Marketing interno: entenda a importância da comunicação entre a empresa e seus colaboradores

Quando se fala em marketing, é comum pensar em estratégias e campanhas destinadas a aproximar a empresa de seus clientes. Contudo, além das relações com o público e do zelo pela imagem da marca, esse departamento também é responsável pela comunicação entre o negócio e os colaboradores e parceiros.

Assim, o marketing interno tem o objetivo de melhorar o clima organizacional entre os profissionais e demais participantes da dinâmica corporativa. Para tanto, é fundamental oferecer um local de trabalho estimulante e entender constantemente os desafios da equipe.

Quer saber o que é marketing interno e quais são as práticas relacionadas? Então acompanhe a leitura e esclareça suas dúvidas!

O que é marketing interno?

Também chamado de comunicação interna nas empresas, o marketing interno é uma prática que cuida de toda a comunicação entre a organização e seus funcionários. Ele trabalha o relacionamento interpessoal, o fluxo de informações em uma via de mão dupla e a disseminação da cultura empresarial.

Esse processo é feito por meio dos canais de informação dentro da companhia para transmitir as mensagens e deixar um espaço aberto para os colaboradores emitirem suas opiniões.

No marketing interno, os funcionários são ouvidos pelas lideranças e tratados como parceiros. Isso otimiza o ambiente de trabalho, fazendo com que a empresa melhore a retenção de talentos.

Quais são as principais práticas de marketing interno?

Além de entender o conceito de marketing interno, é essencial saber quais são as principais estratégias desse tipo. Confira alguns exemplos que podem ser adotados!

Valorização do colaborador

Da mesma maneira que os clientes devem ter uma boa experiência com a sua empresa, os colaboradores precisam se sentir valorizados. Isso ajuda a fazer com que eles desempenhem o seu trabalho com excelência. 

Logo, diversas companhias baseiam suas estratégias de marketing interno na valorização dos profissionais. Nesse caso, vale entender como eles contribuem para os resultados do negócio e, com isso, aplicar medidas que demonstrem o reconhecimento em relação ao papel do profissional.

Oferecimento de capacitação

Com o avanço da tecnologia, novas tendências surgem com frequência e é crucial que a sua equipe acompanhe as mudanças. Por isso, oferecer capacitações para os funcionários é fundamental para potencializar o desenvolvimento profissional.

Além disso, é possível estruturar um plano de carreira para a equipe ter perspectivas de crescimento dentro da companhia. Aqui, a estratégia demonstra o foco da empresa em desenvolver o profissional e fortalecer a cultura interna.

Incentivo à comunicação interna

Como você viu, o marketing interno é responsável por fazer os colaboradores se sentirem confortáveis e pertencentes ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, trabalhar a comunicação é essencial.

Além de amparar a realização de atividades por parte dos trabalhadores, reduzindo retrabalhos e erros, ela melhora o diálogo. Isso faz com que o funcionário sinta que tem voz e se expresse. Para tanto, vale fazer reuniões e estruturar canais que facilitem o contato. 

Como fazer um marketing interno na empresa?

Cada empresa tem suas particularidades em relação aos funcionários e ao negócio. Assim, para fazer um bom marketing interno é preciso entender as necessidades de cada grupo de colaboradores. 

Uma das medidas inclui fornecer feedbacks constantes, estimulando o desenvolvimento profissional. Também vale a pena estabelecer e divulgar o plano de carreira, permitindo que todos saibam como crescer. Outras ações incluem:

  • fazer eventos corporativos;
  • criar narrativas para engajar os trabalhadores;
  • usar os funcionários mais dedicados como exemplo.

Agora você já sabe o que é marketing interno e quais são as principais práticas que podem ser adotadas. A partir desses conhecimentos, será mais fácil planejar o desenvolvimento dessas medidas em seu negócio para melhorar a produtividade da equipe e conquistar melhores resultados!

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