ChatGPT: o que é e como ele pode revolucionar o seu negócio?

A inteligência artificial (IA) é uma das soluções de tecnologia que tem apresentado maior desenvolvimento ao longo dos anos. É com base nesse tipo de solução que foi lançado o ChatGPT, uma ferramenta que promete revolucionar negócios de diversos tipos.

Para aproveitar essa tendência, é essencial entender como o recurso funciona e o que ele oferece. Ao mesmo tempo, você precisa conhecer as limitações dessa ferramenta, já que elas podem interferir diretamente na sua forma de usar o recurso.

A seguir, saiba o que é o ChatGPT e veja como essa alternativa funciona!

O que é o ChatGPT? 

O ChatGPT é uma ferramenta desenvolvida e lançada pela OpenAI, uma empresa fundada em San Francisco em 2015. Inclusive, um dos criadores da empresa foi Elon Musk, conhecido por sua atuação na Tesla, SpaceX e Twitter.

Especificamente, a sigla “GPT” significa “generative pretrained transformer”. Em tradução livre, a expressão pode ser entendida como “transformador generativo pré-treinado”. Isso indica que o modelo foi alimentado por informações e foi sucessivamente treinado até chegar à versão lançada.

Em janeiro de 2023, apenas dois meses após o lançamento, a ferramenta já tinha alcançado mais de 100 milhões de usuários ativos mensais. Como comparação, vale saber que o TikTok levou 9 meses para atingir esse patamar, enquanto o Instagram demorou cerca de 30 meses.

Com isso, o ChatGPT se tornou o aplicativo com crescimento de usuários mais rápido da história da internet. 

Como essa ferramenta funciona? 

Você já sabe o que é o ChatGPT, mas ainda falta compreender como essa ferramenta funciona. Na prática, esse sistema se baseia em uma rede neural de inteligência artificial capaz de processar um grande volume de dados e informações.

A partir disso, o ChatGPT consegue emular uma linguagem natural, com a proposta de se aproximar da comunicação humana.

Após essa etapa inicial, que envolve o uso de milhões de documentos e bilhões de frases, o modelo passou por um período de feedback humano. Ou seja, o time da OpenAI precisou utilizar a ferramenta por um longo período, dando retorno sobre a qualidade ou precisão das informações.

Assim, o modelo de inteligência artificial que forma o ChatGPT passou a consolidar um aprendizado de máquina (machine learning), aprimorando sua capacidade de resposta e de executar diversas tarefas.

Em relação ao usuário, o funcionamento é relativamente simples e intuitivo. Após acessar o site e cadastrar uma conta gratuita, basta começar uma conversa com o ChatGPT. Nela, é possível fazer perguntas ou dar instruções claras sobre uma tarefa a ser executada.

Como o ChatGPT se relaciona com o setor de marketing de uma empresa?

Considerando o funcionamento e as capacidades do ChatGPT, a ferramenta passou a se tornar popular em diversas áreas e negócios. Entre os setores, tem se tornado comum o uso da plataforma para executar tarefas relacionadas ao marketing.

Essa inteligência artificial pode ser útil para apoiar atividades estratégicas e relacionadas ao planejamento de marketing, por exemplo. É possível elaborar briefings com a ajuda da ferramenta e obter ideias de palavras-chave ou hashtags para as redes sociais, por exemplo.

A ferramenta também pode ser utilizada como uma espécie de ignição de criatividade. A partir de sugestões oferecidas pelo modelo de linguagem, é possível ter inspiração para a produção de conteúdo.

Ainda, o ChatGPT pode ajudar a executar tarefas repetitivas ou que envolvem um grande volume de dados, como a estruturação de relatórios de marketing. Desse modo, ele pode se tornar um aliado dos profissionais da área.

Quais são as limitações dessa ferramenta?

Apesar de o ChatGPT ser capaz de trazer uma revolução ao negócio, é preciso entender que ele apresenta diversas limitações que não podem ser ignoradas.

Um dos pontos mais importantes é que a base de conhecimento dessa inteligência artificial termina em 2021 — ao menos no período próximo ao lançamento. Sendo assim, o recurso não é totalmente atualizado e não consegue entregar informações em tempo real.

Outra limitação é que o ChatGPT tem um funcionamento que, entre outros pontos, está baseado em estimativas probabilísticas. Ou seja, a ferramenta não é capaz de pensar. Ela se limita a buscar em sua base de dados qual tende a ser a provável resposta para uma pergunta ou um comando.

Logo, o ChatGPT nem sempre garante uma resposta conceitualmente correta ou confiável — ela apenas é a mais provável conforme o modelo de treinamento da IA.

Ainda, é preciso considerar que a eficiência das respostas depende da qualidade do input, que é a informação inserida. Para obter um resultado que atenda especificamente ao que você procura, é necessário se dedicar a aprofundar bastante os comandos apresentados, o que pode consumir mais tempo do que o esperado.

O ChatGPT é capaz de substituir a produção de conteúdo profissional?

Por ser o modelo de linguagem mais avançado que existe, muitas pessoas começaram a se perguntar se o ChatGPT pode ser usado para gerar conteúdos em questão de segundos. A verdade é que, na prática, a ferramenta jamais conseguirá substituir a capacidade humana.

Dessa forma, o sistema não é capaz de criar conteúdos que ranqueiam, engajam e agregam valor ao leitor e à empresa. Isso se deve a diversos motivos, como o fato de a ferramenta não ter emoções e, por esse motivo, não conseguir utilizá-las em seus textos.

Outro ponto a considerar é que cada empresa tem estratégia, público-alvo, objetivos e desafios específicos. Então é impossível transmiti-los em um comando para o ChatGPT, o que torna inviável conseguir conteúdos personalizados e consistentes.

Além disso, é essencial lembrar que o ChatGPT é inteiramente baseado em documentos que já existiam. Logo, tudo o que ele é capaz de criar é uma mera releitura do que está disponível. Assim, os conteúdos gerados não são realmente originais — e isso pode causar problemas de direitos autorais em um futuro próximo.

Ademais, o Google já trabalha em ferramentas para identificar mais facilmente conteúdo criado por inteligências artificiais. Com isso, a tendência é que os conteúdos feitos por humanos se tornem cada vez mais relevantes, o que pode gerar resultados melhores para a estratégia.

Conclusão

Como você viu, o ChatGPT é uma ferramenta importante para o marketing digital, pois ele incorpora a tecnologia em um nível ainda não visto. Porém, é preciso ter atenção para usar os recursos de forma estratégica — o que inclui notar que não é possível substituir humanos por uma inteligência artificial para gerar conteúdos de qualidade.

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