O marketing voltado para um profissional veterinário autônomo ou uma clínica pet é vantajoso para quem busca se destacar no mercado e atrair mais clientes. O motivo é que existem diversas estratégias pensadas para melhorar a sua visibilidade, especialmente na internet.
Elas envolvem desde a criação de perfis para a sua marca online até a produção de conteúdos ricos — por exemplo, em um blog ou nas redes sociais. Fazer esses investimentos possibilita atrair mais clientes e se tornar uma referência no mercado.
Quer saber mais? Neste artigo, você verá os motivos para um veterinário investir em marketing e terá acesso a 5 dicas para começar a aplicação. Confira!
Por que um veterinário deve investir em marketing?
Você sabia que o Brasil é dono de uma das maiores populações pets do mundo? Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) estimam que, em 2024, o país contava com cerca de 160 milhões de animais de estimação.
Os cachorros são os pets mais comuns, seguidos das aves e dos gatos. Além disso, os animais domésticos não são mais vistos apenas como companhias, já que muitos os consideram como integrantes das famílias.
Os animais já são aceitos em espaços como hotéis, shopping centers, cafés e até a bordo de aviões — a depender do porte. Diante dessa realidade, é natural que o mercado veterinário esteja aquecido para atender a essa demanda.
Dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária registravam que o país contava com 166 mil profissionais em atividade no ano de 2022 — e 536 instituições de ensino superior.
Esse número posiciona o Brasil como o país com mais veterinários do mundo — e o número tende a crescer com o passar dos anos. Logo, com a alta concorrência no setor, o profissional precisa ser encontrado facilmente pelos tutores que procuram atendimento para seus pets, certo?
Com as estratégias de marketing, veterinários e clínicas conseguem se destacar em um mercado aquecido, atraindo mais clientes e fidelizando a sua base atual. Assim, aqueles que não fazem investimentos podem perder espaço e ter dificuldades para crescer.
Quais são as principais estratégias de marketing veterinário? Veja 5 dicas!
Existem diversas dicas de marketing para adotar e criar uma vantagem competitiva no mercado de medicina veterinária.
Veja as 5 principais!
1. Criar um site institucional
É bastante comum que os clientes usem o Google para pesquisar produtos e serviços — inclusive profissionais e clínicas veterinárias. Por isso, ter um site institucional bem construído e otimizado para os motores de busca é importante.
Considere o site como uma vitrine digital do negócio. Por meio dele, o cliente tem uma primeira experiência com o seu atendimento e entende melhor os serviços que você oferece.
No site, é possível detalhar todos os serviços disponíveis, como consultas, exames laboratoriais, cirurgias, vacinação e internação. Isso evita dúvidas e melhora a experiência do cliente antes mesmo do primeiro contato.
Outro ponto interessante é que o site transmite confiança. Quando o cliente vê que você tem uma página bem estruturada e com boa experiência de uso, é possível que ele associe esse cuidado com a qualidade do seu serviço.
2. Ter perfil no Google Meu Negócio
Em conjunto com o site, vale a pena criar seu perfil online no Google Meu Negócio. Essa é uma forma de aumentar a sua visibilidade na internet e gerar mais credibilidade.
Para entender melhor, imagine o caso de uma pessoa que precisa de um atendimento de emergência para seu pet. Se ela não conhecer um profissional, provavelmente buscará por clínicas na internet, seja usando o site do Google ou o Google Maps.
O buscador mostra alternativas próximas à localização desse usuário e, se você tiver um perfil no Meu Negócio, seu nome estará entre as opções.
Além disso, a pessoa terá acesso a dados de contato, localização e reviews de outros clientes. Quanto mais feedbacks positivos houver, mais credibilidade você ganha.
3. Ser ativo nas redes sociais
O Google não é o único caminho que os usuários têm à disposição para encontrar um veterinário na internet. As redes sociais, especialmente o Instagram e o TikTok, também são meios de contato muito utilizados para essa pesquisa.
Então ser ativo nessas redes é uma forma de divulgar o seu trabalho, impactar os usuários, aumentar seu número de seguidores e conseguir novos clientes. Tudo isso é possível a partir dos conteúdos que você publica.
Embora muitas pessoas estejam nas redes para entretenimento, você não precisa seguir essa abordagem. O objetivo deve ser compartilhar conteúdos de qualidade que agreguem valor para o público que você quer atingir.
Alguns exemplos de marketing para veterinários nas plataformas são carrosséis e vídeos informativos sobre dicas e cuidados com os pets. Aproveite também para tirar dúvidas dos usuários e fortalecer o seu relacionamento com eles, tornando-se uma referência no mercado.
4. Investir em anúncios
O tráfego pago também é uma estratégia de marketing para atrair mais leads para seus serviços. Por meio dele, você faz pagamentos para impulsionar publicações nas redes sociais ou ganhar destaque nos motores de busca.
Desse modo, é possível atingir uma quantidade maior de usuários que podem se tornar clientes. Contudo, para que essas campanhas sejam bem-sucedidas, é indispensável fazer uma boa segmentação de audiência.
5. Produzir conteúdo de qualidade
Por fim, foque na produção de conteúdos ricos em outros canais além das suas redes sociais. É por meio deles que você ganha autoridade online e fortalece sua presença digital.
Para entender melhor, imagine que um cliente pesquisou no Google “meu cachorro pode comer banana?”. Se você tiver um artigo com os alimentos proibidos e permitidos para pets, há mais chances de esse usuário ter um primeiro contato com os seus serviços.
Depois desse momento, ele pode ler outros artigos, acompanhar as suas redes sociais, inscrever-se em uma newsletter etc. Futuramente, se o tutor precisar de serviços veterinários, é possível que seu nome seja o primeiro que venha à mente.
Outra vantagem é que, diferentemente do tráfego pago, os seus conteúdos não precisam de pagamentos constantes para ter destaque. Uma produção de qualidade pode se manter no topo do Google por muito tempo, gerando tráfego orgânico consistente para o seu site.
Para ter mais eficiência em suas ações de marketing digital, sem precisar tirar o foco das suas principais atividades como veterinário, considere contar com um serviço especializado. Na ABContent, criamos conteúdos educativos, bem estruturados, seguindo as melhores práticas de otimização de busca.
Como você aprendeu, o investimento em marketing é importante para um veterinário conseguir se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, aplique essas 5 dicas para se diferenciar da concorrência.
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