Quem é Bill Gates? Conheça a história de um dos homens mais ricos do mundo!

É quase impossível uma pessoa de negócios nunca ter ouvido falar de Bill Gates. Além de ser uma referência de empreendedorismo, ele é conhecido mundialmente não só pela Microsoft, mas também pela seu interesse em diversos outros setores. 

Muitos podem pensar que ele é apenas um empresário. Mas a verdade é que Gates é engajado em questões sociais e no combate a problemas que podem prejudicar o planeta ou a humanidade. 

Acompanhe a leitura e confira um pouco sobre a história de um dos homens mais ricos do mundo que também é um grande apoiador de causas humanitárias! 

Quem é Bill Gates? 

Bill Gates é conhecido mundialmente por ser o fundador da Microsoft, que é a empresa de software mais conhecida do mundo. Ele também é considerado um dos pioneiros na criação de computadores destinados ao público comum.  

Desde os anos 1990, Gates é uma das pessoas mais ricas do mundo, tendo ocupado a primeira posição diversas vezes.  

De acordo com dados de setembro de 2020 da Forbes, Bill Gates tem uma fortuna de aproximadamente U$ 113.9 bilhões. Conheça um pouco sobre sua história: 

Infância e adolescência 

William Henry Gates III nasceu em Seattle, em Washington, nos Estados Unidos em outubro de 1955. Ele é filho do meio de uma família bem-sucedida 

Seu pai era advogado, filantropo, escritor e conselheiro em organizações civis. Sua mãe era formada em administração de empresas e já ocupou assentos em conselhos de diversas organizações. 

Seu primeiro contato com computadores foi ainda na escola, no ensino fundamental, em 1968. Nessa época, ele conheceu Paul Allen, que o acompanhava no desenvolvimento de programas para grandes companhias. 

Aos 17 anos de idade, Gates e Allen desenvolveram juntos um software para leituras de fitas magnéticas. Assim, nascia a primeira empresa dos dois, a Traf-o-Data.  

Infelizmente, a companhia durou pouco por causa da baixa idade dos dois. Por serem jovens demais, não passavam credibilidade para investidores e outras companhias. 

Vida adulta 

Em 1973, Gates ingressou na Universidade de Harvard com uma boa nota. Lá, cursou Matemática e Direito, mas abandonou os estudos algum tempo depoisEm 1975, Gates e Allen se mudaram para a cidade de Albuquerque, no estado do Novo México.  

Os dois passaram a trabalhar para a empresa MITS, e começaram a produzir programas para serem utilizados pelo primeiro microcomputador, o Altair.  

O projeto foi um sucesso. Com o dinheiro que conseguiram com a venda dele, decidiram abrir uma empresa própria, a Microsoft. 

O surgimento da Microsoft 

Em 1976, Gates e Allen fundaram a Microsoft. Nela, os dois começaram a produzir softwares para vender para outras empresas.  

O objetivo deles era demonstrar que a fabricação feita por eles custava menos do que se as próprias companhias criassem os programas. 

O negócio, que começou em um pequeno sobrado, cresceu significativamente. Em 1979, a Microsoft já tinha 16 funcionários, o que motivou Gates a mudar a sede para Seattle.  

No ano seguinte, o sucesso da companhia foi tanta que Gates e Allen conseguiram um contrato com a IBM, que desejava adotar um sistema operacional. Sendo assim, surgiu o software MS-DOS, que esteve presente em todos os computadores desta organização. 

Esse trabalho com a IBM pode ser considerado o primeiro passo para a Microsoft ganhar ainda mais notoriedade e se tornar a líder global de softwares, passando a ditar o rumo dos computadores para consumidores comuns. 

Problemas que a Microsoft enfrentou 

A empresa de Bill Gates passou por diversos momentos complicados depois de seu auge. Até o início dos anos 2000, a Microsoft tinha produtos de muito sucesso, como o MSN, pacote Office, Xbox, dentre outros. 

Contudo, começou a perder a liderança no passar dos anos. A Apple começou a se destacar com seus tocadores de música, o Google com seus sistemas operacionais para celulares e o Facebook com os aplicativos de mensagens, por exemplo. 

Sendo assim, a Microsoft teve que se reinventar para não ser esquecida. Felizmente, ela conseguiu.  

Bill Gates está longe da gestão diária da empresa desde os anos 2000 e deixou a presidência em 2008, passando a se dedicar a filantropia.   

Apesar de não ser mais o presidente e atuar de forma pouco ativa na Microsoft, ele ainda continua exercendo influência nas principais decisões da companhia.  

Bill Gates se tornou bilionário em pouco mais de três décadas, sendo um exemplo de que negócios não enriquecem da noite para o dia.  

O que Bill Gates faz atualmente? 

Além de empresário, Bill Gates é filantropo. Em 2000, ele e sua esposa, Melinda Gates, fundaram a Bill & Melinda Gates Foundation. A fundação começou doando computadores para crianças carentes.  

Gates e Melinda passaram a estudar temas de saúde global e começaram a redirecionar a fundação para resolver esses desafios. Assim, o casal convida pesquisadores e profissionais para avaliar soluções como saneamentoerradicação e tratamento de doenças como a poliomielite e a AIDS, dentre outros problemas. 

instituição também tem ações para descarbonizar o planeta com soluções inovadoras. Além da atuação em temas de saúde global, ela financia bolsas de estudos em universidades, apoia projetos de educação financeira e agricultura familiar, faz doações para áreas afetadas por desastres ambientais e incentiva a busca por fontes de energias renováveis. 

O dinheiro para essas ações vem de bilionários, além dos recursos do próprio casal, que doou boa parte da sua fortuna para a filantropia. Outro grande doador é o megainvestidor Warren Buffett. A fundação Bill & Melinda Gates é considerada a maior empresa filantrópica do mundo. 

Bill Gates é atualmente um dos bilionários que mais doaram recursos financeiros para a filantropia no mundo, a maior parte por meio de sua fundação. Estima-se que ele tenha doado mais de US$35 bilhões para ações sociais.  

Além de dedicar-se a fundo as causas socioambientais, Gates também é um usuário ativo da internet e gosta de leitura, sendo adepto do aprendizado constante. 

Livros de Bill Gates  

Além de um leitor assíduo, Bill Gates também escreveu obras. Algumas delas são: 

  • A estrada do futuro; 
  • Como evitar um desastre climático; 
  • A empresa na velocidade do pensamento. 

Ainda, ele costuma recomendar livros dos mais diversos assuntos para o público, dar palestrasparticipar de convenções e até de séries televisivas 

Bill Gates é um grande empresário que conseguiu transformar a Microsoft em uma companhia mundialmente conhecida e economicamente forte. Além de ser uma referência para empreendedores, ele é um dos maiores filantropos da atualidade, demonstrando que o dinheiro também pode ser utilizado para melhorar o mundo. 

Interessante a vida de Bill Gates, certo? Então continue aprendendo com outros conteúdos do nosso blog! Veja agora 5 dicas para empreendedores introvertidos!  

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: