levar pela empolgação do momento. Analise qual é a serventia dos produtos/serviços que sua empresa pretende oferecer e reflita muito sobre a vida útil do modelo de negócios. Não vale a pena investir suas economias em uma ideia “descartável”.

3. Execute um bom planejamento

Refletiu sobre os principais fundamentos da empresa e do modelo de negócios? Então, agora é hora de executar um planejamento para dar início ao seu empreendimento.

Antes de tirar a sua ideia do papel, foque na construção de um passo a passo para a formalização da empresa. Veja quais serão suas principais necessidades, tente traçar os processo internos e analise alguns outros fatores importantes como:

  1. Capital disponível para abertura da empresa;
  2. Plano de negócios;
  3. Atribuições de cada setor;
  4. Necessidade de contratação de funcionários;
  5. Formas de divulgação;
  6. Métodos de atendimento ao cliente;
  7. Modelos de captação de clientes.

Nesta etapa, planejamento financeiro é essencial para direcionar os gastos de modo inteligente. Se a sua empresa está iniciando as atividades com baixo capital, essa tarefa se torna ainda mais importante para direcionar os investimentos para as atividades certas.

4. Prepare-se para ser um empreendedor

Muitos empreendimentos vão à falência devido à má gestão do negócio. Abrir uma empresa demanda conhecimentos sobre administração, e não somente sobre a atividade fim.

Mesmo que você seja excelente na execução do core business do seu empreendimento, sem qualidade administrativa seu projeto está em jogo. A dica é: capacite-se.

Procure entidades como o SEBRAE para buscar assessoria para seu empreendimento. Ler alguns bons livros e consumir conteúdos sobre administração empresarial também vão auxiliar você na abertura de sua empresa.

Em pleno 2020, as pessoas têm acesso à diversos tipos de programa de formação e capacitação profissional, inclusive com métodos EAD que facilitam a vida de quem tem um cotidiano atribulado. Aposte na sua educação e na capacitação de todos os envolvidos no empreendimento para garantir mais chances de sucesso.

5. Execute dos procedimentos tributários e burocráticos com muito zelo

Quando alguém decide abrir uma empresa, uma das tarefas que não há como escapar é a escolha do regime tributário e a execução de todas as burocracias para formalizar o empreendimento.

A escolha do regime tributário é um ponto crítico. Erros ao tomar essa decisão podem acarretar em muitos gastos com impostos, ou até mesmo problemas com a Receita Federal.

Tome muita atenção nesta etapa, e, se possível contrate uma assessoria contábil para gerenciar as demandas. Veja abaixo algumas das obrigações que sua empresa tem de cumprir:

  1. Criação CNPJ;
  2. Escolha regime tributário;
  3. Emissão de alvarás;
  4. Registro estadual e municipal;

6. Invista em divulgação

O marketing digital vem se provando uma metodologia de divulgação que contribui para o crescimento dos novos empreendimentos.

A criação de conteúdo e adoção das principais estratégias de marketing na web permitem que seu empreendimento se posicione de forma positiva no mercado, inclusive como uma autoridade no assunto.

A captação de clientes por meio das táticas do marketing digital possui bom custo benefício e abre oportunidades para que sua empresa amplie a visibilidade da marca e sua reputação com base em informações e relacionamento com o cliente.

Não deixe de separar parte do capital disponível para traçar algumas ações de marketing e dar o pontapé inicial na divulgação do seu negócio.

Abrir uma empresa em 2020 pode ser a saída para renovar sua atuação no mercado profissional e dar margem para que você execute o negócio dos seus sonhos.

Mas empreender significa ter estratégias traçadas para o sucesso, sendo assim, não deixe de seguir as seis dicas listadas acima para reduzir os riscos de erro ao abrir uma empresa.

Você conhece mais algum procedimento essencial para dar início à uma empreendimento bem sucedido? Então, compartilhe conosco suas opiniões e experiência nos comentários!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: