7 formas de monetizar blog: ganhe dinheiro online

Um dos fenômenos mais interessantes de se analisar no universo digital é a ascensão dos youtubers e digital influencers. São pessoas que conseguiram transformar suas atividades em redes sociais e portais de conteúdo em profissão.

O processo ocorrido com essas figuras da internet é chamado de monetização, ou seja, aquilo que era hobby se transformou em algo sério e rentável. E, vamos falar sério, quem não gostaria de conseguir fazer o mesmo?

Quem tem um blog, inclusive empresas e negócios de diversas áreas, também pode pensar em monetização. Existem algumas maneiras de monetizar blogs, fazendo deles um meio para garantir uma renda extra ou, quem sabe, sua principal fonte monetária.

Quer aprender como ganhar dinheiro com blog em 2020? Então confira as 7 formas de monetizar seu blog apresentadas neste post e descubra como fazer suas atividades no meio digital impulsionarem o negócio e os seus ganhos!

1.  Monetizar o blog com o Google Adsense

Uma das alternativas mais simples é utilizar seu blog para veicular as propagandas da rede de display do Google Adsense. Com isso, seu blog ganha alguns espaços definidos para veicular propagandas, e o dinheiro entra conforme seus leitores clicam nos anúncios ou conforme os anúncios atingem determinadas taxas de visualização.

Para fazer parte do Adsense, basta se cadastrar com uma conta Google e ter um blog de conteúdo com domínio próprio, além de deixar algumas informações básicas como endereço, telefone de contato e dados bancários para depósito.

A grande virtude do Adsense é que seu algoritmo faz com que as propagandas veiculadas em seu blog sejam relevantes para seu público-alvo, com isso, aumentam as chances de clique na publicidade.

2.  Conteúdo patrocinado

Quando o blog começa a ganhar relevância e audiência, você pode procurar outras empresas e tentar firmar parcerias para gerar conteúdos patrocinados. Essa prática é bem comum entre os influenciadores digitais do Instagram e do Youtube, mas é uma lógica que também pode ser executada em blogs de negócios.

Vale destacar que monetizar o blog com conteúdos patrocinados requer um trabalho prévio muito bem feito, afinal, as empresas não patrocinam conteúdos em qualquer tipo de site.

Sendo assim, é preciso ter bons conteúdos e fazer uma boa administração do seu blog para garantir níveis de tráfego que sejam atrativos para as empresas.

3.  Monetizando com publicidade fora do Adsense

Além da possibilidade de veicular anúncios da rede de display do Google, você também pode procurar por outras formas de veicular anúncios em seu blog. Existem outras empresas que estabelecem a veiculação de publicidade em sites e blogs.

O único cuidado a se tomar aqui é com os formatos de publicidade e com a poluição que elas podem gerar. Sites com muitas propagandas costumam oferecer uma experiência de navegação menos convidativa do que sites mais “limpos”.

Lembre-se que a taxa de rejeição das páginas do seu blog podem subir, caso haja muita propaganda atrapalhando o consumo dos conteúdos. Por isso, tome cuidado para não exagerar na dose.

Abaixo, veja alguns serviços análogos ao Adsense que você pode utilizar em seu blog:

  1. Infolinks;
  2. Adversal;
  3. Amazon Associates;
  4. PopCash;
  5. Burstmedia;
  6. Yahoo Publisher.

4. Conteúdo exclusivo e planos de assinatura

Se o seu blog tem um bom volume de visitas, talvez seja o momento para pensar em um processo de fidelização da sua audiência. Isso pode ser feito ao oferecer conteúdos exclusivos para eles.

É claro que essa troca pode envolver uma pequena quantia! Seria algo parecido com o feito pelos grandes portais de notícias, que possuem conteúdos exclusivos para assinantes. Se esse caminho lhe parece interessante para monetizar o blog, pense em duas possibilidades:

  1. oferecer conteúdos singulares e exclusivos, comercializando-os individualmente;
  2. criar um sistema de assinatura e uma área exclusiva para os assinantes.

Mas tenha cuidado ao adotar esse procedimento. Nem todos os seus leitores vão adquirir assinaturas, e você deve ter a sensibilidade de não transformar o seu blog em um imenso paywall, onde tudo de mais interessante fica restrito apenas para quem assina.

O ideal é equilibrar conteúdos free e conteúdos exclusivos e, claro, estimular seus leitores a se engajarem cada vez mais com seu blog, até que eles tomem a decisão de que vale a pena investir uma pequena quantia para garantir as informações exclusivas.

5. Venda de materiais

Uma outra maneira de monetizar o blog é oferecendo materiais ricos, como e-books, whitepapers e/ou vídeo-aulas. Apostar na comercialização desses materiais pode ser um termômetro para averiguar se vale a pena ou não desenvolver uma área exclusiva para assinantes.

Digamos que você oferece um material e obtém um ótimo retorno. Em seguida, você lança outro material e também registra bons índices de compra. Isso pode ser um indicativo para tentar colocar em prática a dica anterior e criar uma área exclusiva!

Essa alternativa, inclusive, é muito utilizada entre educadores e empresas dos mais diversos segmentos.

6. Review de produtos e serviços

Já ouviu falar nos famosos “recebidos da semana”? Muitos influenciadores digitais, quando atingem bons índices de audiência, recebem propostas para testar produtos e serviços de empresas.

Essa lógica também pode ser aplicada para monetizar o blog, e difere um pouco dos conteúdos patrocinados por se tratar de um review de produtos.

O conteúdo publicitário não precisa ser atrelado à um produto, já o review sim. Portanto, este tipo de post tem um viés bem mais comercial e de consumo.

Um ponto interessante aqui é pensar que nem sempre a marca vai oferecer dinheiro, apenas os produtos para teste. Sendo assim, vale a pena pensar antes de firmar essas parcerias, se o seu intuito é puramente monetizar suas atividades.

7. Produção de conteúdo especializado

Por fim, quem deseja utilizar o blog como uma extensão do seu negócio, visando criar autoridade na internet, encantar seu público-alvo e fidelizar cliente deve investir na produção de conteúdo especializado, que agregue valor ao seu leitor.

Lembre-se que um blog, mesmo que bem monetizado, de nada ajudará a fomentar o seu negócio físico sem conteúdo de valor, que seja escrito de maneira adequada para web e otimizados com as melhores práticas SEO, para ser encontrado nos mecanismos de busca.

Somente a partir destes conteúdos você conseguirá criar autoridade no ambiente online e ampliar seu posicionamento na internet – se destacando da concorrência.

Monetizar um blog é totalmente possível, seja para uma pessoa física ou para empresa de qualquer setor. Mas, para ter sucesso nessa empreitada, é preciso caprichar nos conteúdos, acertar em cheio nos assuntos que são de interesse da sua audiência e, claro, fazer alguns esforços de divulgação para ampliar as visitas e fazer do seu blog um site de referência.

Não se esqueça: seja qual for seu objetivo com o blog, o conteúdo é e sempre será a alma do seu negócio online!

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