A fidelização de clientes é um processo importante para qualquer negócio — independentemente do segmento ou do porte da organização. Afinal, ela traz vantagens financeiras para a empresa, além de funcionar como um termômetro da marca no mercado.
Por esse motivo, é fundamental entender como fidelizar os consumidores, sem depender apenas do carisma ou da exclusividade do produto ou serviço oferecido, por exemplo. Isso significa aprender a reter os clientes por meio de estratégias eficazes.
Quer saber como isso é possível? Acompanhe este conteúdo. Aqui, você entenderá a importância da fidelização do cliente e verá como aplicar métodos para alcançá-la.
Vamos lá?
O que é a fidelização do cliente e para que serve?
A fidelização do cliente é o processo que culmina na compra recorrente pelo consumidor. Assim, ele se torna fiel e engajado com a empresa. Ou seja, além de comprarem com recorrência, os clientes se tornam promotores da marca.
Desse modo, os consumidores fidelizados indicam o produto ou serviço para outras pessoas, ampliando o alcance do seu negócio. Para alcançar esse resultado, a empresa deve criar estratégias que trabalham observação, empatia, retenção e outros fatores.
Por que é importante buscar estratégias para fidelizar o cliente?
Agora que você já sabe o que é a fidelização do cliente, é interessante compreender a importância de buscar estratégias para alcançar esse propósito. Assim, é possível entender por que aplicar as técnicas na sua empresa.
Confira!
Termômetro no mercado
A fidelização do cliente pode atuar como um termômetro da marca no mercado, pois ela mensura a probabilidade dos consumidores comprarem de forma recorrente. Além disso, ter bom resultado na fidelidade do público significa que suas estratégias estão funcionando.
Aumento da lucratividade
Como você viu, a fidelização do cliente promove a venda recorrente. Isso reduz o custo de aquisição de cliente, o CAC. Esse indicador mensura o quanto a empresa investiu para conquistar um consumidor.
Dessa maneira, quanto maior é o valor e a recorrência da compra de um cliente, menor será o seu CAC. Consequentemente, a lucratividade aumenta, já que o custo proporcional é reduzido.
Oportunidades de vendas cruzadas
A venda cruzada ocorre quando a empresa vende um produto ou serviço adicional ou complementar à compra original de um cliente. Um exemplo clássico dessa modalidade é a oferta realizada em restaurantes de fast food.
Nela, a empresa oferece batata frita tamanho grande por mais alguns reais na compra de um combo. Como o cliente fidelizado já conhece e gosta do alimento, tende a aceitar essa oportunidade e paga a mais por isso.
O mesmo acontece em outros tipos de negócio. Por isso, a fidelização do cliente contribui para a venda cruzada. Afinal, o consumidor confia nos produtos ou serviços da marca, tendendo a experimentar outras versões.
Marketing boca a boca
Outro ponto positivo da fidelização é o marketing boca a boca, ainda muito importante para qualquer negócio. Atualmente, essa estratégia se modernizou, sendo também realizada a partir das avaliações dos clientes nas redes sociais e sites.
Maior competitividade
Quando o cliente é fidelizado, raramente ele procura outra marca do produto ou serviço, independentemente de preço ou outro benefício que a concorrência ofereça. Por essa razão, conquistar os consumidores também ajuda a aumentar a competitividade no mercado.
Como criar um negócio que gera fidelização do cliente?
Após entender as vantagens de fidelizar um cliente, é o momento de descobrir como criar um negócio que gera a fidelização da clientela. Assim, você pode colocar as ações em prática a fim de obter os benefícios desse processo.
Acompanhe!
Tenha um bom atendimento pré e pós-venda
O primeiro passo para fidelizar um cliente é oferecer um bom atendimento tanto no pré quanto no pós-venda. Isso porque o consumidor não compra apenas um produto ou serviço, ele adquire uma experiência de compra.
Dessa maneira, quanto mais completa e agradável for essa vivência, mais propenso o cliente estará para consumir novamente os itens da marca. Por esse motivo, você deve se preocupar com todos os processos que envolvem a experiência do consumidor.
Conheça o perfil de clientes da empresa
Todos os clientes devem ser tratados da mesma forma e não podem ser negligenciados. No entanto, é interessante direcionar os esforços da equipe de vendas para o consumidor que realiza compras recorrentes. Assim, há como mantê-lo fiel por mais tempo, impedindo que a concorrência conquiste esse cliente.
Para isso, você pode traçar o perfil dos consumidores fidelizados para entender os diferenciais que a empresa entrega e fazem com que eles se mantenham fiéis à marca. Com essas informações é possível elaborar estratégias ainda mais eficazes para a fidelização de clientes.
Surpreenda seus clientes
Com os dados obtidos por meio da análise do perfil dos clientes fidelizados, você pode identificar as ações que fazem os clientes comprarem com recorrência. A partir desse material, é interessante elaborar campanhas que surpreendam os consumidores.
Por exemplo, se a entrega rápida é um ponto a favor do negócio, você pode buscar maneiras de melhorar o transporte para que ele seja ainda mais satisfatório.
Produza conteúdos educacionais
Os conteúdos educacionais são materiais produzidos e divulgados pelas marcas com objetivo de levar aprendizado e gerar valor ao seu público. Assim, eles podem ser blogposts, e-books, vídeos, lives etc.
Quando esses conteúdos são produzidos com excelência, eles promovem a autoridade da marca. Logo, sua empresa passa a ser referência em sua área de atuação e transmite confiança. Dessa maneira, sempre que o cliente precisar ele se lembrará da marca.
Além disso, os conteúdos são capazes de criar proximidade com os clientes, aumentando o engajamento do público e fortalecendo o relacionamento. Todos esses fatores em conjunto contribuem para a fidelização.
No entanto, para essa estratégia funcionar, é imprescindível que os materiais elaborados sejam de extrema qualidade. Assim, vale a pena contratar uma equipe especializada em marketing de conteúdo sobre o nicho de atuação da sua empresa.
A ABContent, por exemplo, é especializada na produção de conteúdo do mercado financeiro, finanças, lifestyle (como compras e viagens), empreendedorismo e negócios. Ao contar com o nosso time, você tem a chance de impulsionar a experiência de seus clientes no ambiente online e gerar fidelização.
Neste conteúdo, você entendeu como gerar a fidelização do cliente em seu negócio a partir de ações simples, mas eficazes. Agora, basta colocar essas dicas em prática para reter seus consumidores, contando com a expertise da ABContent!
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