O que são indicadores financeiros e como utilizá-los na sua empresa?

Se você tem um negócio, deve perceber que a gestão financeira dele é um dos maiores desafios de manter uma empresa funcionando. Por isso, é importante saber o que são indicadores financeiros. Afinal, eles podem facilitar o seu trabalho e otimizar a administração do empreendimento. 

Porém, além de entender o que são esses indicadores, é preciso saber como utilizá-los a seu favor. Dessa forma, você tem mais informações sobre a empresa e consegue se planejar e tomar decisões mais interessantes para o andamento do negócio.

Quer entender o que são e como utilizar os indicadores financeiros no seu empreendimento? Então continue a leitura deste post!

O que são indicadores financeiros? 

Qualquer decisão de um empresário ou gestor de negócio deve ser pautada em dados. Por isso, os indicadores financeiros estão entre os elementos mais úteis na administração. Eles se referem a informações e métricas ligadas à gestão financeira da empresa.

É por meio de indicadores assim que você pode entender, por exemplo, qual é a margem de lucro do negócio, como está o endividamento e outras informações relevantes para a gestão. Logo, deixar de acompanhá-los tende a aumentar as chances de a empresa enfrentar dificuldades. 

Imagine, por exemplo, que você precisa tomar uma decisão sobre um empréstimo. Se a escolha não considerar os indicadores financeiros atuais da empresa, a dívida pode ser feita em um momento desvantajoso. Diante disso, seu negócio pode se tornar inadimplente, colocando a continuidade das atividades em risco. 

Para que eles servem?

Como você viu, os indicadores financeiros são elementos que servem para monitorar as finanças da sua empresa. Como consequência, eles permitem ter mais dados e tornar a administração financeira mais previsível.

Nesse sentido, tomar decisões sem embasamento é muito perigoso, principalmente porque isso amplia as chances de cometer erros. Então é válido acompanhar os indicadores financeiros para entender a situação da empresa e otimizar o planejamento do negócio. 

A partir de análise, por exemplo, é possível identificar quais são os pontos frágeis do negócio e o que deve ser mudado. Os indicadores também servem para demonstrar o que vem dando certo e indicar ações que podem ser continuadas. 

Desse modo, acompanhar esses dados pode ser essencial para o sucesso do negócio. Afinal, os bons resultados passam necessariamente por uma gestão financeira de qualidade.

Quais os principais indicadores financeiros de um negócio? 

Depois de entender o que são os indicadores financeiros e para que eles servem, vale a pena conhecer alguns dos principais que você pode considerar na empresa. 

Confira!

Ponto de equilíbrio 

O ponto de equilíbrio é um indicador central para as empresas, pois ele indica quando as receitas e despesas corporativas se igualam. Logo, o negócio deve chegar a esse ponto para conseguir se manter — e é preciso superá-lo para obter lucros.

O cálculo do ponto de equilíbrio se dá assim: 

ponto de equilíbrio = custos fixos / margem de contribuição

Você viu que a fórmula usa o indicador chamado de margem de contribuição. Ele representa a parte que sobra da receita da empresa depois de pagar os gastos variáveis. Então o ponto de equilíbrio considera os custos fixos e variáveis.

Margem bruta

O lucro é o grande objetivo de qualquer empresa, certo? Por isso, é necessário saber como acompanhar os indicadores ligados a ele — como a margem bruta. Ela indica a porcentagem de ganho da empresa em cada venda. 

O cálculo é feito da seguinte forma: 

margem bruta = lucro bruto / receita total x 100.

Margem líquida

A margem bruta é um indicador importante, mas ela não se refere ao lucro que fica efetivamente na empresa. Isso porque existem custos depois do lucro bruto, como os impostos. Por isso, vale a pena conhecer a margem líquida para ter uma visão melhor da lucratividade do negócio.

Ela é calculada assim: 

margem líquida = lucro líquido / receita total x 100.

ROI

ROI significa “return over investment”, ou retorno sobre investimento. Ou seja, ele mostra o quanto o seu negócio ganha a partir de cada investimento realizado. Assim, o ROI ajuda a entender se o desempenho da empresa está adequado.

Além de permitir analisar a empresa no geral, é possível calcular o ROI de algumas iniciativas e estratégias específicas. Por exemplo, o ROI de uma campanha de marketing mostra quais foram os resultados obtidos a partir do investimento feito na divulgação.

Veja como calcular o ROI:

ROI = (ganho – investimento inicial) / investimento inicial

Endividamento

Acompanhar indicadores financeiros de endividamento permite medir os resultados da sua empresa. Nesse sentido, você deve somar as dívidas e verificar se elas estão dentro da margem de pagamento do negócio ou se podem representar um problema no futuro.

Liquidez corrente

Ainda em relação a dívidas ou contas, é preciso conhecer a liquidez da empresa. Ela se refere à sua capacidade de pagamento de curto prazo. Ou seja, o indicador demonstra quanto as entradas do negócio são suficientes ou não para arcar com as contas no período analisado.

Para conhecer a liquidez corrente, considere os ativos e passivos circulantes da empresa. Os primeiros representam o capital em dinheiro ou bens de curto prazo, enquanto os segundos se referem às contas e dívidas de curto prazo. 

Assim, a fórmula é a seguinte:

liquidez corrente = ativo circulante / passivo circulante

Como utilizar os indicadores financeiros na sua empresa? 

Agora você sabe o que são os indicadores financeiros e conheceu alguns dos principais. Mas como fazer uso deles? O primeiro passo é reconhecer a importância de acompanhar as finanças e ter um bom controle financeiro para manter seu negócio sempre saudável.

Sabendo disso, o próximo passo é elencar os principais indicadores que você pretende utilizar. Vale destacar que alguns são indispensáveis, pois fazem parte de documentos exigidos de empresas, como o balanço patrimonial.

Então tenha atenção à escolha dos indicadores e, se necessário, conte com profissionais especializados para ajudar na gestão financeira. Depois, desenvolva uma rotina de acompanhamento dos dados para a equipe responsável. 

Por fim, tenha em mente que não basta apenas conhecer e acompanhar os indicadores. É essencial tomar decisões a partir das informações coletadas. Portanto, não deixe de interpretar os dados e usá-los da melhor forma para embasar práticas e mudanças necessárias para o sucesso do negócio.

Se a margem de lucro não for suficiente, por exemplo, use essa informação para realizar mudanças que melhorem a realidade. Nesse caso, você pode aperfeiçoar a precificação de seus produtos ou serviços ou tentar diminuir custos, por exemplo.

Entendeu o que são indicadores financeiros? Depois de aprender por que eles são relevantes e saber quais são os principais tipos, lembre-se de considerar esses elementos na gestão da sua empresa. Afinal, o bom andamento do setor financeiro é essencial para o sucesso de qualquer negócio!

Gostou do conteúdo? Aproveite para descobrir o que é uma gestão de alta performance e veja como adotá-la!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: