White hat X black hat: entenda a diferença entre as estratégias e saiba qual delas você deve aplicar

A otimização para mecanismos de busca (SEO) envolve diversas estratégias para garantir que um site ou blog tenha posições melhores nas páginas dos mecanismos de busca. Entre as abordagens que você pode adotar, estão as práticas de white hat e black hat.

Apesar do nome parecido, elas oferecem resultados bem diferentes e que impactam a sua presença online de modo distinto. Por isso, vale a pena entender melhor como cada uma funciona para saber qual delas usar.

Neste artigo, apresentamos as principais formas de fazer white hat e black hat e mostramos os caminhos para você escolher a melhor estratégia. Confira!

O que é white hat e quais suas principais estratégias?

O white hat, traduzido livremente como “chapéu branco” é um conjunto de técnicas de SEO que são consideradas boas práticas pelos mecanismos de busca, como o Google.

Veja que ações são essas:

  • produzir conteúdo original e que responda à intenção de pesquisa (query intent);
  • selecionar e utilizar palavras-chave estratégicas de modo contextual;
  • publicar conteúdos com alto grau de legibilidade e escaneabilidade;
  • utilizar imagens otimizadas;
  • ter um layout responsivo e de fácil navegação;
  • utilizar links internos e externos de qualidade.

O que é black hat e suas principais práticas?

Já o black hat (ou “chapéu preto”, em tradução livre) compreende as técnicas de ranqueamento que são consideradas agressivas e, em alguns casos, antiéticas, enganosas ou ilegais. Algumas estratégias incluem:

  • keyword stuffing: consiste em utilizar a palavra-chave de modo excessivo, sem necessidade, buscando para aumentar a relevância da página para o termo;
  • cloaking: ocorre quando a URL de um site é mascarada por outra, de modo que há um redirecionamento do usuário para outra página que, normalmente, não está relacionada ao endereço de interesse;
  • uso de textos escondidos: inclusão de textos no código ou que não ficam visíveis na página para aumentar a atração de tráfego;
  • compra de links: representa a compra de linkagem externa apenas para aumentar a autoridade do domínio.

Quais as diferenças entre as duas técnicas?

Embora o white hat e o black hat tenham como objetivo melhorar o ranqueamento de uma página, blog ou site, eles são técnicas bem diferentes. Como você viu, o white hat é recomendado até pelo Google e por outros buscadores.

A intenção de aplicar as práticas relacionadas a ele é garantir que uma página seja mais facilmente encontrada e analisada pelo algoritmo dos buscadores.

As abordagens de black hat, por outro lado, são focadas em burlar os buscadores. Com isso, elas podem enganar os usuários. Assim, há menos chances de a pessoa encontrar uma resposta de qualidade e confiável para a dúvida ou necessidade que apresenta.

Qual estratégia você deve usar no seu blog?

Considerando as diferenças entre as técnicas, nossa recomendação é sempre utilizar as abordagens de white hat para otimizar os conteúdos de um site ou blog. O primeiro motivo é a sustentabilidade dessa decisão.

O usuário pode até ser enganado em um primeiro momento por um site que usa black hat, mas a visita não será suficiente para atender às necessidades dele. A medida levará a uma taxa de rejeição maior do site que, eventualmente, poderá prejudicar o posicionamento da página.

Além disso, usar essa abordagem não faz com que a marca desenvolva autoridade real entre o público. Ainda, vale considerar que o Google e outros buscadores penalizam sites que são identificados fazendo black hat.

As punições podem incluir desde uma perda temporária de posições até a desindexação definitiva do endereço. Portanto, tentar buscar um atalho por meio dessas técnicas pode prejudicar a estratégia e impedir futuros resultados.

Como você aprendeu, white hat e black hat reúnem estratégias diferentes de SEO — e a segunda pode gerar graves punições. Então o ideal é focar as boas práticas aprovadas para otimizar o conteúdo e conseguir resultados melhores.

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