Mais de 134 milhões de brasileiros usam a internet. Isso significa que, a cada dia, mais e mais pessoas passam a utilizar a tecnologia para consumir produtos e serviços. Pensando nisso, considerar criar um site institucional para o seu negócio é uma necessidade.
A transformação digital já chegou à maioria dos segmentos. Dessa maneira, é preciso se adaptar às inovações do mercado e ofertar ao seu público a experiência que ele merece. Ela deve ser próxima, convidativa e eficiente.
Se você deseja conferir dicas para formular um site institucional, continue a leitura!
O que é um site institucional?
O site institucional representa o seu negócio no ambiente online. Ele concentra informações relevantes sobre a empresa. Assim, aumenta a exposição de sua marca e fortalece seu branding (gestão de marca).
Inegavelmente, há um movimento crescente em direção ao uso de e-commerce. Em 2020, tivemos um aumento recorde de adesão a serviços digitais. Assim, muitas empresas também podem usar o site institucional para realizar vendas.
É preciso saber que hoje os consumidores estão em uma constante busca por soluções ágeis e eficazes. Unindo essas duas informações, percebe-se, então, que usar um site como ponte entre os clientes e sua empresa pode ser uma ideia muito interessante.
Para isso, é preciso tem em mente a qualidade que o site deve ter. Quando pesquisam algo, os usuários esperam encontrar informações claras, objetivas e realistas sobre o assunto. Logo, não basta apenas ter presença na internet. É preciso fazer isso da forma certa!
Qual a importância do site institucional?
Como você está vendo, no mundo atual a experiência online é presente na vida da maioria das pessoas. Assim, torna-se necessário ocupar o ambiente online quando se é uma empresa. Mas, infelizmente, nem todos os empreendedores acreditam que isso é realmente importante.
Qual seria então a relevância? É preciso saber que, muitas vezes, o site da empresa é o primeiro local que os usuários acessam ao buscar saber mais sobre ela. Desse modo, se você não investe nele, pode impedir que diversos clientes conheçam seus serviços.
Além disso, vale considerar a importância da comunicação visual entre o consumidor da atualidade e as marcas. Por estarem em busca de identificação, muitos usuários se baseiam na estética para escolher os produtos que desejam consumir.
Logo, um site responsivo e que trabalha bem a questão da marca pode fazer toda a diferença. Por fim, está a questão da credibilidade. Estabelecimentos que não se posicionam digitalmente correm o risco de serem superados pela concorrência.
Isso porque, caso não encontrem dados claros sobre sua atuação, os clientes podem não confiar em você. Em suma, um bom site institucional fortalece a imagem de seu negócio, expressa sua autoridade sobre o assunto e aprimora sua visibilidade.
O que um site institucional deve ter?
Agora que você sabe o que é site institucional e entende os motivos para criar o seu, é hora de conferir alguns dos elementos mais importantes para a criação dele.
São eles:
Área “Sobre nós”.
Ela expõe o propósito da empresa, conecta o público à marca e conta um pouco sobre a história da organização.
Espaço voltado à cultura organizacional
Os valores que guiam sua empresa, podem ser grandes fatores de identificação com o público. Por isso, reservar uma aba para citá-los é interessante.
Descrição das soluções
Conforme dito, é importante ser objetivo e claro ao descrever seus produtos e serviços. Procure fazer isso em uma aba de soluções.
Área de contato
É fundamental que seus clientes possam se comunicar com você com facilidade. Disponibilize, se possível, múltiplos canais nesse sentido — como e-mail, telefone e redes sociais.
Cases de sucesso
Compartilhar as vitórias da empresa e depoimentos de clientes leva confiança ao consumidor e aprimora ainda mais sua credibilidade. Que tal descrever casos em que seu produto levou eficiência e qualidade ao público?
Blog
Ter um blog dentro do seu site permite ir além da descrição da empresa e dos produtos. O conteúdo escrito é central em estratégias de marketing digital e visa educar e aproximar o público. Assim, você pode trabalhar os potenciais clientes ao longo do funil de vendas.
5 Dicas para criar um site institucional
Se você se interessou por criar seu site, confira as dicas a seguir. Por meio delas, você poderá otimizar o sucesso do espaço virtual desde o início!
1. Conheça seu público
Para criar um site que realmente reflita as necessidades dos consumidores, é preciso conhecê-los. Desse modo, investir em identificar as dores e demandas de seu público é essencial. Para isso, realize pesquisas, colete feedbacks e converse com os clientes!
2. Foque na experiência do consumidor
De nada adianta ter um site bonito e chamativo se a usabilidade for ruim. Ou seja, se o público não conseguir navegar pelas abas e informações com rapidez e facilidade. Assim, coloque a experiência do usuário em primeiro lugar e busque promover uma navegação intuitiva.
3. Inclua um campo de pesquisa
É imprescindível que o cliente encontre o que precisa e deseja com rapidez em seu site. Portanto, é uma boa ideia incluir um campo de pesquisa em um local visível. Dessa maneira, ele poderá usar palavras-chave para chegar a um conteúdo específico.
4. Use imagens de qualidade
As imagens direcionam o olhar do usuário e compõem a estética do site. Logo, precisam ser posicionadas corretamente. Use bancos de imagem ou faça suas próprias fotos. Seja como for, priorize a qualidade do visual de seu site institucional.
5. Publique conteúdos educacionais
Como você viu, os conteúdos educacionais ajudam a informar e atrair o público-alvo, trabalhando seus potenciais clientes até a venda final. Eles são um dos maiores responsáveis por atrair tráfego e leads para o negócio.
Ao saber disso, é importante não deixar de aliar o site da empresa com um espaço dedicado à publicação de artigos. Além disso, preze pela qualidade deles. Contratar profissionais do marketing de conteúdo agrega valor e posiciona melhor sua marca nos buscadores.
Ficou claro o quanto um site institucional é importante para sua marca? Em união com uma produção de alto padrão, ele se torna uma ferramenta central para a evolução de sua empresa online. Invista nisso se quiser atrair e reter novos clientes!
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