Por que ter um blog é a melhor estratégia de marketing para sua empresa?

O marketing digital está em constante evolução e apresenta novas possibilidades para as empresas. Ainda assim, o blog continua sendo uma estratégia bastante utilizada e pode gerar excelentes resultados.

Afinal, esse espaço virtual é utilizado principalmente para a publicação de artigos, o que gera relevância e autoridade para a empresa. Assim, se forem utilizados de maneira estratégica, os blogs podem se tornar canais cada vez mais fortes na fidelização e captação de clientes e na obtenção de resultados comerciais.

Neste artigo, você conhecerá as vantagens de ter um blog e entenderá por que essa estratégia é essencial para a sua empresa. Acompanhe!

O que é um blog?

Para entender como um blog pode ser uma estratégia de marketing eficiente, você precisa compreender o conceito. Trata-se de um ambiente virtual próprio, que apresenta elementos da identidade visual da sua empresa e diferentes postagens.

Além disso, a ferramenta tem o objetivo de aproximar a marca do seu público, simplificando o processo de geração de leads, captação de clientes e, consequentemente, aumentando as vendas. O espaço é diferente do site da empresa, pois o foco é oferecer conteúdos relevantes para os leitores.

Assim, eles podem se informar e solucionar dúvidas ou problemas do dia a dia. Para tanto, as soluções apresentadas se relacionam ao universo da organização, tanto de forma direta quanto indireta.

Para que serve essa ferramenta?

Como o foco do blog é oferecer conteúdo, a ferramenta serve principalmente para compartilhar informações relevantes. Assim, é possível postar conteúdos educacionais, novidades do mercado e curiosidades relacionadas aos produtos e serviços que sua empresa oferece, por exemplo.

Logo, o blog é bastante interessante para as estratégias de marketing de conteúdo. O ambiente pode ser organizado de forma que o leitor se sinta conectado com sua marca. Nesse caso, as publicações são o principal meio de se comunicar com o seu público e mostrar autoridade no mercado.

Isso permite que sua marca interaja com qualquer pessoa do mundo que tenha interesse no produto ou serviço que você tem a oferecer.

Quais as vantagens de criar um blog?

Como você viu, o blog é uma das principais estratégias do marketing de conteúdo para as empresas. Em comparação com outras ferramentas, como as redes sociais, ele apresenta diversas vantagens.

Por exemplo, a rede social está sujeita a diversas mudanças e podem, até mesmo, deixar de existir em algum momento. Além disso, os algoritmos passam por alterações constantes, de forma que o seu conteúdo pode deixar de ser entregue para os usuários que seguem a página.

Nessas situações, a perda de alcance faz com que sua marca não seja mais vista e, consequentemente, lembrada. Também há a questão do tempo das postagens. Afinal, logo as publicações somem da visão do público-alvo.

Já no blog, isso não acontece. Se você continuar publicando conteúdo de qualidade frequentemente, o blog tende a ser perpétuo. Ademais, o ambiente não costuma sofrer tantas mudanças com o passar do tempo, então é uma estratégia vantajosa para o longo prazo.

Confira outras vantagens de ter um blog como estratégia de marketing:

Aumenta sua visibilidade

A produção de artigos relevantes e interessantes ajuda a chamar a atenção do seu público-alvo, especialmente de quem ainda não conhece sua marca. Com essa estratégia, é mais fácil ser encontrado na internet.

Desse modo, um blog alinhado com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, pode aparecer entre os resultados no momento em que o internauta pesquisa por aquele tema ou nicho nos buscadores.

Fideliza seus clientes

A publicação de conteúdos frequentes e relevantes também pode ajudar a manter a sua base de clientes fiel à sua empresa. Afinal, ao negligenciar as necessidades dos seus clientes, você pode abrir espaço para que ele inicie relacionamento com um concorrente que produz conteúdo educacional — aumentando as chances de perdê-lo, em algum momento.

Educa o público-alvo sobre seu produto ou serviço

Conteúdos ajudam a construir credibilidade para a marca. Por isso, eles devem ser elaborados a partir de um planejamento estratégico com foco nas necessidades do seu público-alvo. Se o futuro consumidor ainda não sabe que precisa dos seus serviços, o blog pode educá-lo sobre o assunto.

Quando o usuário conhecer mais a respeito de temas relacionados ao seu produto ou serviço, ele poderá sentir necessidade de adquiri-lo. Assim, as postagens continuarão a orientá-lo pelo funil de vendas até a conclusão da compra.

Estabelece mais autoridade no assunto

Produzir artigos sobre o nicho de mercado em que a empresa trabalha gerar mais confiança e autoridade com o público. Imagine que você faça uma pesquisa na internet a respeito de finanças e investimentos, por exemplo, e encontre a resposta na postagem de um blog.

Mesmo que você não entre em contato com a empresa naquele momento, o nome da companhia será lembrado quando houver a necessidade de contratar o serviço prestado. Isso acontece porque a marca ganhou autoridade no assunto ao solucionar as dúvidas do leitor.

Como um blog pode ser utilizado em uma estratégia de marketing?

Agora que você entendeu por que o blog é a melhor estratégia de marketing para sua empresa, vale entender como ele pode ser utilizado para esse fim. Existem três etapas que você deve seguir para ter bons resultados com a ferramenta.

Confira:

Atrair os visitantes

Os artigos de atração de usuários correspondem ao topo do funil. Esse é o estágio em que se encontra a maior parte do seu público. Para cumprir essa função, eles devem abordar os problemas que a persona possui. Assim, é possível atrair uma quantidade maior de visitantes para o seu blog.

Promover engajamento

Conteúdos de meio de funil devem promover o engajamento do público-alvo. Como o leitor está em busca de soluções para problemas específicos, ele está mais próximo do momento de compra. Logo, o artigo deve conduzi-lo para o próximo passo no funil de vendas.

Nessa etapa, os artigos do blog podem incentivar o leitor a tomar alguma ação que gere dados para a sua empresa. Por exemplo, baixar um e-book em que ele tenha que inserir nome e e-mail para acessar o material.

Converter em vendas

O blog também pode atrair pessoas diretamente interessadas em seu serviço ou produto. Os artigos de conversão, portanto, estão conectados ao fundo do funil de vendas. Nesse caso, os conteúdos são mais específicos e podem apresentar os diferenciais do seu negócio.

Se for necessário conversar com um consultor antes de realizar a venda, por exemplo, os artigos também podem ajudar com essa etapa. Portanto, seu blog deve apresentar conteúdos diversos e que promovam tanto a educação do leitor quanto o fechamento do negócio.

Percebeu como ter um blog pode ser uma estratégia de marketing bastante interessante para a sua empresa? A ferramenta permite que a companhia construa autoridade na internet por meio de conteúdos exclusivos e especializados, aumentando as vendas e fidelizando a base de clientes.

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