Planejamento de conteúdo: o que é e qual a importância?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que ganha cada vez mais popularidade por conta de seus excelentes resultados. Por meio dele, é possível alcançar um grande público, gerar engajamento e promover autoridade.

Mas, para aproveitar esses benefícios, é fundamental contar com um bom planejamento de conteúdo. Afinal, ele é o ponto de partida para aplicar uma estratégia de marketing eficiente e de sucesso!

Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura. Neste post, você entenderá o que é o planejamento de conteúdo e a importância dele para a sua empresa!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo tem como foco a produção de materiais relevantes para atrair e fidelizar clientes. Isso é possível por meio de dois principais focos: o posicionamento nos mecanismos de busca na internet e o engajamento da audiência.

O primeiro se refere às buscas realizadas na internet pelos potenciais clientes em sites como o Google. Quando alguém procura por determinado assunto, produto ou serviço nos sites de pesquisa, os buscadores apresentam os conteúdos que podem responder às dúvidas do usuário.

Quanto mais relevante é o material, mais perto das primeiras posições na página de resultado ele aparece. Considerando que as pessoas costumam clicar nos primeiros sites apresentados, o conteúdo bem posicionado tem mais chances de ser acessado.

Ao entrar na sua página, o usuário pode ter contato com a marca e, então, é possível conquistar engajamento. Nesse caso, se o visitante se interessa pelos conteúdos apresentados no blog e passa a consumi-los frequentemente, ele cria um relacionamento com a empresa.

Dessa maneira, a marca tem a oportunidade de gerar autoridade no mercado. Com isso, sempre que o usuário precisar de um produto ou serviço oferecido pela empresa, ela será referência para ele, que tende a comprar e indicar a solução.

O que é e para que serve o planejamento de conteúdo?

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo, é o momento de descobrir o conceito por trás do planejamento de conteúdo. Assim, é possível entender para que serve essa ferramenta.

Na prática, o planejamento de conteúdo descreve todos os passos estratégicos para a produção de materiais educativos. Ele se inicia com a pesquisa do público-alvo e a definição da persona, passando pela elaboração da pauta até chegar à distribuição dos materiais.

Assim como outros tipos de planejamento, ele serve como um guia para que os conteúdos sejam produzidos de modo a atingir os objetivos propostos. Portanto, ele deve ser feito de maneira estratégica, conforme as necessidades do negócio. 

Qual é a importância do planejamento de conteúdo?

Após entender o que é o planejamento de conteúdo, é o momento de descobrir a importância dessa ferramenta. É comum o pensamento de que para aderir ao marketing de conteúdo basta lançar um blog e disponibilizar materiais para o público.

Contudo, esse é o primeiro equívoco que diversas empresas cometem ao tentar aplicar a estratégia. Para que os mecanismos de busca posicionem o conteúdo nos primeiros resultados, é preciso que o material cumpra uma série de exigências.

Além disso, para conquistar o engajamento desejado, os conteúdos precisam conversar diretamente com a persona, apresentando uma linguagem adequada ao apresentar soluções. Caso contrário, por mais que o material seja de qualidade, ele não terá valor para o potencial cliente.

Por exemplo, imagine uma assessoria de investimentos especializada em atender investidores iniciantes. Nesse caso, é interessante que o teor dos temas abordados seja mais básico e simples de entender, certo? 

Isso porque o leitor ainda está aprendendo sobre o mercado financeiro. Já uma assessoria para investidores mais experientes pode ter uma linguagem mais técnica e assuntos mais aprofundados. Afinal, o leitor já entende mais sobre o mercado.

Ademais, os conteúdos do seu site devem ser produzidos conforme o funil de vendas. Por exemplo, se o objetivo é atrair os usuários, os materiais podem ser de assuntos mais gerais e que apresentam o tema da sua solução.

Nesse cenário, o planejamento entra como uma ferramenta capaz de alinhar a produção de conteúdo a essa dinâmica. Sem ele, há grandes chances de os materiais distribuídos não serem relevantes para os mecanismos de busca e para o leitor, resultando no fracasso da sua estratégia.

Por esse motivo, um bom planejamento se torna imprescindível para qualquer empresa que deseja ter sucesso com o marketing de conteúdo.

Como fazer um bom planejamento de conteúdo?

Entendendo a importância do planejamento de conteúdo, é interessante saber como criá-lo de modo efetivo. Dessa maneira, você pode compreender se a sua estratégia está alinhada às melhores práticas.

Veja!

Defina a sua persona

O primeiro passo para fazer um bom planejamento de conteúdo é definir a sua persona, caso o seu negócio ainda não tenha. O conceito se refere ao cliente ideal e ajuda a encontrar as melhores soluções para ele.

No caso da estratégia de marketing, a persona servirá como base para determinar o tipo de linguagem e o teor do assunto abordado.

Monte um guia de estilo

Com a persona definida, é preciso montar um guia de estilo. Esse é um documento que descreve as normas de escrita para o seu blog, como:

  • quantidade de palavras-chave no texto;
  • palavras proibidas;
  • uso de formalidade e informalidade;
  • número de palavras por tópico etc.

Estabeleça os objetivos

Depois do guia de estilo, você deve estabelecer os objetivos com a produção de conteúdo. Assim, é possível definir os temas e os formatos de conteúdos mais alinhados a cada meta, de acordo com a jornada do consumidor.

Conte com ajuda profissional especializada

Como você viu, para que a estratégia de marketing de conteúdo seja eficaz, é necessário que os materiais sejam produzidos com qualidade. Por essa razão, é interessante buscar ajuda profissional especializada, como a ABContent.

Somos uma empresa especializada na produção de conteúdos relevantes em investimentos, finanças, negócios, lifestyle e empreendedorismo. Desse modo, você tem a certeza de que a sua estratégia de marketing de conteúdo está adequada às boas práticas e trará resultados satisfatórios.

Neste artigo, você descobriu o que é e a importância do planejamento de conteúdo. Agora, basta aplicar as dicas aprendidas em sua estratégia de marketing para ter sucesso na produção de conteúdo relevante para a internet!

Quer saber mais sobre como a ABContent pode ajudar a sua empresa a ter uma estratégia de marketing de conteúdo que gera bons resultados? Acesse o site e confira!

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