Dentre as premissas básicas do marketing digital encontra-se o posicionamento estratégico da empresa, com foco em transformá-la em uma autoridade em seu ramo de atividades.

Fazer com que uma instituição ganhe destaque em seu nicho requer a adoção de algumas ações de comunicação e marketing. Além, é claro, de qualidade nos produtos/serviços comercializados.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. E isso significa que a busca não é apenas por bons preços, mas sim por empresas capazes de realizar um atendimento de qualidade e que tenham estratégias para conquistar a confiança de seus clientes.

É exatamente nesse segundo quesito que a construção de autoridade digital se torna ainda mais pertinente. Ter um posicionamento de marca positivo é fundamental para a retenção. Por isso, veja abaixo 6 dicas práticas para sua empresa ser autoridade no ramo e conquistar bons resultados!

Dica nº1: Conheça e foque no seu público-alvo

A primeira questão sobre gerar autoridade é: para quem eu quero me posicionar como uma autoridade de mercado?

O foco da empresa não deve ser num público universalizado, mas sim segmentado. É preciso compreender qual tipo de pessoa compõe seu público-alvo. E essa prática deve ser constante, ou seja, a empresa deve sempre estabelecer formas de conhecer cada vez mais sobre sua audiência.

Esse exercício de captação de informações estratégicas pode ser feito de diversas formas. Porém, uma das maneiras mais interessantes é exercitando a famosa “troca” proposta pelo marketing de conteúdo.

A tal troca é simples: informações estratégicas por conteúdos de qualidade. A empresa pode se valer de materiais ricos (falaremos sobre conteúdo mais adiante) e outros recursos de informação para obter esses dados.

Vender não é algo fácil, gerar autoridade e vender é ainda mais complicado. E o caminho para o sucesso passa em seu estágio inicial pelo amplo conhecimento do público a quem a empresa está direcionando seus serviços e produtos.

Dica nº2: Saiba reconhecer o que a sua persona necessita

Com conhecimento sobre o público-alvo, a empresa deve exercitar a criação de personas. As personas são representações dos clientes ideais, e, durante o processo de criação desses arquétipos, é fundamental analisar quais são as dores do cliente.

Uma empresa consegue captar a atenção das pessoas conforme apresenta soluções para seus problemas. A troca de um discurso simples de vendas por um discurso informativo gera a possibilidade de captar as necessidades das pessoas e apresentar as soluções.

Pense na seguinte situação. Um vendedor lhe aborda dizendo “quer comprar este item aqui?”. A capacidade de atração e de transmissão de confiança desse discurso é bem menor do que a de discurso com foco na necessidade, no qual o vendedor falaria algo como “eu posso lhe oferecer algo que soluciona este problema aqui”.

A forma de contato se torna mais rica, o diálogo se apresenta de forma mais empática, focada nas dores do cliente. E, com isso, a empresa inicia seu posicionamento como uma autoridade capaz de solucionar a questão.

Dica nº3: Aposte na presença digital massiva e multiplataforma

Criar autoridade para sua marca demanda esforços de comunicação. E nada é mais eficiente em termos de relacionamento com o cliente do que se posicionar no universo digital.

Mais do que isso, a necessidade é de construir uma presença digital nos mais diferentes canais de relacionamento.

Para gerar autoridade na web, o jeito é disseminar a sua palavra em todos os veículos possíveis. Portanto, a empresa deve estar presente nas redes sociais, ter um bom site, criar um blog para concentrar seus conteúdos e apostar no uso de e-mails estratégicos.

Aproveite da multicanalidade do marketing de conteúdo para ter presença em diversos meios de comunicação!

Dica nº4: Produza conteúdos de qualidade

Se o assunto é multicanalidade e disseminação de informações, fica evidente que é preciso construir conteúdos de qualidade.

Ao se deparar com textos blog posts bem escritos, e-books com informações relevantes, infográficos explicativos, a sensação despertada no leitor é de estar consumindo conteúdos relevantes, criados por quem realmente entende do assunto.

Pense nas famosas mesas redondas esportivas. Jornalistas de boa qualidade conseguem expor suas ideias de maneira tão brilhante que são vistos pela audiência como uma autoridade no tema. E isso ajuda no impulsionamento de suas carreiras.

Com as empresas a lógica é quase a mesma. Porém, a ideia é estar presente em diversos canais e manter as informações sempre em circulação pelos meios de comunicação onde o público-alvo se encontra.

Outra dica importante: junto com a qualidade é preciso pensar em periodicidade. Sua empresa não deve ter muitos canais de comunicação e escassez de informação. É preciso manter a engrenagem sempre girando, e isso vai exigir continuidade na produção de conteúdos.

Dica nº5: Adote boas práticas de SEO

Esforços na produção de bons conteúdos não podem ser em vão. É preciso tornar esses conteúdos visíveis para o público. Para isso, o SEO é indispensável.

São as boas práticas de SEO que irão ajudar suas páginas da web a ganhar destaque nos sistemas de busca. SEO é fundamental em qualquer página, seja ela do site empresarial, uma landing page ou um post do blog corporativo.

Conforme sua empresa adota cuidados com o SEO, seus conteúdos vão ganhando autoridade perante o algoritmo dos sistemas de busca. Isso significa estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa, e isso é fundamental para ampliar o tráfego orgânico e para se posicionar como uma autoridade em seu ramo.

Dica nº6: Exponha seus cases de sucesso

Obteve bons resultados em suas parcerias com clientes? Então, exponha os fatos!

Apresentar ao seu público-alvo os cases de sucesso construídos pela sua empresa é um diferencial muito importante. Empresas que conseguem satisfazer seus consumidores têm muito mais chance de retê-los e de conquistar novas oportunidades de negócio.

Não tenha medo de expor toda a qualidade que sua empresa tem. Construir cases de sucesso pode dar um pouco de trabalho, contudo, é uma ótima forma de ampliar sua autoridade de mercado.

Conseguiu captar a essência do que é a geração de autoridade online? Viu como ela depende de fatores como:

  1. estratégia;
  2. qualidade na produção de conteúdo;
  3. capacidade de analisar o público com precisão.

Ao aplicar essas seis dicas, as oportunidades para geração de autoridade crescem. Porém, não se esqueça de que será necessário um bom esforço, especialmente na geração de conteúdos!

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