8 Indicadores financeiros empresariais que todo empreendedor deve conhecer

As métricas de desempenho são algumas das ferramentas mais importantes para um empreendedor. A relevância está em ajudar na avaliação do seu trabalho, pois tornam viável mensurar os resultados da empresa.

Entre elas, encontramos os indicadores financeiros empresariais. Você tem acompanhado os do seu negócio? Eles proporcionam um controle muito mais eficiente da gestão financeira e, consequentemente, permitem o aperfeiçoamento de todos os processos.

Afinal, muitos outros indicadores de sucesso de um empreendimento dependem da saúde financeira, não é mesmo? Se quer saber mais sobre o tema, confira as 8 métricas que apresentamos neste conteúdo!

1. Custos fixos e variáveis

Acompanhar os gastos da empresa é algo completamente indispensável. E a tarefa é feita por meio da identificação dos custos fixos e variáveis. Logo, começamos pelos dois indicadores financeiros que estão na base de qualquer negócio.

Custos fixos dizem respeito às despesas que são constantes. Por exemplo, o pagamento do aluguel, o salário dos funcionários. Mas atenção: para estabelecer um custo como fixo na empresa ele não deve oscilar de acordo com a produção.

Nesse caso, já estamos falando de custos variáveis — que são aqueles cujo valor está atrelado às atividades variáveis da empresa. Por exemplo, as comissões da equipe de vendas, a compra de matéria-prima ou contas de luz e água, que dependem da movimentação no escritório.

Um dos principais motivos para acompanhar esses dois indicadores é saber o quanto você precisa ter em caixa mensalmente para manter o pagamento das despesas em dia. Também é uma chance de planejar melhor as finanças e reduzir custos.

2. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa demonstra a diferença entre os valores que entram e saem do caixa da empresa em um período. Quando se considera o mês, ele indica se a conta está positiva (com mais entradas do que saídas) ou não.

Sendo assim, o fluxo de caixa funciona como um indicador direto da saúde financeira da empresa. Acompanhá-lo é uma forma de verificar se o negócio tem apresentado lucro e se os resultados financeiros estão satisfatórios.

3. Margem Bruta

A margem de lucro é outro importante indicador financeiro empresarial. Ela pode ser dividida em alguns tipos, sendo um deles a margem bruta — que é calculada baseada no valor de venda de determinado produto ou serviço e no que foi gasto para produzi-lo e vendê-lo.

Ou seja, para chegar até a margem bruta basta considerar a receita e deduzir os gastos diretos relacionados a ela. O resultado será obtido em percentual e segue uma fórmula simples:

Margem Bruta = (receita – despesas) x 100

4. Margem líquida

A margem líquida, assim como o indicador anterior, diz respeito ao lucro obtido nas vendas empresariais. Entretanto, além de diminuir as despesas ela também realiza a dedução de gastos com impostos.

Dessa maneira, permite conhecer com maior precisão o lucro obtido no negócio. Depois de retirados os gastos com custos de produção e impostos, você saberá exatamente o quanto de dinheiro recebe por cada produto.

Os indicadores ligados ao lucro são fundamentais para basear a tomada de decisões na gestão empresarial. Afinal, é preciso organizar a precificação de seus produtos e serviços para ser capaz de praticar valores sustentáveis no negócio.

5. Margem de contribuição

Você sabe o quanto cada produto ou serviço oferecido para sua empresa contribui para o custeio dela? Isso é mostrado pela margem de contribuição — um indicador que faz referência à capacidade que suas vendas têm para cobrir as despesas e oferecer lucro.

Para entender a importância do acompanhamento da margem de contribuição, imagine que é possível ver uma empresa com altas taxas de vendas e, mesmo assim, em uma situação de prejuízo. Tal contexto acontece quando a contribuição não está correta.

Isto é, o preço dos serviços e produtos vendidos não é suficiente para quitar as despesas relacionadas a eles e garantir uma margem de lucro. Por isso, é sempre relevante calcular a margem de contribuição e planejar valores competitivos e sustentáveis.

A fórmula utilizada para realizar o cálculo considera os custos e despesas variáveis:

Margem de contribuição = preço de venda – (custo variável + despesa variável).

6. Ponto de Equilíbrio

Já que estamos falando sobre a capacidade das vendas no custeio da empresa, é importante citar mais um indicador financeiro empresarial: o ponto de equilíbrio. O objetivo dele é mostrar a receita mínima necessária para cobrir as despesas do negócio.

Seu cálculo se dá com a divisão das despesas fixas pela margem de contribuição. Assim, ele indica a quantidade de vendas que precisam ser convertidas mensalmente para que a empresa se sustente, sem alcançar lucro.

O cenário ideal, claro, é que sua receita esteja acima desse ponto, pois é sinal de que as atividades são lucrativas. Se os resultados financeiros estão abaixo do equilíbrio, a empresa enfrenta prejuízo nas contas.

7. Liquidez corrente

Em geral, os empreendedores precisam sempre pensar no futuro para tomar suas decisões financeiras, certo? Um indicador que deve ser utilizado no planejamento é a liquidez corrente. Ela se refere ao dinheiro com o qual você pode contar no curto prazo.

A fórmula da liquidez corrente é o ativo circulante dividido pelo passivo circulante. Ou seja, ela considera os valores que a empresa tem a receber e os que ela tem a pagar. Com isso, lhe mostra quais são as condições do caixa no futuro próximo.

Se o resultado for menor que 1, o negócio não tem previsão de capital suficiente para custear as despesas previstas. Se o valor for igual a 1 ele tem exatamente o que precisa e, se for maior que 1, o caixa está positivo.

8. Retorno sobre o investimento

Por fim, o ROI é um indicador que oferece a oportunidade de analisar os resultados de investimentos feitos no negócio. Ele pode ser calculado para a própria empresa em si, considerando tudo o que você investiu para abertura dela.

Também é possível calcular o ROI para investimentos específicos — por exemplo, em uma estratégia de marketing. Nesse caso, consideram-se apenas as receitas e os gastos relacionados à estratégia. A fórmula é a seguinte:

ROI = (Receita – custo) / custo

Acabamos de apresentar 8 indicadores financeiros empresariais que devem ser acompanhados por todo empreendedor. Eles são fatores centrais na administração de uma empresa, pois mostram quais aspectos estão apresentando resultados e quais precisam ser aperfeiçoados.

E então, este post ajudou você? Aproveite para saber como reter clientes na sua empresa!

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