Você sabe o que é endomarketing? Trata-se de uma prática que se torna cada vez mais comum nas empresas. Em especial nas que desejam realizar uma boa manutenção no branding do negócio.

Pense: como sua empresa ficaria se, hoje, todos os funcionários fossem substituídos? E se isso acontecesse a cada três meses? É provável que o cenário não seria favorável, certo?

Para uma empresa, a relação com os funcionários é fundamental. Por isso, o negócio deve buscar entender constantemente os desafios da equipe, escutar os feedbacks e encontrar formas de facilitar seu trabalho.  Esses papéis podem ser desempenhados pelo endomarketing nas empresas.

Quer saber como motivar equipe e conquistar benefícios para todos os envolvidos na organização? Acompanhe este artigo!

O que é endomarketing e para que serve?

As empresas da atualidade precisam de boas estratégias de marketing para se manter ativas no mercado — independentemente do nicho em que atuam. E nem sempre essas estratégias são direcionadas ao público externo.

Afinal, também é preciso encantar a equipe e ter colaboradores motivados no ambiente de trabalho.  É nesse momento que o endomarketing, ou marketing interno, atua.

Seu conjunto de ações busca otimizar a imagem interna do negócio perante os times. Assim, pode-se conquistar o aumento da produtividade e a redução da taxa de turnover.

Para entender melhor o que é endomarketing, pense em um exemplo. Um amigo chega até você e fala do quão incrível é trabalhar em uma determinada empresa. Ele pontua diversos benefícios e diferenciais, fala sobre o bom clima organizacional e reitera sua alegria em ocupar o cargo.

Nesse cenário, não é inesperado que você também deseje trabalhar no local, certo? Igualmente, não é difícil imaginar que o amigo vá ao trabalho com mais entusiasmo e produza mais. O endomarketing é uma prática que tem grande responsabilidade para que isso aconteça.

Contudo, é importante ter em mente que esse tipo de marketing não pode se basear apenas em promessas. É preciso que o local seja realmente prazeroso de trabalhar. Caso contrário, as estratégias podem até mesmo virar contra o negócio — manchando sua imagem.

Qual é o principal objetivo do endomarketing?

O principal objetivo dessa prática é formular estratégias de marketing institucional que aprimorem o funcionamento interno da companhia. Ou seja, que tornem a rotina de trabalho da equipe agradável e produtiva.

Para alcançar esse objetivo, não é apenas o time de marketing que entra em cena. Outro setor, que é igualmente importante para o bem-estar dos colaboradores, contribui no planejamento. Estamos falando dos Recursos Humanos.

Como você sabe, o RH das empresas é bastante ativo na função de entender quais problemas e dificuldades os funcionários enfrentam. Assim, é a melhor fonte de informação para que os marketeiros saibam como trabalhar o marketing interno.

Ao entender as dores dos colaboradores — tal qual é feito na análise do público-alvo externo da empresa — eles podem nortear suas estratégias. Após fazer isso, levam as soluções aos gestores e líderes, que decidem implementá-las ou não.

Quais são os benefícios do endomarketing?

Agora que você sabe o que é endomarketing, deve ter em mente que boas estratégias podem trazer diversas vantagens à companhia.

Confira os principais benefícios a seguir!

Clima organizacional aprimorado

Já se perguntou como sua equipe percebe o ambiente de trabalho? A resposta a essa questão define se o clima organizacional da sua empresa é bom ou ruim.

Em geral, as empresas com os menores índices de rotatividade de funcionários e maior facilidade de captar bons talentos têm um clima organizacional bom. Assim, é fundamental investir nele.

O endomarketing pode ajudar nesse sentido. Ao implementar ações internas alinhadas às necessidades da equipe, a tendência é que todos os funcionários se sintam melhor no ambiente de trabalho. Isso culmina, então, em um clima organizacional melhor.

Colaboradores leais

Muitas empresas temem a deslealdade de seus colaboradores. Isso porque ela pode levar a diversos problemas, como:

  • exposição das dificuldades do negócio a terceiros;
  • compartilhamento de informações privilegiadas com a concorrência;
  • altas taxas de turnover;
  • construção de uma imagem desfavorável do negócio ao mercado;
  • efeito manada etc.

