Link building: como esta estratégia pode ser útil para SEO

Se destacar nos principais mecanismos de busca é algo que qualquer empresa deseja, principalmente se levado em conta que esses canais são grandes impulsionadores de clique e geradores de views. As técnicas para isso são diversas e, dentre elas, está o Link Building.

Mas, afinal, você sabe o que significa Link Building? O termo pode ser novo para muitos, já que, nos dias atuais, se tecla muito na importância do SEO para ter um bom posicionamento na web. No entanto, é válido destacar o que Link Building também está inserido no SEO e envolve a tática de inserir links em outros sites que direcionam ao seu.

A importância da estratégia com links

O modo de aplicar essa e outras estratégias nas empresas vem se modernizando, visto as atualizações realizadas no Google.com, principal canal de busca, conforme demonstra o Statcounter Global Stats.

De acordo com o levantamento, o mecanismo de busca responde a 78,23% do mercado mundial. Com essas atualizações, o Google ficou mais exigente e tornar esse trabalho ainda mais complexo.

Pode ser trabalhoso, mas entender a importância do Link Building proporcionará recompensas grandes. Com mais links que redirecionam usuários ao seu site, a tendência é que o fluxo de visitas aumente, bem com a interação e o compartilhamento.

Além disso, o Link Building permite uma melhor otimização orgânica da página e, consequentemente, facilita as buscas dos clientes pelo seus serviços. Continue a leitura e entenda como aplicá-lo na sua estratégia de marketing de conteúdo!

Aplicando o Link Building

Neste momento, deve estar se perguntando: então, o que devo fazer para dar o primeiro passo e utilizar essa estratégia de links em meus conteúdos? Em primeiro lugar, você deve saber que este processo não é tão difícil quanto parece.

Confira abaixo estratégias de Link Building que lhe ajudarão a se tornar número um nos resultados de buscas!

1 – Foque no conteúdo otimizado

Por mais óbvio que pareça, um bom conteúdo otimizado pode receber mais linkagens espontâneas ou ajudar na hora que solicitar que o linkem em outros sites. Para isso, é necessário manter a frequência de suas postagens, deixando claro a periodicidade do material, seja diário, semanal ou mensal.

Fidelizar seus leitores e oferecer mais material de qualidade gerará ainda mais audiência.

As práticas de SEO também lhe auxiliarão a ter um reconhecimento por parte do público. O Google, por exemplo, usa mais de 200 fatores de ranqueamento, como usar uma boa palavra-chave, trabalhar no título e subtítulos e divulgar o que foi produzido.

Outro passo que vai lhe ajudar é solicitar aos seus leitores que compartilhem a informação para que mais pessoas também tenham acesso – o chamado call to action. Se o conteúdo for exclusivo, melhor ainda.

Fuja do mais do mesmo. Busque formas de se destacar no meio da concorrência, seja por trabalhar novos formatos ou por entregar conteúdos completos.

Uma das ferramentas que podem ajudar você a manter seus conteúdos otimizados é o plugin Yoast SEO.

2 – Use infográficos

Dados também ajudam a mostrar que o material disponível no seu site é de confiança. Além disso, por ser um conteúdo que chama mais atenção e demonstra base a seus artigos, costuma atrair mais links com maior facilidade.

O infográfico também pode ser um motor de impulsionamento no Link Building por meio do uso de embed code, um código HTML que é possível disponibilizar junto com o gráfico, permitindo, assim, que os usuários copiem e colem em seu próprio site.

Essa técnica não se limita aos infográficos. Caso deseje, você pode integrar o embed code em imagens, vídeos, podcasts e até em textos polêmicos e chamativos.

3 – Aposte em Guest Post

Artigos escritos para portais de terceiros também podem impulsionar o fluxo do seu site e, assim, proporcionar mais visualizações. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de Guest Post.

Trata-se do ato de criar um post, como convidado, em outro site, de forma que atraia o leitor para um artigo seu ou outra página do seu site (coloque sempre links para seu site ao longo dos artigos). Por conta do rigor do Google, busque manter o padrão de qualidade do artigo no mesmo nível que utiliza no seu blog.

O Guest Post ainda pode ser mais eficiente se você escolher sites relacionados ao seu mercado. Além disso, busque produzir Guest Post que contenham, pelo menos, de 800 a 1000 palavras, e que sejam originais, já que o Google pune casos de duplicidade.

4 – Produza material com citações

Colocar citações de outros conteúdos em seu material deixa o artigo ainda mais propenso a ser compartilhado pelo autor da citação. Seja em suas redes sociais ou no próprio site.

No entanto, é importante prestar atenção a quem quer chamar atenção. Não se baseie em quais sites/personalidades têm maior chance de responder o seu artigo. Tenha como foco aqueles que são considerados referência no seu mercado.

Não deixe também de entrar em contato com o autor citado ao publicar seu material. O retorno é positivo, gera gratidão e, claro, compartilhamento.

Não precisa utilizar esse tipo de apoio como uma homenagem. Ao usar sites como referência ao complementar pontos do seu artigo, por exemplo, deixe isso claro ao dono do site em questão e mostre que o teve como guia ou suporte para seu material.

5 – Invista em redes sociais

Todo produtor de conteúdo quer ver seu material chegando a um grande número de pessoas. Portanto, ignorar o suporte das redes sociais (e seu enorme número de usuários) é um erro gravíssimo.

Afinal, ao postar conteúdos em redes sociais, além da possibilidade de alcançar novos leitores, eles ainda poderão usar o seu material como referência – fazendo o Link Building – na produção de seus próprios conteúdos.

Além de você mesmo compartilhar os artigos em suas redes sociais, incentive que seus leitores compartilhem e divulguem a informação.

Outra opção válida é oferecer botões de compartilhamento em seu site, seja no início, final ou na lateral das páginas, deixando bem visível a opção de postagem e compartilhamento.

Resultados positivos

Os mecanismos de busca na internet continuam sendo a principal fonte de informação de grande parte da população que está atrás de informações, novos serviços ou produtos. Se destacar em meio a esse oceano de possibilidades dentro do mercado não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Utilize as dicas acima, além de outras já compartilhadas aqui no nosso blog, e tenha seus merecidos resultados.

Gostou das dicas? Elas podem ser muito úteis para o alavancamento tanto do seu trabalho quanto de seus amigos. Portanto, compartilhe este artigo!

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