Não sabe o que postar no LinkedIn? Confira 5 dicas sobre o que postar e mantenha sua rede ativa!

O LinkedIn é uma rede social muito importante para manter e criar relacionamentos corporativos e profissionais. Ela é bastante utilizada para estabelecer um network no ramo de atuação, sendo possível engajar mais pessoas com as publicações.

No entanto, para manter a rede ativa e ter relevância, é fundamental saber o que postar no LinkedIn. Afinal, essa rede social é mais voltada para a área profissional, então vale a pena saber quais são os temas relevantes e adequados para a plataforma focando na sua divulgação profissional.

Quer conhecer 5 dicas sobre o que postar no LinkedIn? Não perca este conteúdo com as melhores práticas para você aplicar em seu perfil!

1. Compartilhe sobre tendências de mercado

Como o LinkedIn é uma rede social mais voltada para o lado profissional de seus usuários, vale a pena compartilhar as tendências de mercado. Aqui, a ideia é apresentar novos temas e nichos que estão em alta.

Com isso, você consegue atrair a atenção de mais pessoas para sua empresa, tendo em vista que se atualizar sobre o mercado e as tendências das profissões é um interesse compartilhado de muitos profissionais.

Mas é preciso tomar precauções no momento de compartilhar essas informações. Sempre verifique se a informação é relevante e atualizada no ramo em que ela se enquadra.

Se a ideia é compartilhar tendências, ela deve ser relevante naquele momento, concorda? Portanto, ao realizar pesquisas ou mesmo se informar sobre o assunto, você deve ter a garantia de que o assunto é atual.

Também é preciso verificar se a tendência em questão é uma boa prática no seu ramo de atuação ou no mercado. Existem nichos e ideias que trazem malefícios para a área e compartilhá-las sem considerar esse ponto pode trazer resultados negativos.

Isso não significa que você não pode trazer essa informação, mas pode ser o caso de demonstrar uma opinião negativa sobre o assunto. Dessa forma, você consegue mais engajamento enquanto faz uma crítica embasada.

2. Escreva sobre seu ramo de atuação

Uma boa forma de manter a sua rede ativa, criar engajamento e chamar a atenção no LinkedIn é escrever sobre o seu ramo de atuação. Nada melhor para demonstrar conhecimento e se destacar do que postar sobre a área que a empresa entende, não é?

Os posts sobre sua área podem ser os mais variados. Você já viu que compartilhar tendências do mercado é uma ideia. Mas também há outras possibilidades, como falar sobre os resultados obtidos e qual é a fatia do mercado que a sua área representa.

Ainda, é possível fazer publicações mais voltadas para o lado educacional. Assim, elas não são direcionadas a quem já atua na área a mais tempo, mas sim para pessoas que ainda não entendem o assunto ou são iniciantes no ramo.

Essa tática pode ser bastante relevante para a imagem do negócio. Ela também pode atrair empresas que não conheciam a área e podem perceber que ela é essencial para impulsionar os próprios resultados, por exemplo.

Portanto, além de se mostrar mais experiente no mercado por meio das publicações, a medida ajuda a ampliar as oportunidades de fechar contratos. 

3. Mostre seus diferenciais competitivos

Você também pode fazer posts promocionais no LinkedIn. Como essa é uma rede que foca em negócios, não há problema em mostrar os diferenciais competitivos da empresa — desde que eles se relacionem com o tema da rede.

A ideia aqui é gerar mais destaque para o negócio, demonstrando como ele se sobressai à concorrência. No entanto, é fundamental sempre utilizar dados e exemplos reais, para não gerar expectativas que não possam ser cumpridas ou divulgar informações inverídicas.

Um cuidado nesse momento é buscar a aprovação das partes envolvidas com antecedência. Ou seja, é fundamental não expor pessoas, organizações ou empresas que não concordarem com a publicação.

Imagine que seu negócio realizou um projeto de propaganda para determinada empresa e ele foi um sucesso. Você pode falar sobre a experiência com esse trabalho, quais foram as ideias, temas e dificuldades encontradas.

Mas, para isso, busque a aprovação do cliente previamente. Se ele concordar com a publicação, você pode marcá-lo e adicionar outros profissionais envolvidos ao post, mostrando como foi o trabalho em equipe.

Se o cliente não aprovar a publicação por qualquer motivo, você ainda pode falar sobre o projeto, mas sem citar nomes, por exemplo. A ideia é demonstrar o diferencial no mercado e como foi a realização do seu trabalho.

4. Promova o engajamento

A dica de promover o engajamento serve para todas as suas postagens, independentemente do tema. Quando for possível, vale a pena buscar a participação dos leitores por comentários ou compartilhamento dos seus posts.

Quanto mais engajado for um post — quando há mais curtidas, comentários e compartilhamentos — maior tende a ser o seu alcance. Isso pode levar suas ideias e postagens para ainda mais pessoas, trazendo uma visibilidade interessante para o negócio.

Existem diversas técnicas para promover o engajamento, mas vale a pena buscar formas de não soar forçado, pois isso pode ter um efeito contrário.

Você pode pedir a opinião das pessoas sobre o assunto abordado no post, por exemplo. O objetivo é que elas comentem com suas próprias experiências e visões, ainda que não concordem totalmente com o seu ponto de vista.

Quando isso acontece, é importante respondê-las. Elogie o ponto de vista, aponte suas próprias considerações ou rebata o argumento utilizado, se for o caso. Mas seja sempre respeitoso e de não entrar em discussões acaloradas.

Outra forma de promover o engajamento é criar enquetes. Esse é um tipo de post em que outros usuários podem votar em diversas alternativas. Com isso, você pode colher informações e, ao mesmo tempo, obter mais engajamento para a sua publicação.

5. Compartilhe as conquistas

Se sua empresa obteve conquistas importantes no mercado, vale a pena compartilhá-las no LinkedIn. Pode ser um prêmio recebido, uma nova certificação do mercado, abertura de filiais e contratações relevantes, entre outros pontos.

A ideia é demonstrar que seu negócio é reconhecido por outras pessoas e diferentes organizações. Logo, você mantém o LinkedIn ativo e pode gerar mais visibilidade para o negócio.

Pronto! Com essas 5 dicas sobre o que postar no LinkedIn, agora você sabe como manter a sua rede ativa. Existem outras formas de postagens interessantes, mas com essas ideias você poderá aumentar o fluxo de visualizações e poderá gerar novas oportunidades no mercado.

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