O que é CTR e como aumentar a sua taxa de cliques?

As métricas de marketing digital são elementos essenciais nas estratégias de campanha e posicionamento de uma empresa. Por isso, vale a pena compreender o que é CTR — um dos números mais relevantes de um planejamento nessa área.

O indicador atua para medir a eficiência de anúncios e pode ser um número relevante para otimizar estratégias e melhorar os resultados da empresa. Inclusive, existem abordagens eficazes para ajudar a aumentá-lo.

Quer saber mais sobre a taxa de cliques? Acompanhe a leitura deste artigo para entender o que é CTR, a importância de acompanhá-lo e como aumentar o número!

O que é CTR?

O click through rate (CTR) é um indicador de marketing que mostra a relação entre o número de cliques que um link e o total de visualizações que o anúncio recebeu. Em português, ele também é chamado de taxa de cliques.

Nesse sentido, o número demonstra se as campanhas de marketing da empresa tiveram bom desempenho. Afinal, quanto mais alto for o CTR, maior foi a quantidade de pessoas que se interessaram por aquele anúncio.

Além de ser útil em estratégias de tráfego pago, ele pode ser incluído na avaliação de resultados orgânicos. Nesse caso, é possível usar o CTR para avaliar a relevância de palavras-chave e outros elementos presentes na estratégia de marketing digital.

A taxa de cliques também tem relação com outros 2 indicadores relevantes: o custo por clique (CPC) e o custo por mil impressões (CPM). O CPC mostra quanto a empresa pagou por cada clique no anúncio, enquanto o CPM é o investimento feito para alcançar mil pessoas — mesmo sem cliques.

Como funciona o CTR?

Como você viu, o CTR é um indicador de marketing que age para apresentar a eficiência de campanhas pagas e orgânicas. A sua fórmula de cálculo é:

CTR = Cliques / Número de visualizações

Para entender melhor, imagine que uma empresa está investindo em tráfego pago para atrair novos leads. Assim, ela cria um anúncio e o deixa no ar por uma semana visando alcançar o seu público-alvo.

No momento de analisar os resultados, a equipe visualizou que o anúncio alcançou 10 mil pessoas no período e 300 usuários clicaram nele. Nesse caso, o CTR foi de 0,03 — ou 3%, multiplicando por 100. Quanto mais alto for o número, melhor foi a performance do anúncio.

O CTR “ideal” depende de diversas variáveis e a área de atuação e a performance das campanhas dos concorrentes estão entre os principais fatores. Contudo, geralmente uma taxa de cliques próxima ou superior a 3% é considerada positiva.

Por que acompanhar a taxa de cliques em estratégias de marketing digital?

Agora que você sabe mais sobre o CTR, é interessante compreender as vantagens de acompanhar essa taxa de cliques. Primeiramente, entender essa métrica contribui para reduzir os custos da estratégia de marketing da empresa.

Por exemplo, caso o CTR esteja baixo, há a chance de rever a estratégia do anúncio e atualizá-lo. Desse modo, a empresa pode gerar mais cliques e atrair mais leads mesmo sem aumentar a quantidade de visualizações.

Acompanhar o resultado também colabora para melhorar a taxa de conversão da empresa. Isso acontece porque, conforme a empresa gera mais cliques para seus anúncios, pode haver uma melhora no número de visitantes que se transformam em leads e clientes.

Como impulsionar a taxa de cliques?

Até aqui, você entendeu as principais características do CTR. Em seguida, vale a pena saber como impulsionar a taxa de cliques na sua empresa e melhorar a performance das suas campanhas.

Confira!

Trabalhe a palavra-chave

A primeira dica para melhorar a eficiência da sua estratégia de marketing digital e impulsionar o CTR é trabalhar bem as palavras-chave. Afinal, elas são um dos principais meios pelos quais você pode alcançar o público-alvo.

Logo, vale a pena fazer uma pesquisa prévia sobre quais são as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e quais termos seus clientes mais buscam. Dessa maneira, será possível trabalhar suas campanhas em torno delas.

Entretanto, além da boa seleção das keywords, é fundamental oferecer uma boa experiência para os usuários na página. Caso contrário, pode haver um aumento no seu CTR, mas a taxa de conversão pode piorar.

Ademais, a qualidade do conteúdo do site contribui para essa boa experiência. Então pense em títulos estratégicos, descrições completas e conteúdos ricos — que respondam às questões do público.

Tenha um CTA claro

Também é oportuno definir um call-to-action (CTA) para as suas campanhas. O objetivo dele é levar o usuário a tomar determinada ação, conforme o planejamento da empresa.

Ter um CTA claro e direto aumenta as chances de conseguir cliques no link, aumentando o CTR. A landing page para qual os usuários serão direcionados também precisa induzi-lo a concluir a ação.

Faça testes A/B

Outro elemento interessante para impulsionar a taxa de cliques é com testes A/B. Eles são uma das principais maneiras de experimentar as abordagens para impactar o seu público e identificar quais são as mais efetivas.

Para entender melhor, considere o exemplo de uma estratégia de e-mail marketing. Para fazer um teste A/B, você pode dividir sua audiência em 2 grupos para encaminhar materiais diferentes sobre o mesmo tema.

Nos e-mails você pode fazer estruturas distintas, testar diferentes linguagens, mudar cores estratégicas e diversos outros pontos. O objetivo é medir qual tipo de mensagem terá melhor resultado em relação aos links enviados.

Os testes podem servir nas mais diversas áreas da sua estratégia de marketing, como landing pages, anúncios segmentados, CTAs diversos e outros. Com isso, você terá dados mais concretos para tomar decisões sobre a abordagem das campanhas e melhorar a taxa de cliques.

Ajuste a URL

A URL da página em que o público é direcionado também deve ser um ponto de atenção em sua estratégia. Isso acontece porque ela precisa passar a mensagem de segurança para os usuários e ter relação com a palavra-chave.

Endereços longos ou com códigos pouco comuns podem gerar dúvidas em quem está visitando o seu site. Portanto, crie um link específico para transmitir segurança ao público.

Neste conteúdo, você entendeu o que é a CTR e qual a importância dessa métrica para as suas estratégias de marketing. Então aplique essas dicas para impulsionar a taxa de cliques e trazer mais eficiência para o planejamento da empresa.

Quer conhecer outras estratégias de marketing para incrementar seus resultados? Descubra o que é o remarketing e como utilizá-lo!

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