Marketing de performance: o que é e como fazer?

O marketing mudou bastante ao longo dos últimos anos. Saímos de uma Era do Marketing Offline e das estratégias pouco mensuráveis e adentramos em um contexto mais analítico, de transformação digital e com foco na interatividade.

E, como era de se esperar, o próprio Marketing Digital e suas metodologias, como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing, estão seguindo o caminho evolutivo e dando origem a novos conceitos e aplicações.

Uma das inovações em destaque é o Marketing de Performance. Estamos falando de um braço de atuação do Marketing Digital, que é focada em resultados. Neste caso, todas as decisões tomadas são construídas com base em inteligência analítica, ou seja, a interpretação de dados.

Se você tem um negócio, saber mais sobre o Marketing de Performance e compreender este conceito e suas aplicações pode ser decisivo. Então, que tal conferir mais informações sobre o assunto nos tópicos abaixo?

Boa leitura!

O que é Marketing de Performance?

É considerado Marketing de Performance a metodologia de aplicação das estratégias de Marketing Digital, tendo como norte para análise de desempenho os dados captados em cada uma das ações desenvolvidas pela empresa.

Com isso, é possível obter mais inteligência sobre os resultados e analisar com precisão a viabilidade, o custo e a eficiência dos investimentos realizados em mídias digitais.

Ao efetuar uma análise detalhada nos dados de performance, os gestores de Marketing conseguem identificar quais caminhos a empresa deve seguir para impactar o público-alvo e quais ações podem ser canceladas ou alteradas para se tornarem mais efetivas.

Vale ressaltar que as estratégias focadas em performance são muito comuns em ações pagas, como posts pagos em redes sociais e anúncios em redes de pesquisa. contudo, qualquer ação (monetizada ou não) gera dados, e basta executar a análise dessas informações para obter os índices analíticos.

E quais são os dados utilizados no Marketing de Performance?

Quando falamos em dados, estamos, na verdade, falando de métricas. Dentro do Marketing Digital, existem os KPIs (Indicadores-Chave de Performance), que são os índices mais importantes para mensurar o sucesso e viabilidade de uma ação de marketing.

Veja quais são as principais métricas envolvidas na execução do Marketing de Performance.

Número de Impressões

Os dados de impressão informam quantas vezes o conteúdo foi exibido ao público. Trata-se de uma métrica separada por canal. Ou seja, é necessário mensurar este índice em cada plataforma utilizada (Google Ads, Facebook, Instagram, etc).

Mas fique atento: o número de impressões não determina quantas pessoas visualizaram o conteúdo/anúncio, mas sim quantas vezes ele “surgiu na tela” das pessoas. Sendo assim, um único usuário pode ser responsável por mais de uma impressão.

Taxas de cliques

A taxa de cliques apresenta informações complementares ao número de impressões. O índice de cliques – junto com o número de impressões – irá apresentar informações concretas sobre a efetividade da campanha junto ao público.

Uma coisa é aparecer em milhões de telas, outra é ter milhões de cliques. A interatividade é algo desejável e muito necessária para determinar a efetividade de uma ação de marketing. Por isso, é essencial analisar as taxas de cliques, assim como o Custo por Clique (CPC).

Atenção para a dica: se a taxa de impressões está em um patamar interessantes para a empresa, mas os cliques estão aquém do esperado, vale realizar o famoso teste A/B. Ou seja, executar uma “cópia” da campanha, mas com alterações (seja no texto, na arte, CTA, etc), a fim de verificar qual tem melhor desempenho.

Análise de engajamento

O índice de engajamento revela o número de interações (como curtidas, compartilhamentos, comentários e reações) de uma postagem.

O engajamento dá margem para analisar a capacidade de “provocar a interação” de uma ação de marketing. Quanto maior o número, mais impactante e capaz de gerar resultados é a campanha.

Geração de Leads

Gerar leads é a missão do Marketing Digital. Estamos falando de potenciais novos clientes, tudo que uma empresa necessita para potencializar seus resultados, certo?

Um usuário da internet se torna um lead após manifestar interesse junto à sua empresa, seja para assinar a newsletter, receber um orçamento ou baixar um material informativo. O índice de leads é fundamental para analisar a efetividade das comunicações e a capacidade delas em trazer retorno financeiro para a empresa.

Dica: É fundamental analisar o custo por lead das ações (CPL) realizadas para aferir sua capacidade de gerar receita. Se a empresa investiu muito e recebeu poucos leads para trabalhar, isso significa que a performance da estratégia adotada precisa ser otimizada o quanto antes para não gerar prejuízos.

Novos clientes

Quanto maior o número de novos clientes (ou melhor, de novas vendas), mais afinada está a sintonia entre vendas e marketing. Isso significa que o setor responsável pela execução das ações compreendeu bem o público e obteve sucesso na estratégia de comunicação e conseguiu fomentar o trabalho de vendas com leads qualificados.

Contudo, se o custo por aquisição (CPA) estiver muito elevado, isso é um indicativo de que é necessário alterar a forma de atuação para obter melhor performance.

Como fazer Marketing de Performance?

Atenção aos pontos que não podem faltar no planejamento de uma campanha com foco em performance:

Determine um objetivo claro

Tenha plena certeza sobre as metas de uma ação de marketing. Ela pode ser feita para gerar leads, diminuir o CPC, aumentar a taxa de cliques e muito mais. O importante é ter um objetivo bem claro.

Escolha das Métricas

Uma vez determinados os objetivos, identifique todas as métricas que precisam ser acompanhadas e analisadas.

Selecione os canais de divulgação

Analise os ambientes digitais onde a empresa está presente e quais são mais alinhadas com seu público. E, a partir dessa definição, escolha quais serão as plataformas envolvidas na ação de marketing que será executada.

Use o orçamento como bússola

Feitas as definições dos canais, métricas e objetivos, é hora de se nortear pelo orçamento disponível para a campanha.

Determinar o famoso budget é essencial para tomar decisões sobre quanto será investido em cada plataforma e quais serão os tetos para aquisição de clientes e leads.

Faça mensurações constantes nos resultados

Se a sua empresa faz muitas campanhas todos os meses e precisa ser mais efetiva, não vai adiantar nada compilar os resultados dos últimos 30 dias e analisar somente após o fim da ação.

O ideal é acompanhar os resultados constantemente, inclusive enquanto a campanha está no ar. Dessa forma, é possível analisar como a ação performou ao longo do tempo e constatar alguns dados importantes, tais como:

  1. Duração ideal da campanha;
  2. Quando foi o pico de engajamento;
  3. Quanto tempo foi necessário para obter bons resultados.

Lembre-se que Marketing Digital é algo empírico. Portanto, não tenha medo de executar as mudanças necessárias para gerar melhores resultados.

Concluindo

O Marketing Digital foi criado para dar às empresas mais bases analíticas para suas comunicações e publicidades. A atuação na internet gera dados consistentes para análise de performance, algo que não era obtido com publicidades tradicionais, como outdoors e propagandas de TV.

As instituições devem aproveitar desse benefício e focar seus esforços e investimentos em meios mensuráveis e passíveis de correção e melhoria.

O caminho para atingir mais pessoas passa pela internet, e o Marketing de Performance é uma espécie de “lanterna” para iluminar esse caminho e fazer com que a empresa e os profissionais do marketing não deem “tiros no escuro”.

Agora, é o seu momento de contar para nós como sua empresa orienta as ações de marketing. Sua empresa faz uso de dados para nortear a performance do marketing? Compartilhe suas opiniões e experiências nos comentários!

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