9 Livros atemporais que todo empreendedor deve ler

A leitura é uma ótima fonte de conhecimento. Ela permite entrar em contato com as experiências de outras pessoas e também aprender teorias e dados científicos que agregam valor à sua vida pessoal e profissional.

Então, nada melhor do que conhecer alguns livros para empreendedores. São aquelas obras que todos que têm um negócio deveriam ler para ampliar sua visão e desenvolver novas habilidades. Quer conhecer nossa lista?

Confira 9 livros atemporais que certamente farão diferença no seu trabalho!

1. A arte da guerra

Começamos por um título muito antigo, mas que por diversos motivos não deixa de ser importante para líderes e empresários. O livro A arte da guerra foi escrito pelo chinês Sun Tzu e a data aproximada da publicação é o ano 500 a. C.

Na época, o objetivo do autor foi propagar estratégias essenciais para guerra. Entretanto, ele acabou trazendo ensinamentos centrais sobre planejamento e liderança. Coisas que você deve saber que são muito relevantes para o empreendedorismo, certo?

Por esse motivo, o livro de Sun Tzu se tornou um clássico do mundo dos negócios. Ele pode lhe ajudar a compreender suas batalhas e alcançar mais sucesso.

2. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos

Muitas vezes, empreender é enxergar oportunidades onde outras pessoas só veem dificuldades e limites. Você acredita nessa ideia? Se sim, o livro de Nassim Taleb será útil para entender melhor como isso funciona.

Já se a sua resposta for não, a obra pode mudar a sua forma de encarar essa realidade. Para o autor, existem três tipos principais de pessoas: as frágeis, que sucumbem nas dificuldades, as resilientes, que enfrentam os problemas, e as anti frágeis.

As pessoas do último grupo vão além da resiliência. Elas conseguem não só enfrentar os desafios, mas se beneficiar deles. A partir dessa discussão, Nassim defende que a evolução se deve à existência de conflitos e dificuldades.

3. O banqueiro dos pobres

O livro de Peter Spiegel é uma espécie de biografia de Muhammad Yunus, um empresário que em 1976 revolucionou Bangladesh com a sua proposta de empreendedorismo social: oferecer microcrédito para mulheres pobres.

O Banco Grameen, fundado por Muhammad, teve o objetivo de emprestar dinheiro e ajudar pessoas a superarem a pobreza a partir do crédito. O sucesso foi tanto que diversas empresas passaram a prestar esse serviço em todo o mundo.

Entre inúmeros aprendizados que essa obra pode proporcionar, um deles é a importância da visão empreendedora. Afinal, nunca é demais lembrar que uma empresa surge para resolver problemas e atender necessidades de um público.

4. A Lei do Triunfo

Conhecer 16 lições práticas que levam ao sucesso seria um grande privilégio, certo? É isso que você encontra ao ler A lei do triunfo, do autor Napoleon Hill. O intuito dele foi escrever sobre o padrão comportamental que gera mais sucesso.

Hill produziu essa obra na década de 1920 depois de passar anos entrevistando homens que tinham grande reconhecimento financeiro e profissional. A partir de um trabalho intenso e muito completo de pesquisa, ele chegou aos 16 aspectos que se destacaram nas entrevistas.

5. A Estratégia do Oceano Azul

A concorrência é um dos principais desafios dos empreendedores. Mas e se ela não existisse? Se você acha isso impossível, vale a pena ler as ideias dos autores Chan Kim e Renée Mauborgne em A estratégia do oceano azul.

Nesse livro, eles falam sobre como empresários bem sucedidos obtiveram melhores resultados ao se distanciar da concorrência e deixá-la praticamente irrelevante. Para os autores, é possível sair do oceano vermelho dos concorrentes e navegar em águas mais tranquilas.

Desse modo, a obra é muito útil para quem deseja pensar de maneira inovadora sobre a sua empresa e buscar nichos interessantes para atuar. Novos empreendedores também poderão achá-la útil para avaliar se o seu modelo de negócio faz sentido no mercado atual.

6. Startup: Manual do Empreendedor

As startups são empresas de tecnologia que estão revolucionando o mercado e a vida das pessoas de maneira geral. Esse é um modelo de negócios específico e apresenta desafios e possibilidades peculiares.

Assim, é muito positivo contar com livros para empreendedores interessados em aprender mais sobre o tema. O manual escrito por Steve Blank é um ótimo exemplo. Ele sintetiza os principais aspectos das startups e apresenta diversas orientações interessantes para lidar com consumidores.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Mais um dos livros atemporais que contribuem com o desenvolvimento profissional e pessoal foi escrito por Dale Carnegie. Na obra, o autor fala de competências interpessoais — habilidades que são cada vez mais valorizadas nos últimos tempos.

Para além do título simples, Como fazer amigos e influenciar pessoas é um livro composto por técnicas e métodos que auxiliam quem deseja desenvolver relações mais eficientes com os outros. Os conhecimentos passados por Dale são úteis para qualquer empreendedor, líder ou colaborador de uma empresa.

8. O Lado Difícil das Situações Difíceis

Com certeza, conhecer a história de grandes empreendedores é algo muito inspirador. E um dos elementos mais comuns a essas histórias é a presença de dificuldades, desafios e mesmo de experiências de fracasso.

Esse é o foco do livro produzido por Bem Horowitz. Ele conta a própria biografia, optando por dar destaque especial aos problemas que enfrentou para se tornar um dos grandes nomes do Vale do Silício.

Se aprender com o sucesso de outros empresários é uma prática interessante, imagine então poder avaliar as maiores dificuldades de alguém? Sem dúvida, essa obra lhe ajudará na sua carreira empreendedora.

9. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes

Por fim, uma produção publicada em 1989 continua atemporal para empreendedores. Nela, Stephen Covey compartilha os resultados de uma pesquisa extensa feita em publicações sobre o tema do sucesso.

Ele leu biografias, manuais, livros de autoajuda e várias obras que falavam sobre o assunto. O resultado foi claro: Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes se tornou rapidamente um best-seller e ajudou muitas pessoas a entender e modificar hábitos.

Essa foi a nossa lista com 9 livros para empreendedores. Vale a pena utilizar a leitura para aprofundar seus conhecimentos sobre carreira, negócios e desenvolvimento pessoal. Melhor ainda se isso for feito com publicações atemporais!

E então, você já leu algum dos livros que citamos? Tem outra indicação fundamental para quem é empreendedor? Deixe seu comentário no post!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: