Squads: saiba mais sobre o modelo organizacional preferido das startups

Aumentar produtividade e eficiência, e manter funcionários felizes, motivados e engajados. Esses são os sonhos a serem alcançados por muitas organizações hoje em dia. Para conquistarem seus objetivos, diferentes estilos e métodos de gerenciamento de equipes são utilizados.

Muitos deles vêm das startups, empresas que não têm tempo a perder na entrega de produtos e serviços e que, por isso, buscam por metodologias ágeis e modelos organizacionais que fogem do tradicional. Um deles é conhecido por squad.

O que é squad?

Squad vem do inglês e literalmente traduzido significa esquadrão. Trata-se de um modelo organizacional que divide a empresa em times multidisciplinares, sendo que cada um deles é auto-organizado e autogerenciado.

O conceito tem origem nas empresas de desenvolvimento de software, que consideraram o método tradicional de gerenciamento de projetos e fluxos de trabalho cheios de gargalos que interferem no resultado final e dificultam a entrega de produtos dentro do prazo. Hoje em dia está se tornando amplamente popular no universo das startups.

Nesse modelo organizacional, as equipes multidisciplinares têm autonomia para tomar decisões.

Como funcionam os squads?

Se você pensar em um esquadrão a partir do conceito militar fica um pouco mais fácil de entender como os squads funcionam.

Imagine vários grupos de soldados, cada um ocupando um território. Em cada grupo existe um soldado com uma função específica: o médico, o engenheiro, o atirador de elite, o comandante, etc. Squads seguem a mesma lógica.

Cada squad é composto por colaboradores individuais de diferentes disciplinas que têm como missão solucionar desafios específicos de produtos. Um ponto importante aqui: a equipe deve ser composta por no máximo oito pessoas.

Outro fator que merece destaque quando tratamos do assunto, é que para uma equipe ser considerada como um squad não basta apenas juntar pessoas com funções diferentes.

Assim como um grupo de soldados tem uma missão, as equipes multidisciplinares possuem cada uma um objetivo a ser atingido. Isso significa que, no contexto empresarial, um programador atua em conjunto com um profissional de vendas, de marketing, de desenvolvimento e de finanças, por exemplo. Juntos, todos eles precisam cumprir uma meta.

Existe um elemento crucial para que squads funcionem: boa (e muita) comunicação entre eles. Para que as equipes multidisciplinares se comuniquem entre si os squads possuem chapters, tribes e guilds:

  • Chapterssão especialistas. Cada squad possui profissionais especializados em determinadas áreas. Esses profissionais se comunicam entre si e, dessa maneira, sabem o que acontece em cada um dos squads.
  • Tribes são o agrupamento de squads que trabalham com objetivos semelhantes e necessitam estar em maior conexão.
  • Guilds são grupos compostos por pessoas de qualquer área, mas que se reúnem de acordo com seus interesses, ferramentas, conhecimentos, etc.

Metodologias utilizadas nos squads

As mais conhecidas deste modelo são:

  • Scrum: é um processo ágil que permite a equipe focar na entrega do valor do negócio no menor tempo possível (a cada duas ou três semanas).
  • Kanban: é uma metodologia que permite equipes e organizações visualizarem um projeto para saber o que está acontecendo, em que etapa está e para onde vai. Ao analisar um Kanban é possível descobrir se há gargalos e se existe alguma rotina que não esteja funcionando conforme deveria.

Benefícios dos squads

A agilidade na realização de projetos é o benefício mais evidente dos squads. Como eles não se baseiam no tradicional estilo waterfall (modelo cascata), mas sim na colaboração e cooperação entre seus membros, todos os integrantes dos squads ganham a chance de apresentar suas ideias.

Além disso, com equipes multidisciplinares menores (outra característica do squad), o brainstorming é muito mais eficaz.

Um outro benefício expressivo está nos times autogerenciados. Graças a esse fator não existe o microgerenciamento e os membros têm muito mais margens para desenvolver suas próprias soluções e descobrir coisas novas – podendo, dessa maneira, ajudar na conclusão da tarefa em questão, bem como afetar positivamente a organização em um contexto mais amplo no futuro.

Não podemos esquecer também que o aprendizado é intenso nos squads, uma vez que seus membros têm mais chances de maximizar suas habilidades inerentes e aprender coisas novas. Esse tipo de interação contribui para o aumento do conhecimento interdisciplinar do indivíduo e da equipe (algo que é muito difícil de existir em um ambiente de gerenciamento tradicional).

Como squads têm um objetivo a cumprir, a empresa passa a ter equipes muito mais engajadas com o sucesso do projeto.

E a tudo que foi dito até aqui, podemos acrescentar ainda a eliminação de processos em excesso e de outras partes desnecessárias ao fluxo de trabalho.

Para que tipo de empresa os squads são indicados?

A cultura organizacional diz muito sobre a empresa. Por exemplo, uma organização que possui a cultura do poder, na qual a liderança está centralizada em uma única pessoa, teria que passar por uma mudança muito grande para se adaptar.

Outro fator importante está na autonomia que os squads proporcionam, especialmente no que diz respeito às tomadas de decisão. Não é qualquer empresa que está preparada para ter times autogerenciáveis com membros capazes de tomar decisões alinhadas com o objetivo do projeto e o propósito e as metas organizacionais.

Portanto, uma boa dica é começar analisando se seus funcionários teriam aptidão para organizar o próprio trabalho.

Resumindo

Squad é uma equipe multidisciplinar, autogerenciável e que colabora com outros squads. Refere-se a um modelo que valoriza a organização e se concentra em indivíduos e ações, compromisso com as tarefas de acabamento e um processo fluido e dinâmico.

Para que funcione, cada squad tem um objetivo a cumprir, o que faz com que todos os membros do time saibam para onde devem ir seus esforços. Colaboração, produtividade, agilidade e equipe mais engajada são as primeiras vantagens do modelo.

E você, já conhecia sobre squads? Deixe um comentário e nos conte o que achou do conceito!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: