Marketing B2B: 5 motivos para usar conteúdo na sua estratégia

Se você tem uma empresa que oferece produtos ou serviços para outras organizações, investir em marketing B2B (business to business) é de suma importância. Afinal, essa estratégia é composta por um conjunto de ações e abordagens que podem proporcionar diversos benefícios ao seu negócio.

Entre as vantagens, estão a atração de clientes, a geração de leads mais qualificados, o aumento nas vendas e mais. Para alcançar esses resultados, a produção de conteúdos ricos, úteis, relevantes e de qualidade se mostra fundamental.

Tem interesse em saber mais sobre este assunto? Então confira a seguir os 5 principais motivos para usar conteúdo nas suas estratégias de marketing B2B!

Como o conteúdo funciona no marketing B2B?

No marketing B2B, os conteúdos são direcionados para outras empresas e não para consumidores finais (pessoa física) — como acontece no B2C. Sendo assim, o primeiro ponto que você deve considerar sobre essa estratégia é que a abordagem costuma ser diferente.

Um dos motivos é o fato de o ciclo de vendas B2B ser maior e mais complexo que no caso do B2C. Afinal, o processo de compra de um produto ou serviço pode passar, por exemplo, por analistas, gestores e coordenadores até que de fato o negócio seja concretizado.

Portanto, é essencial montar uma estratégia de marketing de conteúdo que trabalhe adequadamente cada etapa do funil de vendas. Dessa forma, a sua empresa poderá educar o seu público-alvo, gerar valor e conduzi-lo até a compra.

É importante ter em mente que nem sempre um cliente em potencial estará pronto para fechar negócio logo no primeiro contato com a sua empresa. Por isso, produzir conteúdos estratégicos e que ajudem esse provável comprador é fundamental para estimulá-lo a avançar na jornada de compra.

Com o marketing B2B aliado ao marketing de conteúdo, você pode produzir conteúdos que sejam úteis para atrair leads. Além disso, há como abordar, de maneira estratégica, as soluções que a sua empresa oferece.

Exemplo prático

Imagine que você tenha uma empresa que vende um software de gestão financeira para grandes e médias organizações. Para atrair clientes, você decidiu montar um blog.

Nessa página, você até pode produzir posts que falem sobre o seu produto, trazendo suas características e vantagens. Porém, esse não deve ser o seu único enfoque, já que esse tipo de conteúdo é direcionado a quem está em uma fase mais avançada da jornada de compra

Então é importante entender que, antes de chegarem nessa etapa, os potenciais consumidores precisam ser atraídos, educados e convertidos. Nesse exemplo, com base no seu público e na sua persona, é essencial produzir conteúdos úteis e dicas relacionadas à gestão financeira de empresas.

Por exemplo, você poderia criar posts como:

  • o que é preciso saber sobre fluxo de caixa;
  • o que é capital de giro e como funciona;
  • indicadores financeiros que a empresa precisa analisar;
  • como reduzir ou cortar gastos e despesas no negócio;
  • entre outros.

Desse modo, com a produção desses e outros conteúdos, a sua empresa consegue gerar valor, atrair leads e ficar mais próxima de fechar novos negócios. Isso porque os conteúdos ajudarão a fazer com que o leitor identifique uma dor e perceba como a sua solução pode ajudá-lo. 

5 Motivos para usar conteúdo na sua estratégia de marketing B2B

Agora que você já entendeu como funciona o conteúdo no marketing B2B, vale a pena conhecer 5 dos principais motivos para adotar essa estratégia em seu negócio. Confira!

1. Criação de autoridade online e branding

Trabalhar o branding da sua marca é fundamental para posicionar a sua empresa na internet, criar autoridade e torná-la mais reconhecida pelo público. Ao incluir os conteúdos no marketing B2B, é possível alcançar esses objetivos.

Afinal, com a produção de conteúdos ricos, úteis e de qualidade, o seu negócio passa a ter mais credibilidade. Além disso, a sua marca tem mais visibilidade e alcance, podendo ser vista como uma referência na área em que atua.

2. Geração de leads qualificados

Leads são os potenciais clientes e, caso você utilize o marketing de conteúdo em suas estratégias B2B, é possível gerar vários deles regularmente. Isso ocorre, em especial, graças a publicações, artigos, e-books, vídeos, podcasts e outros materiais.

Por meio deles, é possível obter informações de identificação e contato dos visitantes, transformando-os em leads. A partir desse cenário, você pode engajá-los e educá-los para então convertê-los em clientes posteriormente.

3. Maior presença nos mecanismos de busca

Os mecanismos de busca, como o Google, são utilizados por milhões de pessoas diariamente. Os potenciais clientes B2B também usam essas ferramentas e os conteúdos podem ajudar a alcançá-los.

Imagine se um possível comprador faz uma busca no Google em busca de um produto ou serviço que a sua empresa oferece. Se a sua empresa não produz conteúdo, é provável que o site da sua organização não apareça entre os resultados apresentados.

Nesse caso, a sua empresa estaria perdendo diversas oportunidades. Para evitar essa situação, a produção de conteúdos de qualidade, aliada a uma estratégia de SEO, é fundamental para posicionar o seu negócio nos mecanismos de busca.

A partir disso, há mais chances de a sua empresa ser notada e encontrada por potenciais clientes que fazem pesquisas na internet. Além disso, é possível aumentar a geração de tráfego orgânico, diminuindo a dependência da empresa de tráfego pago.

4. Aumento nas vendas

Se a sua empresa constrói uma autoridade online, gera leads qualificados e é encontrada por clientes em potencial nos mecanismos de busca, a tendência é conseguir realizar mais vendas. Afinal, além de gerar valor, a sua organização terá mais alcance, visibilidade e credibilidade.

Logo, há muito mais chances de ela fechar cada vez mais negócios. Portanto, se você quer que a sua empresa venda mais e lucre mais, esse é mais um motivo para investir em adicionar conteúdos na sua estratégia de marketing B2B.

5. Vantagem sobre a concorrência

Por fim, se a sua empresa investe em marketing de conteúdo e a concorrência não, é provável que o seu negócio tenha uma boa vantagem competitiva. Isso significa que a sua organização se destacará na área em que atua, se sobressaindo em relação aos concorrentes. 

Como você aprendeu, o marketing de conteúdo é essencial para estratégias de marketing B2B. Ele pode não só ajudar a sua empresa a se destacar na internet, como também a gerar mais leads, clientes e vendas.

Se você precisar de ajuda para produzir conteúdos para o seu negócio, entre em contato com a ABContent e saiba mais sobre as nossas soluções!

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