Content Management System (CMS): saiba o que é e quais são as ferramentas disponíveis!

Uma estratégia de conteúdo não se baseia apenas na seleção de palavras-chave e na elaboração de artigos. Também é preciso pensar em como fazer para o material chegar até o público de interesse. Nesse sentido, contar com um Content Management System (CMS) é essencial.

Então vale a pena conhecer essa ferramenta, os recursos que ela oferece e quais são os serviços disponíveis. Desse modo, será mais fácil escolher a alternativa ideal para garantir que o conteúdo da sua marca seja publicado com eficiência.

A seguir, mostramos o que é o Content Management System e como ele pode ser útil para o seu negócio.

Confira!

O que é Content Management System?

O Content Management System ou sistema de gerenciamento de conteúdo é um software que permite aos usuários criarem, modificarem, gerenciarem e publicarem em um site. Aqui, o diferencial é que com o CMS não é preciso recorrer ao desenvolvimento web e códigos de programação.

Assim, o CMS oferece uma estrutura pronta que permite adicionar e publicar páginas de modo rápido e simples. Entre as funções que ele apresenta, estão:

  • criação de páginas diversas no site;
  • postagem de conteúdo escrito, como blogposts;
  • publicação de imagens e vídeos.

Por que é importante contar com esse sistema?

Agora que você entende o que é o CMS e como ele funciona, compreenda a importância dele, em especial, nas estratégias de marketing digital. Na prática, a produção de conteúdo web se beneficia do Content Management System por permitir a publicação de materiais de forma prática.

Ao criar um blog para a empresa, por exemplo, o uso de um CMS possibilita o envio de postagens acessíveis para o público. O software faz com que os conteúdos possam ser indexados pelos mecanismos de busca, aumentando as chances de eles serem encontrados e aparecem em boas posições.

Ainda, considere que o uso do CMS é mais fácil e prático do que realizar uma programação complexa para usar o site. Logo, é possível implementar uma estratégia de marketing de conteúdo sem precisar investir tanto na estrutura, focando em aspectos mais relevantes.

No geral, o CMS é vantajoso por viabilizar e facilitar a criação de experiências de conteúdo amigáveis ao usuário, atendendo às suas expectativas.

Quais são os principais CMS do mercado?

Ciente da importância do Content Management System, vale a pena conhecer as alternativas mais utilizadas do mercado. Em junho de 2023, o WordPress era a ferramenta mais popular, com uma participação de mercado (market share) superior a 64%.

Além dele, outras possibilidades disponíveis incluem:

  • Shopify;
  • Wix;
  • Squarespace;
  • Joomla;
  • Weebly;
  • Drupal;
  • Magento.

A escolha do CMS adequado depende de questões específicas do negócio e da estratégia de conteúdo. Por essa razão, você deve explorar as funcionalidades das ferramentas para tomar uma decisão informada.

Como mostramos, o Content Management System é uma ferramenta essencial para a implementação da sua estratégia de conteúdo. Ao recorrer a essa alternativa, é possível aproveitar maior praticidade e contar com diversos recursos para publicar todos os tipos de conteúdo.

Essas informações foram úteis? Aproveite e confira dicas para publicar no WordPress corretamente!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: