Funil de conteúdo: como produzir para cada etapa? Entenda!

Muitas empresas têm investido no marketing digital. E uma das formas de fazer isso é produzindo conteúdo online para atrair mais leads e converter vendas. Mas você sabia que nem todos os consumidores estão prontos para a compra ao encontrar a sua empresa?

É por isso que existe o conceito de funil de conteúdo. Ele ajuda a abordar as pessoas de maneira mais efetiva, de acordo com o momento em que elas estão na jornada de compra. Assim, a chance de conseguir fechar negócios tende a ser maior.

Quer saber como organizar a produção de conteúdos voltados para as etapas específicas do funil? Confira!

O que é um funil de conteúdo? 

O marketing digital é uma estratégia que busca posicionamento online para construir autoridade e alcançar mais pessoas. Dentro desse método, existe o marketing de conteúdo. Ele envolve produzir materiais na internet, como posts em blogs, vídeos, conteúdos nas redes sociais, e-books etc. 

A intenção é que o público-alvo receba conteúdos educativos que o levem a realizar a compra na empresa. Contudo, nem todos os leitores se interessarão pelos mesmos conteúdos. Isso porque elas podem estar em momentos diferentes da jornada. 

Se uma pessoa já está interessada no produto da sua empresa, por exemplo, ela pode dar boa resposta ao receber um material mais comercial voltado para vendas.

Mas se um consumidor está apenas pesquisando sobre determinado assunto, sem ter identificado um problema ou estar buscando uma solução, conteúdos muito comerciais podem parecer invasivos. Por isso, existe a estratégia de funil de conteúdo.

Ela indica que os consumidores passam por um gargalo (daí a alusão a funil). A jornada vai de um ponto de menor interesse na compra até um ponto de maior interesse. Assim, vale a pena entender as etapas do funil para direcionar melhor a produção de conteúdos.

Quais são as etapas de um funil de conteúdo?

Um funil de conteúdo pode ser dividido em topo, meio e fundo. No topo estão os consumidores menos interessados em comprar um produto ou contratar um serviço. Mas não significa que eles não podem comprar de você. Essas pessoas apenas estão menos aquecidas no momento.

Com conteúdo de qualidade e bem direcionado, os consumidores podem ser encaminhados do topo para o meio do funil. Nesse caso, eles já identificaram as necessidades existentes e começam a procurar por soluções. 

Do meio do funil é possível direcionar os interessados para o fundo. Essa é a etapa mais próxima da venda, pois o consumidor percebeu que o problema pode ser solucionado por produtos ou serviços da sua empresa.

Diante dessas diferenças, você pode entender a importância de ter um conteúdo alinhado para cada etapa. Respeitando as subdivisões do funil é possível aumentar as chances de conversão, pois suas estratégias de vendas chegarão de modo mais efetivo nos maiores interessados. 

Como se dá a jornada do cliente através dessa ferramenta?

Depois de conhecer o funil de conteúdo e as etapas dele, você deve saber que não basta identificar o momento de cada cliente. É preciso entender como levá-lo ao longo da jornada de consumo por meio do conteúdo, até a hora de efetuar a compra.

Ou seja, há um processo de amadurecimento do leitor que consome os conteúdos produzidos pela empresa. Logo, é fundamental ter materiais de qualidade disponíveis para as diferentes etapas do funil. 

Nesse ponto, você pode ter dúvidas sobre como produzir conteúdo para cada uma delas. Para tanto, é preciso conhecer as características do público de cada etapa do funil e direcionar os materiais de modo a atender as necessidades deles.

Veja como fazer isso!

Topo de funil

Geralmente, as pessoas que estão no fundo do funil ainda não se aprofundaram muito sobre determinado tema ou ainda não identificaram o problema. O interesse delas pode ser começar a entender sobre o assunto. Nesse caso, os conteúdos devem focar na atração.

Então os materiais são produzidos para chamar a atenção da pessoa sobre determinado tema. Com isso, ela pode descobrir que tem dores que você ajuda a resolver. Os conteúdos de atração também são importantes para que o público conheça a sua solução, ainda que não esteja pronto para a compra.

Considere o exemplo de uma consultoria financeira. Quem busca por “como economizar dinheiro?” no Google nem sempre está pronto para contratar a empresa. Por isso, o conteúdo de atração é útil para que o leitor conheça o seu negócio e possa procurá-lo no futuro. 

Meio de funil

No meio do funil estão as pessoas que já querem saber mais sobre determinada questão. Assim, os conteúdos dessa etapa devem ser voltados para relacionamento e a apresentação de soluções para os possíveis problemas do leitor. Dessa forma, ele pode ser incentivado a ir para o fundo de funil.

No exemplo da consultoria financeira, a pessoa que leu conteúdos sobre economizar dinheiro pode ter descoberto que esse problema tem solução. Assim, ela está mais preparada para entender que há empresas, como a sua, para ajudá-la.

Fundo de funil 

O fundo de funil reúne os conteúdos mais voltados para as vendas. Como você viu, a ideia do uso do funil de conteúdo é não produzir materiais de venda direta para todas as pessoas. Ao contrário, eles serão entregues para quem já está propenso a recorrer aos seus produtos e serviços.

Isso porque essas pessoas já foram atraídas para o problema (no topo do funil) e já se aprofundaram nele (no meio do funil). Agora, elas podem estar prontas para comprar. 

No exemplo, ao chegar nessa etapa, o leitor pode entender que a consultoria financeira será útil para ele organizar melhor suas finanças. Assim, os conteúdos podem trabalhar os diferenciais dos seus serviços e outras questões que ajudem a convencê-lo a fechar o contrato. 

Como implementar um funil de conteúdos na sua empresa?

Você entendeu como funciona a produção de conteúdo em cada etapa do funil? Agora é preciso saber como aproveitar essa estratégia para atrair mais clientes e aumentar as vendas na sua empresa.

Embora seja simples entender o assunto, ter um método efetivo de produção de conteúdos pode não ser tão fácil. Afinal, é preciso entender de diversos detalhes além do funil, como SEO (search engine optimization), palavras-chave etc.

Por isso, vale a pena contar com parcerias especializadas — como é o caso da ABContent. Temos uma equipe focada em prestar apoio na sua produção de conteúdos, para que eles estejam em conformidade com cada etapa do funil.

Além disso, sua empresa receberá conteúdos com informações de qualidade e que geram valor para o leitor, contribuindo para o êxito da estratégia. Nossos materiais também seguem as principais técnicas de SEO, o que permite que sejam encontrados com mais facilidade na internet. 

Agora você sabe o que é funil de conteúdo e como ele pode ser útil para organizar a estratégia de marketing digital da sua empresa. Não deixe de considerar as vantagens dessa possibilidade e conte com a ABContent para entregar conteúdo de qualidade para o seu público!

E então, está pronto para melhorar seus resultados? Entre em contato conosco!

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