Taxa de rejeição do Google Analytics: saiba mais sobre essa métrica

O Google Analytics é uma ferramenta essencial para medir os resultados de um site e, entre as suas métricas, está a taxa de rejeição. A partir desse indicador, você pode ter uma visão mais completa sobre o comportamento do público e identificar oportunidades de melhorar os resultados.

Para isso, é fundamental entender o que a taxa representa e como você pode diminuí-la. Com ações estratégicas nesse sentido, será possível gerar mais resultados a partir do site ou blog, de modo a alcançar os objetivos do plano de marketing digital do seu negócio.

Quer conhecer melhor a taxa de rejeição do Google Analytics? Continue a leitura e saiba mais sobre essa importante métrica!

O que é a taxa de rejeição? 

A taxa de rejeição ou churn rate é uma das métricas mais relevantes para acompanhar em um site ou blog. Para o Google Analytics, especificamente, ela está relacionada ao número de sessões únicas do site.

É caracterizada como sessão única a visita de um usuário a apenas uma página do site e que não ativa outros comandos do Google Analytics. É o que acontece quando uma pessoa faz uma pesquisa, entra em um dos links e sai da página sem realizar nenhuma outra interação, como um clique.

Como essa taxa é calculada? 

Considerando o conceito de taxa de rejeição, vale compreender como ela é calculada. O resultado desse indicador é dado por uma relação entre o número de sessões únicas e o total de visitas na página.

Veja a fórmula:

Taxa de rejeição = (Número de sessões únicas / Número de visitas totais) x 100

Assim, se o site tiver recebido 20 mil visitas, mas 2 mil delas tiverem sido sessões únicas, a taxa de rejeição será de 10%.

Na hora de avaliá-la, não é preciso se preocupar com o cálculo, pois o Google Analytics apresenta diretamente o valor da taxa de rejeição. Porém, entender como funciona o cálculo ajuda a compreender melhor o que a taxa de rejeição significa.

O que essa métrica do Google Analytics traz de informação? 

A taxa de rejeição é uma das principais métricas oferecidas pelo Google Analytics porque ela traz apontamentos relevantes sobre o comportamento do público em relação ao endereço online. Afinal, ela pode estar elevada devido a um problema na experiência de uso do site.

Quando isso acontece, a tendência é que o público saia rapidamente do site ou blog, sem visitar outras páginas ou realizar outros comandos medidos pelo Google Analytics. Além disso, uma taxa alta pode acontecer pelo fato de o site não atender às expectativas ou necessidades das pessoas.

No geral, essa métrica contrasta com a taxa de conversão, já que uma conversão exige outros comandos que fazem com que a sessão não seja única. Logo, a medida de rejeição indica que há algum fator errado ou que pode ser melhorado para que as pessoas realizem outras ações no site.

O que fazer para diminuir a taxa de rejeição? 

Uma vez que você identifique a taxa de rejeição no Google Analytics, é preciso agir para diminuir o patamar desse indicador. Se essa métrica estiver elevada, é ainda mais importante realizar ações para reduzi-la, já que isso poderá favorecer a estratégia de marketing digital da empresa.

Na sequência, veja dicas que ajudam a reduzir a taxa de rejeição de um site ou blog!

Cuide da experiência de uso do site

Um dos pontos centrais para que as pessoas interajam com o seu site é garantir que elas tenham uma boa experiência. Do contrário, o provável é que elas saiam sem realizar outras ações na página de entrada.

Por isso, é essencial ter atenção com a qualidade da estrutura do site e do funcionamento dele para o usuário. Isso significa, por exemplo, ter um layout que carregue rapidamente e que seja funcional e intuitivo. Desse modo, aumentam as chances de o visitante explorar outras páginas.

Também é preciso ter atenção às questões relacionadas ao conforto. O contraste com a fonte usada e as cores do site deve ser adequada ou esses fatores poderão atrapalhar a leitura. Assim, o foco deve estar em estruturar o site pensando em otimizar a experiência do visitante.

Caso a taxa de rejeição mais alta seja específica para algumas páginas, vale a pena realizar mudanças focadas nesses endereços. Como consequência, o resultado global do site pode ser favorecido.

Produza conteúdo original e que agregue valor

Quando o foco está em atrair tráfego orgânico, criar um blog é uma ferramenta interessante. Entretanto, é preciso ter atenção para não sofrer com a taxa de rejeição, que pode ser alta em muitos blogs. Para lidar com isso, o ideal é produzir conteúdo de alta qualidade e que realmente capte a atenção do público.

Ele deve ser original e agregar valor aos usuários a partir de conhecimentos novos ou mais aprofundados. Afinal, se o visitante encontrar no seu site o mesmo que ele vê em outros endereços, é provável que ele não interaja, o que aumenta a taxa de rejeição.

Portanto, é fundamental elaborar conteúdos que sejam adequados para o seu público específico e que se destaquem pela qualidade e pelo valor agregado. Desse modo, a tendência é que as pessoas queiram visitar outras páginas para saber mais sobre as suas soluções, por exemplo.

Também é indicado utilizar bons call to actions (CTAs) ou chamadas para ação. Ao estimular a interação do público, é possível diminuir a taxa de rejeição.

Adote uma estratégia de links internos

Além de pensar na qualidade técnica das publicações, é preciso que elas sejam estratégicas. Isso significa produzir conteúdos otimizados com estratégias de SEO, com foco na escaneabilidade e na facilidade de leitura.

Outra estratégia relevante envolve o uso de links internos. Ao incluir outras páginas nos conteúdos, os visitantes podem se interessar em visitar esses endereços. Isso também aumenta as chances de interação e, consequentemente, pode diminuir o nível de rejeição do site.

Neste artigo, você descobriu o que é a taxa de rejeição do Google Analytics e o que ela pode dizer sobre sua estratégia de marketing. Para reduzir esse indicador, é possível fazer mudanças específicas, como oferecer conteúdo de alta qualidade, para estimular as interações do público.

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