Para evitar passar por desafios como esses, é interessante buscar por estratégias que aumentem a lealdade. Novamente, saber o que é endomarketing é útil. A prática busca entender, junto ao RH da empresa, quais são as dificuldades dos times.

Assim, compreendem o que leva os colaboradores a se sentirem diminuídos ou não atendidos em suas necessidades, por exemplo. Então, formula ações internas que mitiguem esses obstáculos — aumentando a satisfação e a lealdade.

Menor rotatividade

A saída de funcionários, muitas vezes, é inevitável. Porém, quando ela se torna frequente, é hora de observar quais são os motivos por trás disso. Afinal, altas taxas de turnover pode:

  • prejudicar o clima organizacional;
  • aumentar os gastos com rescisão contratual;
  • impactar negativamente a imagem da empresa;
  • aumentar os riscos de perder clientes;
  • minimizar a quantidade de bons talentos que podem chegar ao negócio etc.

Em vista disso, é importante reduzir a rotatividade da organização. Isso envolve entender profundamente quais razões levam os funcionários a deixar a empresa. Em seguida, formular estratégias que mitiguem essas situações, evitando o aumento da taxa de turnover.

Otimização do desempenho

Um bom clima organizacional, uma baixa taxa de rotatividade e uma alta lealdade por parte dos colaboradores tendem a melhorar diretamente o desempenho da equipe. Isso porque os trabalhadores podem atuar com uma produtividade elevada, realizando mais em menos tempo.

Captação de talentos facilitada

Por fim, entender o conceito de endomarketing ajuda o negócio a captar talentos de alto nível com mais facilidade. Se a sua equipe gosta de trabalhar na empresa e se sente valorizada, a imagem que ela passará no mercado é de reconhecimento.

Assim, sua marca se fortalece e mais pessoas terão interesse em trabalhar nela. Consequentemente, os processos seletivos terão mais candidatos qualificados — permitindo que você integre novos funcionários alinhados à empresa.

Quais são as principais estratégias de endomarketing?

Aqueles que se interessam pelos benefícios do endomarketing podem implementar algumas medidas na empresa. Porém, é preciso ter em mente que, assim como ocorre na formulação de outras estratégias, é fundamental conhecer o público.

Então, é importante pesquisar, entender e conversar com os colaboradores antes de aplicar qualquer estratégia de endomarketing. Pode ser interessante até mesmo criar personas internas.

Confira algumas estratégias comuns!

Otimização da comunicação interna

Como você viu, o significado de endomarketing clarifica seu papel de facilitar o dia a dia dos funcionários. Desse modo, eles podem se sentir confortáveis no ambiente de trabalho e produzir mais e melhor.

Nesse sentido, trabalhar a comunicação interna é essencial. Além de amparar a realização de atividades por parte da equipe, reduzindo erros e retrabalhos, ela aprimora o diálogo. Isso faz com que os colaboradores sintam que têm voz e expressem-se.

Assim, uma das estratégias de endomarketing pode ser coletar feedbacks dos funcionários e otimizar a comunicação.

Realização de pesquisas de satisfação

Gestões baseadas em dados tendem a culminar em decisões acertadas. Afinal, elas são tomadas de acordo com a realidade de um determinado cenário, o que aumenta as chances de sucesso nas estratégias.

Por isso, um dos melhores planejamentos voltados ao endomarketing é a pesquisa de satisfação. Ela pode ser realizada anonimamente e coleta informações sobre os times. Em seguida, os dados são trabalhados pelo RH e o time de marketing.

Juntos, eles podem entender quais são as dores e expectativas dos colaboradores. Em seguida, podem atuar de forma a atender a esses pontos, garantindo a melhoria do clima organizacional.

Promoção de palestras motivacionais

Para que os funcionários se sintam próximos ao negócio, eles precisam entender seus valores, posicionamentos e objetivos. Por isso, reunir a equipe em palestras profissionais pode ser de grande ajuda.

Elas representam maneiras simples de compartilhar informações com todos os times de uma só vez. Assim, fazem com que todos fiquem na mesma página, o que melhora a comunicação interna, direciona o desempenho dos colaboradores e os motiva.

