Como calcular taxa de conversão do seu site? Confira!

Muitas pessoas que investem em marketing digital não sabem o que é taxa de conversão e como calculá-la. Mas esse é um importante indicador para mensurar os resultados das ações de marketing do seu negócio. Por este motivo, é indispensável conhecê-la.

Se a sua empresa produz conteúdo para as mídias sociais, blog ou site, avaliar a taxa de conversão permitirá entender se essas ações estão dando o retorno desejado. Dessa forma, você poderá fazer um melhor planejamento das suas estratégias de marketing. 

Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir o que é taxa de conversão, sua importância e como calcular essa taxa no seu site!

O que é a taxa de conversão do seu site?  

A taxa de conversão é um indicador muito utilizado para mensurar os resultados de um negócio, especialmente nas campanhas de marketing digital. Ela se refere ao percentual de pessoas que avançam nas etapas do funil de vendas e alcançam o objetivo de conversão no site. 

No entanto, o seu propósito não é somente em relação às vendas. A taxa de conversão se refere a todos os resultados das ações de marketing do site da sua empresa. Por exemplo, visitantes que fizeram um cadastro na newsletter, pediram orçamento, preencheram um formulário, etc.

Assim, a taxa de conversão mostra os resultados do seu negócio e informa se o seu site está sendo eficiente. Dessa maneira, você saberá se a estratégia utilizada está funcionando ou se precisa ser mudada.

Qual a importância desse indicador? 

Depois de saber o que é taxa de conversão, é hora de conhecer a relevância desse indicador. Uma das vantagens de acompanhá-lo é ter mais informações sobre as vendas. Isso porque ele permite entender as estratégias que estão colaborando ou não para a conversão de clientes. 

Identificando quais são os melhores resultados obtidos e as dificuldades enfrentadas, você pode planejar formas de aperfeiçoar as suas estratégias. Assim, a taxa de conversão ajuda a tomar boas decisões e reduzir os riscos de erros em seu negócio. 

Além disso, o indicador permite economizar e otimizar recursos.  Afinal, por meio dele, você pode cortar estratégias de marketing que não estão gerando bons resultados e investir naquelas que convertem mais clientes, o que se traduz em mais vendas.  

Como calcular a taxa de conversão do seu site? 

Agora que você sabe qual é a importância desse indicador, pode estar se perguntando como calcular a taxa de conversão. Veja como funciona a fórmula:

taxa de conversão = total de vendas / quantidade de visitas x 100

O cálculo apresenta as vendas, mas, como você já sabe, ela pode ser utilizada para calcular outros aspectos. Por exemplo, o download de um e-book, cadastro em newsletter, solicitação de orçamento, etc. 

Mas como interpretar o indicador? Na verdade, não existe um resultado padrão para esse cálculo. A melhor maneira de acompanhá-lo é fazer um comparativo entre o histórico anterior e os resultados atuais. Você também pode observar a taxa de conversão das empresas concorrentes. 

Para aumentar a conversão dos seus conteúdos, vale a pena investir em produção de conteúdo especializada. A ABContent possui profissionais qualificados para implementar uma boa estratégia de marketing de conteúdo e ampliar a taxa de conversão da sua empresa.

Neste artigo você aprendeu como calcular a taxa de conversão no seu site. Não deixe de acompanhar esse indicador para planejar suas ações de marketing e conquistar melhores resultados — e conte com a ABContent na sua estratégia!

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