A aplicação de estratégias de marketing B2B é essencial para empresas que buscam gerar mais leads e aumentar seus resultados. Afinal, a venda de produtos e serviços entre dois negócios traz desafios distintos em relação à negociação direta com os consumidores finais.

Nesse sentido, a definição de um planejamento claro com o foco B2B pode trazer vantagens para uma organização — como a redução de custos operacionais. Assim, é preciso idealizar e colocar em prática métodos com esse objetivo.

Quer conhecer as formas de construir autoridade, gerar mais leads e aumentar suas vendas com marketing B2B? Acompanhe a leitura deste artigo para conhecer 5 estratégias para aplicar na sua empresa!

O que é marketing B2B?

Antes de saber mais sobre as estratégias de marketing B2B, é importante entender o que ele significa. O conceito surge a partir da ideia de “business to business”. Ou seja, o foco são empresas que vendem produtos e serviços para outras organizações.

A abordagem se caracteriza por trazer mais elementos de objetividade em sua execução — buscando ser transparente e direto. Além disso, a fidelização é um elemento central no B2B. Logo, o bom relacionamento com o cliente é fundamental.

Desse modo, o método é diferente do marketing B2C — ou “business to consumer”. Esse, por sua vez, tem como objetivo desenhar estratégias para empresas que realizam vendas para o consumidor final ou pessoas físicas.

Como você pode perceber, os elementos que cada um desses clientes analisa são diferentes. As empresas, por exemplo, costumam valorizar os dados em seus processos decisórios. Entre eles é possível citar o custo-benefício e o retorno sobre investimento (ROI).

Dessa forma, replicar métodos B2C em um planejamento B2B pode não ser a decisão mais estratégica para o seu negócio. Afinal, as campanhas de marketing podem perder eficiência, trazendo resultados insatisfatórios.

Quais são as suas vantagens?

Agora que você sabe mais sobre o marketing B2B, é importante entender as vantagens que ele pode trazer para sua empresa. Dessa forma, você terá uma compreensão mais nítida sobre a importância de colocar essas estratégias em prática.

A construção de autoridade é um dos principais benefícios do marketing B2B. Por meio dela, a empresa poderá se destacar em entre seus concorrentes e se tornar um modelo na área de atuação.

O marketing B2B também contribui para o aumento das vendas da empresa. Como você viu, os clientes pessoa jurídica possuem necessidades diferentes daqueles que são pessoas físicas. Por isso, é preciso que o contato seja adequado para aumentar as chances de fechar negócio.

A fidelização dos clientes é outro benefício que o marketing B2B traz para as empresas. Essa prática consiste em gerar recorrência com as organizações que já consomem seus produtos e serviços. Assim, você pode aumentar o lifetime value (LTV) e reduzir custos operacionais.

Ademais, a execução dessas estratégias contribui para a geração de leads qualificados. Dessa maneira, a equipe de vendas poderá gerar conversões de maneira mais ágil e efetiva.

Quais são as 5 estratégias de marketing B2B para aplicar no seu negócio?

Como você viu, as estratégias de marketing B2B são capazes de trazer resultados satisfatórios para a empresa. Portanto, é fundamental conhecer as melhores alternativas para colocar em prática.

Conheça as 5 principais estratégias para adotar!

1.     E-mail marketing

O e-mail é um elemento presente no cotidiano corporativo. Logo, é interessante desenhar estratégias que consigam impactar seus clientes por meio desse canal. Nesse sentido, a sua estratégia de marketing B2B pode contemplar a criação de um calendário de envios de e-mail.

Eles podem incluir newsletters regulares, e-mail promocionais e demais abordagens para engajar o público. Assim, o uso do e-mail marketing pode ser uma forma de estreitar seu relacionamento com o cliente.

2.     Congressos e eventos

A participação em eventos e congressos também é uma estratégia de marketing B2B. Com isso, sua equipe de vendas poderá ter um contato próximo com um público que pode ter interesse nas soluções que sua empresa negocia.

Portanto, é oportuno monitorar o calendário de eventos que acontecerão no mercado em que sua organização atua. Assim, será possível organizar um time para acompanhá-los e prospectar novos leads.

Ademais, a sua empresa pode criar um evento próprio e convidar players relevantes do mercado para palestrar — inclusive no ambiente online. Essa estratégia é vantajosa para fortalecer a sua autoridade e o transformar em referência, seja no online ou no offline.

3.     Redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais para gerar novos leads. Por meio delas, você poderá criar novas publicações de maneira recorrente e apresentar os benefícios do seu produto ou serviço para as empresas.

Para obter sucesso com essa abordagem, é interessante diversificar os canais de atuação — como LinkedIn, Instagram ou YouTube. Em conjunto, eles podem servir na sua estratégia de criação de um funil de compra.

Em relação à linguagem, é preciso que ela seja a mais próxima possível da sua persona. Isso aumenta as chances de impactá-la positivamente.

4.     Tráfego pago

O investimento em comerciais faz parte da estratégia de publicidade de empresas há muitos anos. Contudo, abordagens clássicas, como propagandas na TV ou jornal, podem não ser as mais estratégicas. Afinal, não há como garantir o alcance do público-alvo.

Assim, pode ser interessante investir em tráfego pago na internet. Para isso, o seu time de marketing e vendas pode, em conjunto, segmentar o público-alvo das campanhas e desenhar estratégias mais eficientes para alcançá-lo.

A principal vantagem desse método está em ampliar as chances de atingir leads qualificados para a empresa. Além disso, como há o investimento financeiro direto, ele permite acelerar os resultados do negócio.

5.     Marketing de conteúdo

Por fim, o marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais contribui para as campanhas B2B. O foco dele está na produção de materiais ricos que servem para encantar seu público-alvo e aumentar suas chances de conversão.

A principal forma de fazer isso é produzindo conteúdos para o blog da sua empresa. Nesse sentido, é preciso fazer um planejamento de palavras-chave e outros detalhes relevantes. Eles serão responsáveis por nortear sua produção de artigos e fazer com que seus leads encontrem seus materiais — e as suas soluções.

Como você acompanhou, o marketing B2B cumpre um papel importante na atração de clientes potenciais e no aumento das suas vendas. Portanto, vale analisar essas 5 estratégias e colocá-las em prática na sua empresa.

Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo e as vantagens que ele pode trazer para o seu negócio? Fale com um de nossos consultores!