Redes sociais, e-mail, rádio, TV, site corporativo. Nos dias de hoje, o que não faltam são canais para que uma empresa possa vender a sua marca, seus produtos ou serviços. A riqueza de  possibilidades deu origem a uma nova estratégia: o marketing multicanal.

Também conhecido como abordagem multicanal ou multichannel marketing, a ideia principal desse sistema é integrar canais de comunicação online às mídias offline em prol da conversão e aumento das vendas.

Para entender melhor esse conceito, suas vantagens e as melhores práticas para sua aplicação, dê uma olhada em nosso post!

O que é marketing multicanal

Em síntese, as estratégias de marketing multicanal consistem em encontrar o cliente nos espaços em que ele frequenta. Para isso, precisam ocupar espaços físicos e online:

  • lojas físicas e virtuais;
  • mídia tradicional, como outdoor, rádio e tv;
  • redes sociais, como Instagram e Facebook;
  • ter um site bem estruturado;
  • investir na criação de conteúdo para gerar autoridade.

É possível manter suas estratégias concentradas apenas no mundo virtual. Há grandes marcas que funcionam muito bem apenas em e-commerce.

Ainda sim, é necessário ir de encontro ao público-alvo, utilizando diversos canais de comunicação. O segredo é respeitar o perfil desse público e garantir que as estratégias estejam integradas.

Vantagens do sistema multicanal de marketing

Como o marketing multicanal está diretamente relacionado ao marketing digital, a estratégia acaba contemplando seus benefícios.

Plataformas como o Facebook e o Instagram permitem que a marca acompanhe o desempenho das suas postagens, mudando as estratégias conforme necessário. Além disso, a empresa pode investir em pesquisas de mercado rápidas, por meio das enquetes. Assim, consegue descobrir as preferências do público em tempo real.

Outro benefício que merece destaque está relacionado ao próprio conceito do marketing multicanal. Quanto mais espaço a empresa ocupa, mais consumidores em potencial pode atingir. Consequentemente, melhor será o resultado obtido.

Como usar a estratégia multicanal na empresa

Se você está disposto a inserir a sua empresa em todos os canais, é importante investir em conteúdos estratégicos.

Há um tipo de perfil em cada canal. Logo, é importante que a mensagem seja distribuída de forma personalizada, conversando com cada público ao mesmo tempo em que traduz a identidade da empresa. A integração entre os canais é um dos pontos cruciais para que a estratégia multicanal dê certo.

Lembre-se de que as pessoas são influenciadas o tempo todo. Com isso, seus gostos e opiniões acabam mudando. Incentive os clientes a atualizarem seus dados e realize pesquisas periódicas para complementar as informações.

No entanto, para que a marca alcance a visibilidade desejada e possa gerar mais conversões, os meios digitais — como os sites de busca — exigem que vários detalhes sejam respeitados para que o seu site alcance o topo.

Nesse contexto, vale a pena contratar uma empresa especializada. A experiência e o conhecimento sobre como funcionam os algoritmos das plataformas digitais possibilitam que a marca fique mais popular nesses canais, atingindo os objetivos da abordagem multicanal.

Diante de tudo o que foi exposto até aqui, você consegue responder o quanto suas estratégias de divulgação se aproximam do marketing multicanal? Incluir diversos canais no seu planejamento nunca é demais, basta que estejam bem integrados.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o Quora, uma rede social bastante útil para aumentar o tráfego do seu site.