Sua empresa sabe como atender clientes pela internet? Hoje em dia, o atendimento online é mais que obrigação, e o negócio que ainda não adotou maneiras para que as pessoas entrem em contato de maneira simples e rápida corre risco de ficar para trás!

Afinal, a grande maioria dos consumidores utiliza a internet para conversar e conhecer marcas e empresas antes de consumir. Por isso, um bom atendimento pode fazer toda a diferença na hora de fechar vendas e, obviamente, fidelizar seu cliente.

Quer saber como fazer um excelente atendimento pela internet? Então continue a leitura do artigo e aprenda como você pode atender seu público com excelência no ambiente online!

Tenha um bom site

Você precisa, antes de tudo, ter um bom site, que seja responsivo e fácil de utilizar. Ele precisa ser intuitivo, ou seja, ter informações claras, para que seu público saiba onde pode encontrar a informação da qual necessita.

Muitos sites apostam em formulários e inserem um e-mail para que as pessoas possam entrar em contato. Alguns formulários podem ter erro no envio, e os e-mails, por mais que sejam utilizados pela grande maioria das pessoas, não é aconselhável para atender clientes via internet. Afinal, eles não são tão práticos e rápidos!

Para oferecer um bom atendimento, rápido e eficiente, aposte nos chats online que você pode inserir no seu site. Os chats permitem que você faça um atendimento pessoal e com agilidade.

Procure enviar respostas curtas e ter um banco de respostas para as perguntas mais feitas. Seja gentil, calmo, não deixe a pessoa esperando por muito tempo e lembre-se de ser o mais claro possível.

Tenha um blog de qualidade

Um blog com conteúdos de qualidade ajuda seu site a ser encontrado nos mecanismos de busca, demonstra a autoridade da empresa e ensina seus visitantes e clientes. Ainda, serve para qualificar leads, podendo aumentar as vendas.

Por isso, o seu próprio blog pode ser utilizado como ferramenta de atendimento pela internet, sabia? Simplesmente porque você passa informações úteis e de valor, que podem resolver dúvidas e mostrar o que a companhia tem a oferecer para ajudar o leitor.

Logo, ter um blog com artigos especializados e completos é a melhor maneira de ajudar seus leitores e, claro, atrair novos clientes. Uma excelente maneira de iniciar um atendimento online e até mesmo um relacionamento com seu público, não é mesmo?

Faça uma página de perguntas frequentes

Em seu site, tenha uma página com perguntas frequentes, pois muitas dúvidas simples podem ser respondidas nesta página. Procure incluir o máximo de perguntas possíveis, a fim de sanar o máximo de questões.

Caso a pessoa não consiga ter sua dúvida respondida apenas lendo as respostas da página de FAQ, sinalize no final para ela entrar em contato no chat online ou outro meio rápido de atendimento.

Utilize aplicativos de mensagens

Como dito, atender clientes online utilizando formulários nos sites ou e-mail não é a forma mais indicada de atendimento. Afinal, as pessoas estão buscando praticidade e valorizam um atendimento um pouco mais veloz.

Os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, dentre outros estão sendo usados cada vez mais para dar praticidade no atendimento ao cliente pela internet. E também para fazer a própria equipe de atendimento ser mais ágil e otimizar seu tempo.

Inclusive, veja como você pode fazer um atendimento de qualidade utilizando o WhatsApp lendo este artigo:

Ofereça atendimento nas redes sociais

Empresas que atendem de forma online ganham pontos com os consumidores, que percebem que elas se atualizaram e agora oferecem formas de atendimentos práticas e rápidas, facilitando a vida de quem deseja entrar em contato com a companhia.

Inclusive, o negócio que não utiliza formas ágeis de atendimento online podem até perder clientes para a concorrência, pois esses meios de comunicação podem ser fator decisivo na hora da compra ou da fidelização do cliente.

Por isso, seja ativo nas redes sociais, converse com seu público e atenda por esses meios também! Caso não possa atender em todas elas, deixe claro em qual ferramenta ou ambiente as pessoas podem encontrar sua equipe.

Lembre-se também de utilizar as redes sociais e todos os seus meios online para divulgar as formas de contato que as pessoas podem utilizar para falar com a empresa.

Utilize chatbots

Os chatbots podem ajudar muito no atendimento online. Chatbot é um software que trabalha com troca de mensagens, simulando uma conversa entre humanos.

Por mais que seja um robô, o usuário terá a sensação de que está conversando com uma pessoa. Muitas dúvidas podem ser resolvidas por meio desse programa. Caso não dê para resolver, aí sim envie seu cliente para algum atendente.

Treine sua equipe

Apesar de parecer simples, atender clientes pela internet não é fácil. Sua equipe precisa ser treinada para aprender a utilizar as ferramentas e aplicativos escolhidos com máxima eficiência, ser gentil, rápido na resposta, ético, educado e saber ajudar.

Não pense que eles saberão atender seus clientes na internet da noite para o dia, pois conversar com clientes é muito diferente do que conversar com conhecidos e amigos. Mas, com treinamento, vocês chegarão lá!

Escolha muito bem as ferramentas

Você sabia que metade dos consumidores preferem atendimento via mensagem do que por voz? E mais: de acordo com pesquisa feita pela empresa Gartner, estima-se que apenas 10% das interações entre consumidor e marcas sejam feitas por voz a partir de 2020.

Ou seja, as pessoas adoram e preferem se comunicar por mensagens. Logo, escolha muito bem as ferramentas que você utilizará para atender seus clientes e possíveis clientes na internet, pois isso pode fazer uma grande diferença na hora da decisão de compra do consumidor!

Leve como regra o seguinte: considere obrigatório oferecer atendimento via chat online ou aplicativos, como WhatsApp. Tenha também uma boa página de FAQ completa com diversas perguntas frequentes em seu site.

Se possível, ofereça atendimento via chatbots e em alguma rede social, para otimizar ainda mais o atendimento. Mas nunca, em hipótese alguma, ofereça apenas atendimento via telefone! Leve o consumidor a entrar em contato por telefone somente como última opção.

Conclusão

As companhias precisam saber como atender clientes pela internet, pois hoje em dia a grande maioria do público consumidor prefere agilidade e praticidade nessa questão. Dessa maneira, o negócio que não oferece essa facilidade pode até perder clientes, inclusive para a concorrência.

Portanto, comece já a escolher ferramentas de qualidade para fazer um atendimento online de excelência e lembre-se de sempre prezar pelo bem estar e conforto das pessoas!

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