One-on-one: qual o papel dessa reunião na comunicação e desempenho dos colaboradores?

As reuniões de trabalho são essenciais para ajustar o relacionamento e encontrar formas de melhorar os resultados. Existem diversos modelos que podem ser adotados pela empresa, como o one-on-one. 

Essa é uma proposta mais individualizada, que oferece proximidade entre líderes e colaboradores. Ela pode ser adotada em determinados momentos para solucionar dificuldades, oferecer oportunidades de crescimento, entre outros objetivos.

Para utilizar de forma adequada a reunião one-on-one, é necessário entender como ela funciona e em quais circunstâncias a alternativa é vantajosa. Continue a leitura para compreender esse modelo!

O que significa one-on-one? 

O conceito one-on-one, ou simplesmente 1:1, é um tipo de reunião que acontece diretamente entre o líder e o liderado. O termo vem da língua inglesa e significa “um a um”, logo, representa um contato mais individualizado. 

Esse encontro pode ocorrer por diferentes meios, como videochamada ou presencialmente. O 1:1 atende a diversos objetivos, permitindo o alinhamento de aspectos específicos da jornada daquele colaborador na empresa.

Por seu caráter mais particular, o modelo oferece a oportunidade de tratar desde temas simples até as demandas mais delicadas e que exigem discrição. Quando realizada de forma cuidadosa e estratégica, essa reunião tem o potencial de ser um momento produtivo de troca de ideias. 

Qual é o papel desse modelo de reunião na gestão de pessoas? 

Você já sabe que o 1:1 é um modelo de reunião mais direto e particular. Nesse sentido, ele tem um papel importante no desenvolvimento da equipe, pois permite solucionar demandas e operar melhorias com maior eficiência.

As reuniões gerais podem ser muito impessoais e não ter tanto engajamento dos colaboradores. Nelas, existe o risco de os funcionários estarem dispersos e pouco envolvidos. Além disso, esses momentos nem sempre oferecem espaço para a manifestação de todos.

Nesse contexto, o 1:1 é uma conversa direta com o colaborador, em que ele tem maior liberdade e tempo para se manifestar. Ele também deve manter maior atenção e participação — afinal, trata-se de um diálogo. 

Assim, esse tipo de contato tem o potencial de solucionar ruídos na comunicação e coletar os feedbacks dos trabalhadores. A reunião é uma forma de buscar soluções para desafios pontuais dos profissionais.

Muitas vezes, dificuldades de desempenho estão relacionadas a dúvidas ou problemas pessoais. No one-on-one, o profissional pode expor as suas questões, enquanto ele e o líder buscam formas de resolver a situação.

Essa também é uma alternativa válida para o desenvolvimento na carreira. O contato pode ser realizado quando houver uma oportunidade de crescimento dentro da empresa, havendo um funcionário que se mostra qualificado.

Portanto, as expectativas e possibilidades são ajustadas para verificar a viabilidade da transição, bem como a forma como ela será realizada. O funcionário pode tirar as suas dúvidas e o líder tem a chance de avaliar se ele se adequa ao novo cargo. 

Quais são os benefícios desse modelo de reunião?

Como foi possível aprender, o one-on-one pode ter muitas funções na empresa. Desse modo, ele oferece vantagens tanto para o empreendimento quanto para o funcionário.

A empresa se beneficia ao obter um canal de comunicação mais direto e eficiente com a sua equipe. Assim, ela consegue entender mais sobre o ambiente de trabalho e tem a oportunidade de ver quais dificuldades são particulares e quais são compartilhadas pelos funcionários. 

Como resultado, o empreendimento tem a possibilidade de realizar ajustes que capacitam o time de colaboradores. Além de melhorar o desempenho da equipe, a estratégia aumenta as suas chances de reter os talentos e aproveitar as suas habilidades.

Já os colaboradores obtêm um espaço de escuta, em que as suas demandas são acolhidas e há um compromisso com a busca por soluções. Como resultado, eles podem participar proativamente da construção de um ambiente de trabalho mais saudável e estimulante.

Como fazer uma reunião one-on-one?

Agora que você já sabe qual é o papel e os benefícios da reunião one-on-one, é hora de aprender como realizá-la, na prática. Acompanhe!

Escolha o ambiente adequado

Como o 1:1 é uma reunião individual, ter um ambiente adequado é importante para garantir o seu sucesso. O local deve oferecer privacidade e conforto, evitando distrações. Cuide para que o colaborador se sinta à vontade.

Caso o contato seja feito remotamente, é válido que ambas as câmeras fiquem ligadas durante a chamada. Assim, líder e colaborador poderão se ver durante a reunião, fazendo com que seja uma conversa mais fluida e pessoal.

Elabore uma pauta

Apesar de ser uma reunião com mais espaço para diálogo, ela deve ter abordagem e propósito claros. Portanto, tenha uma pauta dos temas a serem discutidos.

Defina quais perguntas serão realizadas, certificando-se de que elas estejam adequadas aos objetivos do 1:1. Alguns aspectos que podem ser explorados são:

  • bem-estar e engajamento na empresa;
  • dificuldades e preocupações;
  • relação com a liderança;
  • carreira e desenvolvimento na empresa;
  • relações com os colegas de trabalho;
  • alinhamento com a cultura da empresa.

O colaborador deve ser avisado com antecedência para que ele também tenha a oportunidade de anotar os assuntos que gostaria de discutir.

Seja gentil

Como você viu, o one-on-one ajuda a melhorar a comunicação na empresa. No entanto, por ser uma conversa mais direta, uma abordagem inadequada pode tornar a reunião intimidadora.

Desse modo, é necessário encontrar o equilíbrio entre manter a gentileza e a cordialidade, sem conduzir o contato de maneira muito informal. Desse modo, você preserva a autoridade e o profissionalismo necessários para direcionar a discussão e tomar decisões importantes.

Mantenha a escuta ativa

Uma reunião 1:1 é pouco efetiva se a conversa for autoritária e unilateral. A escuta ativa do líder demonstra respeito e fortalece o relacionamento. Ao dar atenção para as contribuições do funcionário, você possibilita soluções mais eficazes e deixa clara a sua disposição a ajudá-lo em seus desafios na empresa.

O one-on-one pode ser uma estratégia poderosa para a gestão de pessoas na empresa, permitindo obter informações privilegiadas, bem como solucionar desafios. As lideranças devem identificar os momentos em que essa medida é necessária, além de aplicá-la observando os devidos cuidados para obter êxito.

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