O que é a gestão de projetos? Descubra agora!

A gestão de projetos é mais um tipo de gestão entre os diversos que você pode implantar na sua empresa. Assim como os outros modelos, é fundamental para garantir o sucesso do negócio, pois garante que os projetos sejam executados da melhor maneira possível.

Apesar de existirem diferenças, muitas pessoas costumam fazer confusão com a gestão de processos, que tem um enfoque distinto. Continue a leitura do artigo, entenda mais sobre a gestão de projetos e aprenda a diferenciá-la da gestão de processos!

O que é um projeto?

Antes de falar sobre a gestão de projetos em si, é interessante explicar o que é um projeto. De forma simples, considere projeto como um esforço temporário para criar um determinado produto ou serviço. Ou seja, existe uma data de início e uma de término definidas. Um projeto se difere de um processo, pois os processos são cíclicos e contínuos.

Para diferenciar um projeto de um processo, vamos a alguns exemplos. Quando você cozinha os alimentos da semana, está realizando um processo, pois suas atividades são bem definidas e contínuas, havendo repetição no que você faz.

Por outro lado, se você está planejando escrever um livro, poderia considerar como um exemplo de projeto, pois é temporário e traz um resultado único.

Como um projeto cria um produto ou serviço único, é impossível existir um projeto igual ao outro. Mesmo que outra empresa esteja criando um serviço semelhante, estará inserido em um contexto diferente. Isso porque ambos tem suas peculiaridades, como a equipe de trabalho, a qualidade dos materiais, os níveis de conhecimento, dentre outros fatores.

Em um processo, o resultado obtido é sempre o mesmo, por causa dos padrões que devem ser observados, seguindo um modelo de repetição, o que não se aplica aos projetos.

Quais os tipos de projetos?

Agora que você viu o que são projetos e qual a principal diferença em relação aos processos, descubra um pouco sobre os diferentes tipos de projetos existentes que você pode elaborar na sua empresa:

  • projetos sociais: com o objetivo de melhorar a vida de uma determinada comunidade envolvida, como os movimentos realizados pelas ONGs;
  • projetos culturais: leva um tipos de manifestação artística para a população ou determinado grupo. Nem sempre dá retorno financeiro, mas ajuda a empresa a engajar com a comunidade e ficar conhecida;
  • projetos de pesquisa: o objetivo é pesquisar, descobrir ou criar algo novo;
  • projetos empresariais: o intuito é criar um novo negócio, melhorar algum existente ou criar novas oportunidades para a empresa;
  • projetos pessoais: projetos individuais que se baseiam no objetivo de vida de cada pessoa.

Uma empresa pode realizar, além dos projetos empresariais – os quais são essenciais para o contínuo crescimento e para mantê-la competitiva -, projetos sociais e culturais, para envolver a comunidade e dar visibilidade para a sua marca.

Assim, seu negócio passa a ser reconhecido pelos princípios que aplica e como exemplo de quem se preocupa com o meio no qual está inserido. Além disso, financiar projetos de pesquisa também pode ser uma boa alternativa para incentivar essa área.

Então, o que é a gestão de projetos?

A partir do que foi explicado no primeiro tópico, podemos entender que a gestão de projetos busca estruturar um projeto, planejando-o, executando-o, monitorando-o e controlando-o.

Isso envolve elaborar e detalhar o que deve ser feito no projeto, organizar o pessoal que comporá a equipe, definir os recursos financeiros e os materiais, a linha de montagem e o cronograma dos custos, o monitoramento dos riscos e das atividades, dentre outros aspectos relevantes.

Todo o trabalho do gestor visa entregar o resultado esperado e adequado ao desejo dos clientes do projeto, assegurando que seja conduzido da melhor maneira possível, sem falhas e desvios no objetivo.

Qual a diferença da gestão de projetos para a gestão de processos?

Por mais que tenham sido diferenciados projetos de processos no primeiro tópico, vale reforçar a ideia e distinguir também os conceitos de gestão de projetos e de gestão de processos.

A gestão de processos é aplicada para implementar, monitorar e melhorar todos os processos da empresa. Para ficar um pouco mais fácil o entendimento, compreenda que as tarefas diárias de uma companhia podem ser transformadas em processos, sendo tarefa da gestão de processos efetivar esse procedimento.

O gestor ou a equipe responsável pelos processos acaba tendo que ficar atento a todos os setores, para poder identificar possíveis pontos de melhorias nos processos existentes ou ainda a possibilidade de ser implantado um novo.

A emissão das folhas de pagamento pode ser um processo, por exemplo. Nesse caso, a equipe ou o gestor deve procurar formas de otimizar essa tarefa, seja aplicando uma melhoria ou fazendo a total reestruturação da atividade.

Olhando o outro lado, a gestão de projetos acaba sendo mais direcionada. A equipe ou o gestor se responsabilizam por um projeto de cada vez e são incumbidos de observar as tarefas específicas que nele são executadas.

Assim, se a empresa precisa implantar um novo sistema de atendimento, cabe a equipe de projetos implementar a mudança, mas pode ser que futuramente esse projeto se torne um processo contínuo dentro da empresa, sendo atribuído à equipe de processos.

Quais os benefícios da gestão de projetos?

A implementação da gestão de projetos traz alguns benefícios para a empresa. Veja-os a seguir.

1. Redução de custos

Durante o projeto, é preciso estar sempre atento aos custos. Logo, o monitoramento das despesas e a sua definição acabam sendo feitos com mais atenção. Quando o gestor define os custos para cada parte, fica mais fácil monitorar se o dinheiro está sendo usado com a eficiência exigida.

2. Melhora os resultados

Identificar as necessidades que precisam ser atendidas, bem como o detalhamento de todo o trabalho e os processos que serão utilizados para garantir o melhor resultado no final, são algumas das atividades requisitadas durante a gestão de projetos.

Esse planejamento permite que o resultado final tenha a excelência esperada, aproximando-se ao máximo do que foi estabelecido pelo cliente, podendo estar em conformidade com o objetivo ou até mesmo superar as expectativas.

3. Controle melhor dos riscos

Os riscos são melhores controlados ao introduzir a gestão de projetos. Isso se deve ao fato de que, tudo o que deve ser observado acabará sendo mapeado, além de impor maior atenção às principais ameaças do projeto, identificando se elas estão prejudicando o trabalho, para eliminá-las o quanto antes. Esse mapeamento de riscos e oportunidades ajuda a controlar e minimizar os riscos para a concretização do projeto.

Conclusão

A gestão de projetos é mais um modelo interessante que você pode implementar na sua empresa. O seu objetivo é garantir que os projetos empresariais, e aqueles desenvolvidos em prol do seu negócio, sejam executados com perfeição, objetivando atingir o melhor resultado possível. Por isso, comece agora mesmo a implantar a gestão de projetos e garanta os resultados que deseja!

E você, já sabe o que o marketing de conteúdo pode fazer pela sua empresa? Veja aqui porque você deve apostar nessa estratégia para conseguir mais clientes9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: