Produtor de conteúdo digital: o que é e como fazer uma boa escolha

Aqui no blog da AB Content já foram publicados alguns textos sobre produção de conteúdo digital. O tema é bastante pertinente para as empresas que estão em busca de atingir mais pessoas e encontrar novas oportunidades de negócio.

Para obter sucesso com estratégias que envolvem conteúdos para web, é preciso ter atenção a alguns detalhes importantes, tais como:

  1. a qualidade das informações veiculadas;
  2. o formato mais adequado para cada plataforma;
  3. a estratégia de marketing de conteúdo que é adotada para as informações.

Sem esse tipo de cuidado, os conteúdos produzidos pela sua empresa podem não surtir o efeito esperado, e para que isso não ocorra é preciso pensar em algo fundamental: deixar esse trabalho nas mãos de profissionais.

O produtor de conteúdo digital é uma figura central para que uma empresa consiga reverter seus esforços de marketing em resultados corporativos. Por isso, é preciso conhecer mais sobre a atuação desse profissional, quais são suas principais tarefas e, principalmente, os critérios para escolher um bom produtor.

Esse é o tema do post de hoje. Aproveite para entender o que faz um produtor de conteúdo digital e como ele atua em prol da sua empresa.

O que é produtor de conteúdo digital?

Um produtor de conteúdo digital é um profissional cuja principal função é produzir informações para fomentar as estratégias de marketing digital de uma empresa.

As principais táticas de captação de clientes por meio da internet envolvem a substituição do discurso publicitário pelo discurso informativo. O acesso à web abriu portas para pessoas se aprofundarem em temas, conhecer a fundo a atuação das empresas e, só então, decidir em quem confiar na hora de fechar um negócio.

O produtor atua dentro da lógica do marketing conteúdo, dando subsídio para que uma empresa possa dialogar com seu público-alvo de forma estratégica. Seu trabalho tem como finalidade:

  1. despertar o interesse da audiência para um tema;
  2. conversar sobre as principais dores e dificuldades do público alvo;
  3. demonstrar como uma empresa pode auxiliar na solução desses problemas;
  4. convidar o público-alvo a confiar na empresa para a solução de suas dores.

O produtor faz a engrenagem do marketing de conteúdo girar. E a qualidade do seu trabalho é essencial para que a empresa consiga bons resultados.

Qual a importância desse profissional?

Se ele é “o cara” que faz as informações e estrutura o diálogo entre a empresa e o cliente por meio dos conteúdos digitais, fica evidente que sua importância é alta para a lógica de atração, retenção e captação de clientes por meio do marketing.

Ele é como o volante no futebol, o responsável por ligar defesa e ataque. Neste caso, ele é o elo que conecta a empresa com seu público, moldando o discurso que a empresa adota e como ela se apresenta para a audiência.

Quais as qualidades de um bom produtor de conteúdo digital?

Já que estamos falando de um profissional que é um protagonista no backstage do marketing digital, é mais do que óbvio que ele precisa ter algumas qualidades que façam de seu trabalho algo realmente efetivo.

Criatividade

Ser criativo é fundamental nessa área. Captar a essência de uma mensagem e conseguir fazer dela algo interessante para ser lido não é algo fácil.

Mais do que apenas criatividade para chamar atenção, o produtor de conteúdo digital deve ser capaz de exercitar a escrita criativa para facilitar o entendimento das pessoas sobre os produtos e serviços de uma empresa.

Conhecimento da audiência

Com base no desenvolvimento das personas – que são arquétipos do cliente ideal de uma instituição, o produtor de conteúdo precisa desenvolver informações alinhadas com a linguagem do público-alvo e seus principais interesses.

Ser empático com a audiência na hora de escrever é ponto fundamental para “falar a mesma língua” e obter sucesso no processo de captação do interesse das pessoas que estão consumindo o conteúdo.

Domínio das ferramentas de produção

Um produtor de conteúdo digital deve ser capaz de produzir blog posts, e-books, newsletter, e-mails marketing, posts para redes sociais e muito mais. Isso significa ter um amplo domínio das ferramentas envolvidas nesses processos.

Plena noção estratégica

Os conteúdos desenvolvidos por um produtos de conteúdo se espalham nas diferentes etapas de interesse dos clientes. Os conteúdos podem ser direcionados para topo, meio e fundo do funil de vendas, e cada etapa pede um tom diferente.

Se o profissional não está ciente da estratégia adotada pela empresa, as chances de conversão se reduzem drasticamente. Por isso, é importantíssimo que o produtor de conteúdo esteja a par do plano de ação da empresa.

Como escolher um bom produtor de conteúdo?

Primeiramente, é preciso se atentar aos fatores listados acima, porém, isso não é tudo. Muitas empresas optam por escolher um produtor de conteúdo freelancer. O produtor digital que atua de forma autônoma pode até auxiliar sua empresa, mas não entregará uma solução completa.

O ideal é buscar empresas qualificadas para a produção dos conteúdos digitais. Um produtor freelancer costuma se ocupar apenas da parte “mão na massa”, ou seja, na hora de escrever.

Mas uma empresa preocupada com resultados precisa de algo a mais, uma expertise que atue de forma holística nas estratégias de marketing. Por isso, é interessante pensar em contratar uma empresa como a ABContent.

A empresa especializada em conteúdos traz vantagens como:

  1. amplo conhecimento e pesquisa de nichos de mercado que exigem especialização;
  2. capacidade para atuar de ponta a ponta na estratégia de marketing de conteúdo;
  3. trabalho de elaboração dos conteúdos, alinhando as expectativas com a empresa;
  4. expertise de mercado.

Ofereça conteúdos de qualidade aos seus leitores!

A ABContent é um exemplo de empresa que fornece aos clientes conteúdos de alto valor agregado e 100% otimizados para SEO. Isso porque exercemos um critério meticuloso para seleção dos profissionais que vão atuar como produtores especializados, que integram toda a equipe, desde a definição das pautas até a edição final.

Isso nos dá segurança para entregar ao cliente conteúdos que geram resultados, retém a audiência, facilitam o processo de vendas e geram autoridade de marca.

Para saber mais sobre a atuação da ABContent no mercado de produção de conteúdo digital estratégico, entre em contato conosco via WhatsApp e converse diretamente com os nossos consultores!

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