Existe uma verdade universal para qualquer negócio: as pessoas não comprarão da sua empresa – ou não contratarão seus serviços – se não souberem que ela existe. Elas também não apostarão no seu negócio se não confiarem nele.
Tanto para que seu público-alvo possa achar o seu negócio quanto para que consiga estabelecer uma relação de confiança, será fundamental que sua empresa tenha um site. Isso porque é por causa dele – ou, muitas vezes ,por meio dele – que suas vendas serão realizadas.
No entanto, não basta criar um website, é preciso obter tráfego para ele. A questão é que se esse tráfego não for convertido, sua página na internet não servirá para nada. Consegue entender o raciocínio?
Seguindo esse pensamento, nossa missão com este artigo é dar algumas dicas para ajudar a aumentar sua conversão online. Boa leitura!
1. Invista no marketing de conteúdo
Se você tem pesquisado sobre como atrair pessoas para o site e como aumentar a conversão online, é bem provável que já tenha se deparado com o termo marketing de conteúdo.
Esta é uma estratégia tanto para apoiar ações comerciais, no ambiente físico, quanto para nutrir leads para que eles avancem no funil de vendas. Por isso, é importante criar um blog no seu site e publicar com frequência conteúdo relacionado ao seu setor e produto.
Por exemplo, se você tem uma assessoria de investimentos, é altamente provável que alguns visitantes queiram saber sobre investimentos para aposentadoria, melhores ações ou sobre o que faz um assessor financeiro.
Publicar artigos relevantes e otimizados em seu blog ajudará o site também a ser encontrado nos mecanismos de pesquisa. Dessa forma, quando seus clientes em potencial pesquisarem por soluções, eles irão até você ao invés de se dirigirem ao concorrente.
Caso o conteúdo que eles encontrem seja relevante, eles perceberão sua empresa como autoridade no assunto e a tendência de que convertam-se em clientes será muito maior.
2. Foque na call to action
Call to action (ou CTA) significa chamada para ação. No jargão do marketing digital trata-se de uma frase de chamariz que direciona os visitantes a executar uma determinada ação como “Adicionar ao carrinho”, “Baixar agora” ou “Inscreva-se”.
Em páginas no site a CTA pode ser um botão, mas nas redes sociais pode ser uma frase chamativa que utiliza algum gatilho mental para realmente engajar com o lead.
O mesmo se aplica aos textos do blog: não deixe o leitor terminar o conteúdo e ir embora sem realizar uma ação.
Você pode, por exemplo, convidá-lo a ler um outro texto referente ao assunto, a baixar um material, assistir a um vídeo, inscrever-se na newsletter, deixar um comentário, etc. E para que sua CTA tenha resultados, seja criativo e persuasivo.
3. Teste layout, conteúdo e estilo em landing pages e no site em geral
A landing page é uma página de destino para a qual o seu tráfego é enviado, a fim de que realize alguma ação (como assistir a um webinar). Seu objetivo é o de capturar as informações de contato do seu possível cliente ou fazer uma venda. Ou seja, a estratégia busca aumentar a conversão online.
A landing page deve ter um único objetivo, como convidar o usuário a se inscrever em um evento online, por exemplo. Uma maneira de melhorar potencialmente as taxas de conversão das suas páginas de destino é experimentar diferentes apelos à ação.
Varie não apenas a posição do formulário na página, mas experimente fontes de textos diferentes e outros ícones de botões de CTA.
O mesmo vale para qualquer outra página, pois a chave para um website de alta conversão é testar, testar, testar. Tenha em mente que não existe fórmula pronta, sendo que o que funciona para um público ou nicho pode não funcionar para outro.
4. Remova distrações
O pensamento aqui é: você quer que as pessoas se concentrem em uma única ação e não se distraiam. Para isso avalie se existem itens na página que podem desviar o visitante dessa meta.
Quanto mais entradas visuais e opções de ação os visitantes do seu site tiverem que processar, menor a probabilidade de que você consiga aumentar a conversão online. Não tem nada mais perturbador do que pop-ups abrindo a cada página que entramos ou banners piscando no lado da tela.
Além de ser um foco de distração, tudo que não for relevante para o usuário e que atraia sua atenção pode irritá-lo a tal ponto que ele não entre nunca mais no seu site.
5. Ofereça um free trial
Os free trials são os testes gratuitos oferecidos para os visitantes do site durante um período de tempo. Esta ação é mais voltada para startups SaaS ou outros tipos de empresas que desenvolvem softwares e apps (como, por exemplo, um app pago para finanças).
Sem dúvidas, de todas as dicas de como aumentar a conversão online, esta é uma das que traz mais resultados. Isso porque entende-se que se uma pessoa tem interesse por testar seu produto, ela está bem propensa também a comprá-lo.
Aqui é importante considerar dois pontos:
- A inscrição para realizar o teste deve ser simples. Não utilize muitos campos para preenchimento porque eles podem desmotivar potenciais clientes;
- Mesmo que seja apenas uma versão para teste, ofereça uma experiência otimizada, que incentive o potencial cliente a engajar o máximo possível com a ferramenta.
E sempre que alguém se inscrever para testar seu produto, lembre-se de nutri-lo com conteúdo relevante para a etapa do funil em que se encontra. O objetivo é que o usuário teste e realize a compra, mas como isso pode demorar alguns dias, não deixe que ele esqueça da sua empresa.
Pronto para aumentar a conversão online do seu site?
De tudo que elencamos neste texto sobre como melhorar a conversão de um site, o que diz respeito à criação de conteúdo serve também para atrair tráfego, e não apenas para convertê-los.
Portanto, invista em produções de conteúdo especializado e otimizado para o SEO. Caso não tenha orçamento para montar uma equipe especializada dentro da sua empresa, que pode custar um alto valor mensal ao empreendedor, considere a terceirização do serviço.
Temos um time de profissionais qualificados prontos para ajudar. Entre em contato conosco e saiba mais!