5 dicas de marketing digital para ir além do vídeo

Se você buscar uma lista com dicas de marketing digital neste exato momento, com certeza encontrará um tópico sobre a produção de vídeos e como eles devem ser utilizados nas suas ações de divulgação.

Sem dúvidas, vídeos são ótimos recursos de atração de clientes, além de serem uma boa forma de transmitir conhecimentos para a audiência. A questão é que nem só de vídeos vivem as estratégias de comunicação e marketing.

Existem muitos recursos que podem ser explorados para captar a atenção do público-alvo e potencializar os seus resultados. A comunicação escrita tem grande poder. Por isso, nenhuma empresa deve resumir suas ações à produção de vídeos para instagram e outras plataformas.

No post de hoje, vamos deixar os vídeos de lado. Será a hora de focar em 5 dicas de como estruturar o marketing digital sem a necessidade de gastar horas de edição e gravação.

Boa leitura!

O que há além do vídeo?

Antes de tudo, é interessante falar que não há nenhum problema com a produção de vídeos. A grande questão é que eles consomem muito mais tempo e recursos para serem feitos.

Com isso, quando a empresa deixa de olhar para os outros recursos à sua disposição, ela perde a oportunidade de colocar em prática outras ações efetivas de marketing digital.

Deixe os vídeos para depois. Nossa lista de 5 dicas de marketing digital mira os iniciantes, pessoas que estão começando nessa trajetória e que, portanto, devem conhecer outros recursos mais simples, porém, igualmente efetivos.

Vamos lá?

Dica nº 1: Faça um blog para sua empresa!

Blogs são ótimos espaços de conversão de pessoas e captação de novas oportunidades. Por meio de bons posts, sua empresa pode gerar autoridade de mercado junto ao público-alvo e contribuir para a jornada de compra, auxiliando o consumidor com informações vitais para fechar um negócio.

Por meio de um blog, é possível utilizar as técnicas de SEO, a fim de fazer com que seu site fique bem ranqueado nos sistemas de busca da internet, como o Google.

Com isso, as chances das pessoas entrarem em contato com a sua empresa aumentam bastante, ainda mais se houver os devidos cuidados para ranquear bem com palavras-chave estratégicas.

Dica nº 2: Acredite no poder do e-mail

Erra quem pensa que usar o e-mail não leva a lugar algum. Boas estratégias de marketing digital não são feitas sem utilizar comunicação via e-mail.

A caixa de entrada dos e-mails é uma oportunidade de comunicação próxima, personalizada e segmentada. Para obter sucesso, é claro, a comunicação por e-mail precisa ser bem feita.

Se atente aos seguintes pontos:

  1. e-mails devem conter informações de interesse do público. Só devem ser enviados e-mails com temas que realmente vão chamar a atenção;
  2. é preciso ser criativo na escrita, especialmente na escolha do assunto do e-mail;
  3. o design deve ser atraente e responsivo;
  4. é preciso tomar cuidado para não exagerar na frequência de envios.

Você pode até estar pensando “mas eu vou mandar e-mail marketing?”. Calma, nem tudo na comunicação via e-mail orbita em volta do e-mail marketing. Sua empresa pode estabelecer um fluxo de nutrição de leads com e-mails de conteúdos e criar newsletters.

Ambas as estratégias são caminhos para se aproximar do público, oferecer conteúdos relevantes e ampliar as chances de captação.

Sim, uma lista com dicas de marketing em 2020 ainda está falando de e-mail. E continuaremos falando sobre ele em 2021, 2022 e muitos anos além.

Não se engane, o e-mail não está morto. É apenas uma comunicação sensível que demanda bastante estratégia, criatividade e capricho.

Dica nº 3: Posts em redes sociais geram proximidade e oportunidade

Dando continuidade à nossa lista com dicas de marketing digital, vamos falar sobre elas – as famosas redes sociais. Pense bem: quase todo mundo tem perfil. E quase todas as empresas também estão presentes nessas plataformas.

