Verificar o fit cultural dos candidatos é um processo que pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Isso porque, dentro dessa análise, é possível identificar valores, objetivos e ideais das pessoas antes de contratá-las.

Ter funcionários que não estão alinhados com a cultura da empresa dificilmente será benéfico para as partes. O colaborador pode ficar insatisfeito e a empresa provavelmente perderá dinheiro com a rotatividade de funcionários.

Para não errar na sua escolha, continue conosco e entenda o que é e como aplicar o fit cultural no dia a dia da sua empresa!

O que é fit cultural?

O fit cultural é o alinhamento entre os valores e o perfil do candidato e da companhia. Ou seja, ele ajuda a definir se o profissional é compatível com o ambiente de trabalho da empresa.

Assim, a organização consegue entender se a pessoa se encaixará fácil ou saberá se adaptar, podendo incluí-lo em seu quadro de funcionários.

Para que serve o fit cultural?

O teste do fit do candidato serve como um identificador das soft skills dele. O objetivo é conseguir informações sobre: linguagem, postura, habilidades, objetivos, valores e comportamento dos candidatos.

Caso os entrevistados tenham o perfil desejado, pode ser um indicativo de que serão boas contratações.

Qual a relação entre fit cultural e cultura organizacional?

Antes mesmo de escolher seus colaboradores, é preciso conhecer a cultura da sua empresa. Sua companhia pode ser rígida, verticalizada e possuir horários rígidos ou ser horizontalizada e proporcionar flexibilidade, por exemplo.

O recrutador pode verificar se o profissional é compatível com a cultura organizacional através de informações como: objetivos pessoais e profissionais, hobbies, como lida com conflitos, etc.

Como aplicá-lo na prática?

Agora você já sabe o que é o fit cultural. Mas como implementá-lo no dia a dia?

Veja abaixo como identificar o fit cultural dos candidatos!

Defina o perfil do candidato

O primeiro passo é definir o perfil do candidato ideal. Lembre-se que cada um dos setores da empresa pode ter uma cultura distinta. Nesse momento, considere os valores, objetivos de carreira e o comportamento do colaborador.

Analise o perfil comportamental

Cada ser humano possui suas debilidades, habilidades e características que determinam suas ações no ambiente de trabalho. Essas informações podem ser obtidas em testes comportamentais aplicados durante o processo de seleção.

Há diversos deles e a companhia pode escolher aquele que entende ser o mais adequado.

Realize dinâmicas em grupo

As dinâmicas em grupo podem ser excelentes para entender o fit cultural dos candidatos. Muito atributos podem ser difíceis de identificar em apenas uma entrevista, sendo essa uma boa alternativa para conhecer melhor os profissionais.

Através de atividades que simulam situações no ambiente empresarial, é possível descobrir a personalidade do candidato, como se comportam diante de problemas, como interagem, se trabalham bem em equipe, etc.

Faça as entrevistas comportamentais

As entrevistas comportamentais servem para identificar como o candidato lidou com alguma situação adversa em empregos anteriores.

Pode ser questionado, por exemplo, como ele resolveu um grande erro que cometeu, como lida com prazos apertados, dentre outras questões. Essas perguntas facilitam no entendimento das condutas dos candidatos em diversas situações.

Entenda o histórico do candidato

Analise o histórico profissional da pessoa para descobrir onde ela trabalhou. A partir disso, verifique se existem semelhanças entre a cultura da sua empresa e a dos lugares anteriores onde o candidato atuou.

Isso ajuda a entender se ele pode se encaixar mais rápido ou não no ambiente, por exemplo.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre fit cultural, aproveite e entenda a importância do comportamento organizacional nas empresas!