É interessante, até mesmo, convidar alguns funcionários para participar da palestra. Assim, todos podem se sentir parte da organização e da construção do futuro dos negócios.

Abertura do RH aos feedbacks

Outra estratégia marcante do endomarketing é a abertura de mais canais de feedbacks para ouvir diretamente os membros das equipes. É possível estimular essa prática ao abrir o RH para uma comunicação honesta e objetiva.

Nesse momento, é imprescindível contar com os profissionais certos de Recursos Humanos. Eles devem estar disponíveis ao diálogo, serem empáticos e contarem com uma escuta ativa. Assim, poderão fazer com que os funcionários se sintam compreendidos, elevando o moral.

Iniciativas de integração

A proximidade entre cada funcionário (especialmente os novos) e a companhia é fundamental para o sucesso das iniciativas de endomarketing. Quanto mais perto uma equipe é da empresa, maior a possibilidade de que ela se sinta motivada.

As iniciativas de integração ajudam nesse sentido. Elas são formas simples de aproximar os membros de diferentes setores entre si, bem como de gestores e líderes.

Desse modo, a horizontalidade da organização pode ficar clara, permitindo que os colaboradores se sintam livres para compartilhar seus insights e feedbacks. Logo, é possível construir uma empresa melhor e mais alinhada a todos que a desenvolvem.

Transparência na gestão

O endomarketing também está relacionado a manter os colaboradores informados sobre a realidade da empresa. Diante disso, ter dados sólidos para apresentar é essencial. Uma das metodologias que os utiliza com maestria é a gestão à vista.

Ela diz respeito a um tipo de gerenciamento empresarial que oferta feedbacks realistas aos funcionários em tempo real. Para isso, usam de indicadores de desempenho. Ao entrar em contato com eles, a equipe pode saber exatamente quais são os resultados de seus esforços.

A gestão ativa aumenta a transparência e é uma estratégia inteligente de endomarketing. Ela impacta diretamente a comunicação interna do negócio, permitindo mitigar os ruídos entre os colaboradores e gestores.

Como implementar o endomarketing no dia a dia?

Cada empresa tem suas particularidades em relação ao negócio e aos funcionários. Dessa forma, a implementação de estratégias adequadas de endomarketing se relaciona diretamente com as necessidades de cada grupo de colaboradores.

Em vista disso, o marketing e o RH do negócio precisam investir em conhecer a equipe. Feito isso, será capaz de desenvolver planejamentos voltados especificadamente a ela, conquistando os melhores resultados possíveis. Alguns exemplos incluem:

  • estabelecer um plano de carreiras, motivando os times a conquistar retornos cada vez maiores;
  • capacitar os colaboradores, o que impulsiona sua capacidade de pensar de modo alinhado aos valores e demandas da empresa;
  • usar os funcionários mais dedicados como exemplo, estimulando a equipe a dar sempre o melhor de si;
  • organizar eventos que aumentem a autoridade do negócio, otimizando a captação de talentos;
  • conectar todos os setores da empresa, aprimorando a comunicação interna;
  • solicitar feedbacks e referências.

Essas medidas ajudam os funcionários a conviver em um ambiente de trabalho do qual se orgulham. Vale a pena ter uma empresa que invista em um clima organizacional mais elevado, bonifique aqueles que demonstram um melhor desempenho e a capacite continuamente os colaboradores.

Exemplos de empresas que aplicam o endomarketing

Existem três grandes companhias que comprovam na prática o sucesso das ações de endomarketing nas empresas. São elas: Fiat, Toyota e Golden Cross.  A primeira defende a importância de tratar os funcionários com o mesmo cuidado tomado com clientes externos.

A segunda estimula o trabalho em equipe e a criatividade, abrindo espaço para o desenvolvimento de todos. Por fim, a última investe em premiar os vendedores que se destacam na empresa. Essas e outras ações fazem a diferença no trabalho interno da marca.

Após entender o que é endomarketing, você pode saber como as empresas conquistam resultados aplicando suas estratégias. Para isso, apostam em planejamentos que atendam às necessidades específicas de cada equipe!

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