As redes sociais são canais de comunicação que permitem uma interação bastante próxima entre a empresa e seu público-alvo. Bons posts geram repercussão, oportunidade de diálogo e ajudam com as estratégias de branding e geração de autoridade.

As postagens podem ser leves, informativas, conter memes, contar histórias e muito mais. Basta decidir qual será o direcionamento desejado.

Dentre as melhores dicas de marketing de vendas, você precisa saber que redes como Facebook e Instagram estão se destacando como locais de atendimento ao cliente, tanto no pré quanto no pós-venda.

Fique de olho na oportunidade de estreitar os laços e interagir com seu público e clientela por meio dos seus posts.

Dica nº 4: Boas landing pages convertem e geram dados estratégicos

Landing pages são recursos simples para captar dados estratégicos. Se a sua empresa quer dar um boost na captação de leads, vale a pena investir na criação de LPs.

Landing pages sozinhas não convertem nada. Por isso, é importante pensar muito bem no que vai ser colocado à disposição do público nessas páginas.

Você pode ofertar:

  1. conteúdos ricos, como e-books e whitepapers;
  2. um código promocional de compras;
  3. download de materiais, como planilhas.

Para que a landing page garanta resultados, é preciso organizar as informações contidas nela, criar um design atraente e inserir CTAs.

Não se esqueça também que a página deve ter carregamento ágil e ser responsiva. Pu seja, se adaptar às telas de dispositivos móveis e também computadores.

Dica nº 5: Publicidade digital também dá retorno

Já pensou em fazer anúncios no Google e nas redes sociais? Saiba que essa costuma ser uma dica de marketing digital bastante comentada pelos especialistas.

Isso ocorre porque os anúncios geram retorno e apresentam um ótimo custo-benefício. Esqueça os preços exorbitantes das publicidades em TV, rádio e jornal. Nas redes sociais, é possível captar ótimos resultados investindo bem pouco, e isso faz com que os anúncios sejam muito úteis.

Para obter sucesso, é preciso ser muito na segmentação do público, no texto dos anúncios e nos conteúdos que serão promovidos (no caso das redes sociais).

Há vida sem vídeos no marketing digital? A resposta é sim!

Viu quantos conteúdos podem ser produzidos sem apertar a tecla REC? Vídeos são ótimos recursos, mas eles não devem se tornar uma obsessão das empresas, especialmente por serem materiais de alta complexidade e custo mais elevado.

Pode apostar: com essas dicas, seu marketing digital tem tudo para decolar agora e nos próximos anos!

Mas, atenção: é preciso unir três pontos fundamentais para ter bons resultados:

  1. estratégia bem desenhada;
  2. criatividade para dar vida aos conteúdos;
  3. conhecimento total sobre o público;
  4. domínio da linguagem ideal para estabelecer um diálogo com o seu público;
  5. capacidade para escrever sobre seu nicho de mercado de forma simples e clara.

Tudo isso pode ficar sob responsabilidade de uma equipe especializada. Times como o da ABContent atuam no mercado de marketing digital e conteúdos para web desenhando estratégias, pesquisando as melhores formas de abordar o público e caprichando na criatividade necessária para os conteúdos.

Deixe suas ações de marketing de conteúdo nas mãos de uma equipe preparada para gerar resultados!

Essa é uma recomendação bem interessante para não desperdiçar seu tempo criando conteúdos. E para não desperdiçar dinheiro com quem não entende do seu negócio.

Foque no seu core business e tenha profissionais qualificados no comando das estratégias de marketing de conteúdo do seu negócio!

E aí? Gostou das dicas de marketing digital sem vídeos? Então deixe um comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Uma resposta

  1. To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus
    favoritos para ler depois com calma outras postagens.
    Quero te dar uma Sugestão… Como Anda as suas
    Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número
    de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir
    Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma
    gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: