6 Tendências de marketing para considerar no seu escritório de investimentos em 2022

Em meio à pandemia, o mercado financeiro foi um dos setores que conseguiu apresentar bons resultados. Afinal, o ano de 2020 demonstrou aos brasileiros a importância de organizar as finanças e investir para ter melhores condições de lidar com as incertezas da economia.

Por essa razão, o número de pessoas que decidiram poupar dinheiro para imprevistos aumentou em 2021. Então, para aproveitar a oportunidade e captar mais clientes, o profissional do segmento de investimentos precisa acompanhar as tendências de marketing.

Assim, é possível saber quais são os interesses dos consumidores para alinhar seu serviço às reais expectativas deles — e estar à frente dos seus concorrentes.

Neste conteúdo, você descobrirá 6 tendências de marketing que precisam ser consideradas no seu escritório de investimento em 2022. Continue a leitura e conheça!

1. Consultoria personalizada

O mercado consumidor está cada vez mais ativo. Antes, os clientes recebiam passivamente as informações das empresas. Mas, diante do avanço tecnológico e do acesso à internet, a comunicação se tornou bidirecional, com clientes que adotam uma postura mais ativa na busca por dados.

Isso fez com que os profissionais precisassem se adaptar a essa nova realidade. Do contrário, seu posicionamento no mercado poderia ser ameaçado. Nesse sentido, uma das soluções adotadas foi a personalização do atendimento ao cliente. Ao considerá-la, você pode conhecer melhor seu público-alvo.

Dessa maneira, há chances de apresentar opções de investimentos mais adequadas ao perfil de cada investidor e conquistar maior satisfação do investidor. Essa é, sem dúvida, uma das tendências de marketing para 2022 — e poderá ajudá-lo a atrair clientes para o seu escritório de investimentos!

2. Investimento em tecnologia

Outra tendência relevante é a relação entre tecnologia e investimentos. Nos últimos anos, as pessoas têm dado atenção a temas como criptomoedas, tokens não fungíveis (NFTs) e metaverso. Logo, é provável que os clientes busquem os assessores de investimentos para saber mais sobre essas alternativas.

Portanto, você deve incluir o assunto em suas estratégias de marketing. Saber o que é o metaverso, por exemplo, é essencial. Esse termo foi cunhado pela primeira vez em 1922 em um romance científico de Neal Stephenson — “Snow Crash”.

Nele, as pessoas criam seus próprios avatares digitais para explorar o ambiente virtual. Nesse universos, por meio de seus personagens fictícios, os usuários podem fazer diversas atividades de entretenimento — como passear em parques e visitar lojas.

Vale destacar que a expressão metaverso se popularizou após o Facebook anunciar a mudança do seu nome para Meta, em outubro de 2021. A ideia da empresa é construir um metaverso em que as pessoas possam interagir entre si a partir da realidade aumentada e virtual, inteligência artificial e blockchain.

3. Responsabilidade social e ambiental

A responsabilidade social e ambiental é mais uma das tendências de marketing para considerar em seu escritório de investimento em 2022. Ela tende a crescer porque, nos últimos anos, os consumidores vêm demonstrando uma preocupação maior com a sustentabilidade.

Por essa razão, eles têm valorizado os produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis e que causem menos impactos sobre o meio ambiente. Seguindo esse movimento, o conceito chegou ao ambiente financeiro.

Desse modo, muitos investidores se preocupam com esses aspectos e passaram a considerá-los na escolha dos seus investimentos. Para atender esse público, os profissionais da área devem conhecer as possibilidades que atendem aos critérios sustentáveis para apresentá-las aos seus clientes.

4. Conteúdo com análise de dados

Como você viu, com a transformação digital as empresas e os profissionais estão investindo cada vez mais na personalização. Contudo, ela não se limita ao atendimento ao cliente — também é interessante personalizar o conteúdo.

Assim, uma das tendências de marketing é focar em explorar as necessidades dos seus clientes em sites, blogs e redes sociais. Com isso, você oferece informações relevantes baseadas nos interesses e preferências do público. Logo, aumentam suas chances de converter os leads em clientes.

Uma forma de otimizar essa estratégia é contar com estatísticas e insights. Desse modo, outra das tendências de marketing para 2022 é a criação de conteúdo baseado em dados. Prova disso é que 75% das empresas B2B pretendem aumentar o orçamento em marketing de conteúdo nesse ano.

Mas como produzir conteúdo com análise de dados? Observe as movimentações de investimento e busque identificar padrões de comportamento. Além disso, analise as palavras-chave mais buscadas no site ou blog do seu escritório para entender o que seu público gosta de ver.

Observar os conteúdos dos concorrentes também permite ter ideias de temas que os usuários estão lendo atualmente. Isso permite entender o interesse dos consumidores e, então, criar conteúdos personalizados para eles.

5. Social selling

O social selling, que em tradução livre significa venda social, não é necessariamente uma novidade. O termo já existe há alguns anos, mas se popularizou durante a pandemia. Isso porque, com o fechamento de muitos locais, as pessoas começaram a comprar mais pela internet.

Para atender a essa demanda, as empresas precisam se adaptar — e uma das maneiras de fazer isso foi o social selling. Diferentemente dos métodos tradicionais de vendas, seu foco está mais no consumidor do que no produto em si.

A estratégia mostra que, no ambiente digital, é preciso construir e manter um relacionamento com o público. Dessa forma, é possível criar uma conexão que resultará em mais vendas. Isso torna o social selling uma das tendências de marketing de 2020 e 2021 que continuará forte em 2022.

6. Gamificação nas empresas

A última tendência de marketing para considerar no seu escritório de investimentos em 2022 é a gamificação. Você sabe o que isso significa? Trata-se da aplicação de elementos de jogos em atividades e contextos não relacionados aos games — como um site, aplicativo ou sistema de aprendizagem.

Regras, recompensas, tabelas de classificação, missões, níveis e progressão são exemplos de elementos de jogos que podem tornar uma plataforma gamificada. Com isso, é possível promover o engajamento do usuário, ajudando-o a atingir o seu objetivo.

Como a estratégia é uma forte aliada da educação, o mercado financeiro também está começando a utilizá-la. Nesse sentido, a gamificação pode ser usada, por exemplo, para a introdução do cliente ao mundo dos investimentos ou à educação financeira de forma mais simples e até divertida.

Agora você já conhece 6 tendências de marketing para 2022 e sabe como colocá-las em prática em seu escritório de investimentos. Portanto, não deixe de considerá-las no seu negócio para manter-se competitivo no mercado e atrair mais clientes!

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