Como fazer uma boa gestão de clientes?

A gestão de clientes é mais uma das que você deve aplicar na sua empresa o quanto antes. Certas companhias ainda tratam seus compradores da mesma forma: atendimento padronizado e robotizado, limitado a oferecer e ajudar somente no que entende e sempre com o objetivo de persuadi-los para a compra.

Ocorre que essa forma de lidar com consumidores está ultrapassada. Além de não encantar, os atendidos podem achar que seu estabelecimento é apenas mais do mesmo. A gestão de clientes surge exatamente para fidelizá-los e mantê-los satisfeitos com seu serviço.

Continue a leitura do artigo e veja como fazer uma boa gestão para tê-los sempre contentes e fiéis a sua empresa!

O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes trabalha a rotatividade, perda e interesse deles no seu negócio. O foco é aumentar o faturamento, melhorando o relacionamento e a experiência do consumidor. Ou seja, ela foca no comprador, sendo este seu objeto principal.

O mercado é competitivo e ter um diferencial na forma como trata as pessoas é muito importante para melhorar os resultados da corporação.

Por esse motivo que essa gestão precisa ser aplicada, pois ela ajuda o empreendimento a entender e identificar suas necessidades e desejos para oferecer o que você tem no momento exato em que ele precisar.

O segredo para isso funcionar corretamente é entender quem realmente é sua persona e identificar seus hábitos, dores e sonhos para poder criar um relacionamento mais próximo e que engaje.

Quais as vantagens da gestão de cliente?

Fazer a gestão da sua carteira de clientes pode trazer algumas vantagens para o seu negócio. Algumas delas são:

  • aprimoramento e melhor controle do relacionamento entre a empresa e freguês;
  • melhora no atendimento e nas vendas;
  • ajuda a implementar campanhas de marketing mais direcionadas e focadas;
  • maior interação com os consumidores;
  • aumento da satisfação dos mesmos;
  • possibilidade de conversar diretamente, criando diálogos que conectem com a persona;
  • aumento nas vendas e consequentemente, no lucro;
  • venda customizada de acordo com a necessidade de cada um;
  • melhora o encantamento e aumenta o boca-a-boca.

Ter uma boa gestão de clientes significa que deverá apostar em mudanças nos processos de venda e atendimento e aplicar estratégias assertivas para encantar cada um que procurar por seus serviços.

Focar nesse objetivo poderá garantir uma diferenciação do seu negócio em relação aos concorrentes. Como visto, aumentam as chances de fidelização, vendas e maximiza o lucro e o sucesso do seu empreendimento.

Outro ponto positivo é em relação aos seus parceiros. Se trabalha com outras equipes, poderá definir se elas possuem os mesmos valores e buscam sempre encantar e ajudar da mesma forma que você. Caso isso não ocorra, poderá fazer mudanças e buscar por novas oportunidades.

Como fazer a gestão de clientes?

Fazer esse tipo de gestão envolve alguns passos que devem ser essenciais para que tenha eficácia e você consiga resultados. Confira agora como fazer sua gestão de clientes na prática!

1. Conheça muito bem sua empresa

O primeiro passo é fazer uma analise profunda do seu negócio e identificar as fraquezas, pontos positivos e o diferencial que oferece. Faça também um estudo dos seus maiores concorrentes para identificar pontos que precisam ser melhorados na sua corporação.

Para poder fazer um atendimento personalizado, converse com sua persona e tente oferecer o que ela precisa no momento certo. Deve ser primordial entender tudo sobre seu produto ou serviço. Compará-lo com o dos seus concorrentes poderá lhe ajudar a pensar em formas de aprimorá-lo e oferecer um diferencial.

2. Defina metas inteligentes

No momento em que for implementar a gestão de clientes, a definição de metas para todos deve ser estabelecida, preferencialmente em conjunto.  Procure definir metas realistas e SMART, ou seja: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

As metas precisam ser relacionadas a essa estratégia. Alguns exemplos seriam: conseguir fazer 50 pessoas que nunca mais procuraram a empresa voltar a consumir, fazer uma porcentagem deles comprarem novamente, etc.

E lembre-se de pensar em metas que tenham a ver com a melhora do atendimento, vendas e na contenção dos mesmos.

3. Divida seus clientes em grupos

Separar os clientes da sua carteira em grupos lhe ajudará a criar atendimentos e relacionamentos diferenciados com cada um deles. Assim, aumentam as possibilidades de criar uma estratégia de trabalho diferente para cada um.

Essa separação ajuda você também a selecionar os que apresentam mais riscos, os que estão cientes que precisam dos seus serviços, os que ainda não sabem que possuem um problema que sua companhia possa resolver, os que têm maiores chances de abandonar, dentre outros.

Se tiver um profissional que saiba lidar com as necessidades de cada um dos grupos, melhores poderão ser os resultados de contenção.

A carteira de atendidos pode ser dividida de diversas maneiras, como: tipo de cliente (pessoa física ou jurídica, por exemplo), grau ou tempo de comprometimento com a companhia, localidade, produtos ou serviços que utilizam, etc.

4. Priorize a qualidade do serviço

Busque sempre oferecer o melhor serviço que puder. Escute-os e pergunte a eles o que pensam sobre seu negócio. Os feedbacks dados podem ser valiosos e ajudar a melhorar em diversos aspectos.

Aproveite para fazer pesquisas de mercado e buscar por novidades que possam ajudar na fidelização e encantamento. Analisar cases de sucesso da sua empresa e entender o que levou o consumidor a continuar com você por muito tempo pode lhe dar uma noção de quais foram seus erros e acertos.

Para melhorar ainda mais a aquisição e fidelizá-los, considere como requisito obrigatório o aprimoramento das habilidades profissionais de todos os colaboradores da sua equipe que tenha contato com compradores.

Invista em conhecimento para todos, pois pessoas mais qualificadas trazem melhores resultados.

Conte também com profissionais qualificados para ajudar sua empresa a entender o comportamento do consumidor e questões como: sucesso do cliente, aprimoramento do funil de vendas, etc.

Conclusão

Uma boa gestão de clientes tem ele mesmo como foco central e busca implementar melhorias no atendimento e relacionamento com os consumidores. É essencial para conseguir mantê-los fiéis e garantir a satisfação deles em relação aos seus produtos ou serviços. Por isso, procure implementá-la e crie muitos embaixadores da sua marca!

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